Notícias

  1. CRO RN
  2. Notícias

Dr. Max, uma figura inesquecível!

Dr. Max, uma figura inesquecível!

Max da Cunha de Azevedo, era uma grande figura da Odontologia e da Educação do nosso Estado.

Sua aparência de homem profundamente sério e elegante era verdadeira.

Mas, nessa figura ímpar da nossa cultura, existia uma alma humana, alegre e bem humorada.

A velha sede da Associação Brasileira de Odontologia (ABO/RN), onde se reunia a elite da Odontologia, era seu palco preferido.

Ali ele pontificava. Ora, citando Moisés Session, Renato Caldas ou contando uma boa piada.

Havia na ABO uma divisão interessante: Uns preferiam o carteado, outros a sinuca, mas todos se reuniam no final da manhã para uma cervejinha gelada. Era uma verdadeira confraternização!

Ali se discutiam os grandes problemas da classe Odontológica, sendo Dr. Max de Azevedo um dos mais entusiasmados participantes, motivo pelo qual ele era profundamente querido.

Respeitosamente, o grupo escolheu para ele um apelido carinhoso e especial - VEÍNHO - e ele respondia com sua alegre saudação: – OIIII!

Assim eram os sábados na antiga ABO... 

Lá estavam as figuras da Odontologia do nosso Estado, como se estivéssemos convivendo com a História ao vivo.

Figuras ilustres como: José Cavalcante de Melo e Alberto Moreira Campos, fundadores da Faculdade de Odontologia; Clemente Galvão Neto, que instalou o Conselho Regional de Odontologia do RN, foi o criador do Museu de Odontologia e um dos fundadores da Academia Norte-Rio-Grandense de Odontologia.

Lá estavam também: Odilon de Amorim Garcia, que foi responsável pela construção da citada Academia, e lutou pela Pós- Graduação em Odontologia; Pedro Lopes Cardoso, responsável pela construção da sede da ABO; Fernando Dantas de Rezende, Secretário da ABO durante 46 anos... e muitos outros ilustres colegas.

Agora, Professor Max de Azevedo, você vai se reencontrar no céu com seus velhos companheiros da ABO, mas seu famoso grito Oiiiii!, só poderá ser ouvido na eternidade.

 

Felicidades Veínho!!!!!

 

Givaldo Soares - Cirurgião Dentista

Outras Notícias