Conferência Estadual de Saúde começa com participação do governador e ninguém da prefeitura de Natal

Dentistas participam da 8ª Conferência Estadual de Saúde no Centro de Convenções de Natal

A abertura da 8ª Conferência Estadual de Saúde nesta terça-feira, 27, no Centro de Convenções de Natal, contou com a participação do governador Robinson Faria e do secretário Estadual de Saúde, Ricardo Lagreca, mas não contou com nenhum representante da prefeitura de Natal.

O prefeito Carlos Eduardo está licenciado, mas nem a vice-prefeita, Wilma de Farias, nem o secretário Municipal de Saúde, Luiz Roberto Fonseca, apareceram na abertura da conferência, que vai até quinta-feira, quando serão escolhidos os 72 delegados para representar o Estado na Conferência Nacional de Saúde, marcada para o período de 1 a 4 de dezembro, em Brasília.

O presidente do CRO-RN, Gláucio de Morais e Silva, bem como um grupo de dentistas, acompanhou o primeiro dia de conferência. A conselheira do CRO-RN, Aldenísia Albuquerque, que representa a Odontologia no Conselho Estadual de Saúde, participa da Comissão de Relatoria da Conferência Estadual de Saúde como coordenadora Adjunta.

Veja as fotos da abertura clicando aqui

Na abertura do evento, o coordenador Geral da conferência, Francisco Batista Júnior, que já foi presidente do Conselho Nacional de Saúde, criticou a terceirização da saúde e o não cumprimento por parte dos gestores das deliberações dos conselhos.

A promotora Iara Pinheiro de Albuquerque, coordenadora do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça de Defesa da Saúde – Caop Saúde, criticou no seu discurso o governo Federal pelo contingenciamento de recursos para a saúde no orçamento de 2015. Nas medidas para enfrentar a crise, o bloqueio de recursos foi de R$ 69,9 bilhões para atingir a meta de superávit primário, com o ministério da Saúde perdendo R$ 11,77 bilhões em seu orçamento.

Na chegada do governador ao Centro de Convenções, um grupo representando o segmento LGBT (Lesbicas, Gays, Bissexuais e Transexuais) do Estado foi pedir o apoio do governo para a realização da III Conferência Estadual LGBT e para implantação do Conselho Estadual LGBT e do Comitê da Política Integral da População LGBT no SUS.

O governador ouviu os representantes do segmento e posou ao lado deles para fotos diante da bandeira do grupo e de cartazes com as reivindicações. O secretário de Saúde do Estado e o deputado Estadual do PT, Fernando Mineiro, também participaram da foto com o Robinson.

O coordenador do Fórum LGBT, Wilson Dantas, de Caicó, que conversou com o governador, explicou que o segmento quer o apoio do governo do Estado para a realização da Conferência Estadual LGBT ainda este ano e também da prefeitura de Natal para a 17ª. Parada LGBT marcada para o dia 1ª. de novembro, na Praça Cívica.

Ele também reclamou da falta de diálogo do segmento com o governo diante da constante troca de secretário de Justiça e Cidadania. O deputado Mineiro será o interlocutor do governo com o segmento LGBT.

Dantas também pediu ao governador maior empenho da polícia para combater os crimes praticados contra homossexuais.

Outro grupo que também se manifestou na Conferência Estadual de Saúde foi dos servidores públicos Federal, Estadual e Municipal. Uma faixa direcionada para Dilma, Robinson e Carlos Eduardo dizia: “Não vamos pagar pela crise”.

No momento do discurso do governador, o grupo de servidores foi para frente do palco se manifestar. Eram cerca de 20 pessoas.

A Conferência Estadual de Saúde está reunindo cerca de 1.500 pessoas da área, que representam gestão, servidores, usuários e fornecedores dos 167 municípios do Estado.

Até quinta-feira, os participantes debatem questões de saúde e elaboram as propostas do Rio Grande do Norte. O relatório Estadual será levado para a Conferência Nacional de Saúde.

Participaram da abertura, junto ao governador, o secretário de Estado da Saúde Pública (Sesap), Ricardo Lagreca, a secretária de Políticas Públicas para as Mulheres, Tereza Freire e o procurador Geral do Estado, Francisco Wilkie.

No seu discurso, o governador Robisno anunciou que a partir dos projetos do RN Sustentável, que utiliza recursos do Banco Mundial, estão previstas obras de reforma para todos os hospitais regionais do Estado.

Segundo ele, o seu governo esta preparado para ouvir e valoriza o diálogo. “Somos totalmente favoráveis ao fortalecimento do SUS. E temos em mente que a saúde é uma luta permanente. Fico muito feliz de saber que tivemos conferências em todos os 167 municípios do Estado e vamos construir um relatório consistente e, posteriormente, acompanhar o cumprimento das demandas”, afirmou ele.

Para o secretário Lagreca, a 8ª Conferência Estadual tem como principal papel “moderar” as discussões que ocorreram em todo o Estado e consolidar o relatório que irá compor as diretrizes nacionais para a saúde.

A conferência este ano tem como tema central “Saúde Pública de Qualidade para Cuidar Bem das Pessoas: Direito do Povo Brasileiro”. E está dividido em oito eixos temáticos: Direito à Saúde; Garantia de Acesso e Atenção de Qualidade; Participação Social; Valorização do Trabalho e da Educação em Saúde; Financiamento do SUS e Relação Público-Privado; Gestão do SUS e Modelos de Atenção à Saúde; Informação, Educação e Política de Comunicação do SUS; Ciência, Tecnologia e Inovação no SUS, e um tema transversal sobre “Reformas Democráticas e Populares do Estado”.