Homenagem do CRO-RN ao remido José Geraldo da Fonseca

Zé Geraldo com a família

José Geraldo da Fonseca, este é o seu nome, com 91 anos, casado com Alice Medeiros da Fonseca. Desta união nasceram três filhos: José Geraldo Moura da Fonseca Junior, Carlos Eduardo Moura da Fonseca e Ricardo Luis Medeiros da Fonseca.

Este último escolheu a mesma profissão do pai e atua hoje na odontologia com grande êxito.

Zé Geraldo, como é mais conhecido, nasceu em São João do Sabugi (RN). Filho de pais pobres, ele iniciou seus estudos em sua cidade e depois foi estudar o secundário em Caicó, região do Seridó.

Nesta cidade teve uma grande ajuda e proteção do Monsenhor Walfredo Gurgel, homem generoso e de grande sensibilidade social, que depois se tornou governador do Rio Grande do Norte.

Monsenhor era diretor do Ginásio Diocesano, em Caicó, onde José Geraldo foi acolhido e escolhido como “prefeito dos internos”, para manter a ordem na casa.

Zé Geraldo foi também estimulado a estudar música, se transformando em um bom sax tenor, tocando na banda do colégio. Zé é primo legítimo de Capiba, que fez uma revolução no frevo pernambucano.

No final da década de 40, ele terminou o ginasial e veio para Natal fazer o científico no colégio estadual Atheneu Norte Rio Grandense, aonde encontrou um corpo docente de alto nível, fazendo grandes amigos.

De família pobre, Zé foi residir na Casa do Estudante e fez seu vestibular para o curso de Odontologia em 1950. Concluiu o curso em 1952 e voltou a Caicó, onde começou a trabalhar conquistando uma grande clientela e uma legião de amigos.

Em 1966, o cirurgião-dentista arruma suas malas e deixa sua querida Caicó, vindo clinicar em Natal. Aqui, além da clínica particular, aonde obteve grande êxito, exerceu também a profissão odontológica nos Correios e no Instituto de açúcar e álcool (IAA).

Zé Geraldo também teve atuação nas entidades de classe e sociais. Foi vice-presidente da Associação Brasileira de Odontologia (ABO-RN), na gestão comandada por José Rodrigues Medina, que sofreu um acidente automobilístico em Campina Grande.

Não podendo continuar na presidência da ABO, o mandato foi concluído por José Geraldo da Fonseca.

Outra participação importante foi no Rotary Clube Natal Alecrim, aonde chegou à sua presidência, fazendo uma excelente administração.

Mas Zé Geraldo não é apenas um ser humano generoso, ele é acima de tudo humanista que preza sua família e seus amigos.

Hoje, aos 91 anos, tem a consciência tranquila, seu trabalho profissional reconhecido e muitos amigos.

O Conselho Regional de Odontologia do Rio Grande do Norte parabeniza o ilustre profissional pelo seu trabalho em pró da Odontologia potiguar e, nesse Espaço Remido, conta um pouco de sua história nesse texto do seu colega cirurgião-dentista Givaldo Soares.

Veja as fotos de Zé Geraldo

Por Givaldo Soares