Notícias

  1. CRO RN
  2. Notícias

Encontro Regional de Coordenadores Municipais de Saúde Bucal lota auditório do CRO-RN

Encontro Regional de Coordenadores Municipais de Saúde Bucal lota auditório do CRO-RN
Coordenadores de Saúde Bucal lotam auditório do CRO-RN

A Comissão de Políticas Públicas do CRO-RN realizou nesta sexta-feira, 12, no auditório do Conselho, em Natal, o encontro regional de Coordenadores Municipais de Saúde Bucal dos municípios da 1º Região de Saúde (sede São José de Mipibu), da 3º. Região (sede João Câmara), 5º. Região (sede Santa Cruz) e da 7º. Região (sede Natal) para tratar de temas pertinentes a gestão, como a participação deles no Prêmio Brasil Sorridente, a distribuição de recursos do PMAQ e questões de carga horária na Estratégia Saúde da Família, entre outros temas.

Veja as fotos do encontro clicando aqui

O auditório do CRO-RN ficou lotado de coordenadores que assistiram a palestra do coordenador de Saúde Bucal de Goianinha, o cirurgião-dentista Ruy Bessa, integrante da Comissão de Políticas Públicas do CRO-RN. Ele falou de sua experiência como gestor e os problemas que um coordenador de saúde bucal enfrenta para implementar a política de saúde bucal nos municípios.

Além de Natal, o encontro de coordenadores de saúde bucal vai acontecer em Mossoró, na próxima sexta-feira, dia 19 de junho, reunindo os municípios da 2º Regional (sede Mossoró) e a 8º Regional (sede Assu). Estas duas regionais somam 40 cidades. A reunião acontece no auditório da II URSAP, das 8 às 12 horas.

O terceiro encontro será realizado no dia 26 de junho, em Caicó, abrangendo os 25 municípios da 4º. Regional (sede em Caicó). A reunião também acontece no auditório da IV URSAP.

O quarto e último encontro será em Pau dos Ferros, a princípio marcado para o dia 24 de julho, abrangendo os 26 municípios da 6º região de Saúde.

Segundo a presidente da Comissão de Políticas Públicas (CPP) do CRO-RN, Aldenísia Albuquerque, o objetivo destas destes encontros é falar sobre o Prêmio Brasil Sorridente, o PMAQ e as questões relacionadas ao trabalho dos coordenadores em seus municípios, bem como elaborar ao final um documento-carta que possa indicar algumas diretrizes para a valorização do cirurgião-dentista que atua na Estratégia Saúde da Família e melhorias no atendimento para a população.

No primeiro encontro que aconteceu no dia 12 de junho no auditório do CRO-RN, das 8 às 12 horas, reunindo os coordenadores de Saúde Bucal da 1ª., 3ª. 5ª. e 7ª. Região de Saúde, num total de 76 municípios, além de palestra com o coordenador Ruy Bessa, de Goianinha, os participantes puderam tirar algumas dúvidas trabalhistas com o representante do sindicato dos Odontologistas do RN (SOERN), Humberto Dantas.

O presidente da Comissão de Fiscalização do CRO-RN, Luiz Carlos de Lima Barros também participou do encontro falando das ações da equipe de Fiscalização na capital e interior. Segundo Luiz Carlos, o trabalho de fiscalização tem ajudado muitos coordenadores de Saúde Bucal dos municípios de conseguir melhorias de condições de trabalho para os dentistas e auxiliares nas unidades básicas de saúde.

“Depois da visita da fiscalização, alguns coordenadores relatam que as secretarias Municipais de Saúde acabam atendendo as orientações do CRO-RN e realizam reformas em consultórios ou mesmo compram equipamentos e insumos”, diz Barros.

No encontro de Natal, os coordenadores municipais de Saúde Bucal foram divididos por regionais de saúde para discutirem seus problemas de gestão e também de encaminhamento de sugestões que possam melhorar o atendimento da população e valorizar o trabalho dos cirurgiões-dentistas e seus auxiliares.

Todas as propostas das regionais foram coletadas e depois serão anexadas as outras sugestões que serão coletadas nas reuniões de Mossoró, Caicó e Pau dos Ferros, servindo para a elaboração do documento final dos coordenadores de Saúde Bucal dos municípios potiguares.

Segundo a presidente da Comissão de Políticas Públicas, entre alguns pontos levantados pelos coordenadores reunidos em Natal estão questões salariais, contratos precarizados, uso de recursos do PMAq por parte de prefeituras para pagar médicos, exigência do ponto eletrônico por parte do ministério Público, participação maior da odontologia nos conselhos municipais de Saúde, parcerias entre municípios para atendimento de pacientes, entre outros.

Para a coordenadora de Saúde Bucal de Natal, Mauricéa Medeiros, a iniciativa do CRO-RN em reunir os coordenadores de saúde bucal dos municípios do Estado é louvável e vem colaborar para melhorar todos os processos de trabalho das equipes de saúde bucal na atenção básica.

Segundo ela, os coordenadores quando assumem suas funções se deparam com muitas dificuldades, não só financeiras dos municípios, mas também de muita burocracia e mesmo de falta de valorização da categoria odontológica.

“Acho que foi uma grande iniciativa do CRO-RN realizar estes encontros, que só vêm a colaborar para melhorar todos os processos de trabalho e até motivar os profissionais que se encontram desmotivados por diversos motivos”, diz ela.

Para a cirurgiã-dentista com muitos anos atendendo no serviço público, que assumiu recentemente a Coordenação de Saúde Bucal de Natal, “o CRO-RN pode colaborar com os coordenadores de saúde bucal realizando encontros como este para discutir e encontrar soluções para desafios que nos chegam diariamente, juntamente com nossos colegas da rede”.

A coordenadora de Saúde Bucal de Extremoz, Lidiany Vasconcelos, também gostou do encontro promovido pelo Conselho e ressalta que eventos desta natureza servem para troca de informações e experiências entre os coordenadores de vários municípios. “Achei o encontro muito proveitoso e de uma importante iniciativa do Conselho”, afirma Lidiany, que elogiou muito a palestra apresentada pelo coordenador de Saúde Bucal de Goianinha.

 "Acredito que encontros assim não apenas ajudam a buscar soluções nas nossas áreas de atuação, como também ajudam a integrar nossa categoria, tornando-a mais esclarecida e fortalecida”, diz a coordenadora de Extremoz.

Segundo outra coordenadora, que prefere não se identificar, o encontro serviu para aproximar mais os coordenadores e também ouvir os mais experientes, como Ruy de Bessa, de Goianinha, que tem feito um trabalho elogiado à frente da Coordenação de Saúde Bucal daquele município, o primeiro do Estado a ofertar serviço ortodôntico.

Para o presidente do CRO-RN, Gláucio de Morais, o papel do Conselho não é apenas de fiscalizar, mas também de discutir e procurar soluções para desafios que cirurgiões-dentistas enfrentam em seus municípios, muitas vezes sem muito apoio dos gestores municipais.

 “Nós sabemos que tem muitos fatores que dificultam o trabalho dos coordenadores de Saúde Bucal. Primeiro, contamos ainda na saúde básica com colegas sem perfil para o serviço público, que quebram equipamentos para não trabalharem. Depois, os gestores municipais que não valorizam a saúde bucal e pagam salários aos profissionais que são uma vergonha. Por outro lado, o Ministério Público exige o cumprimento da carga horária de 40 horas dos dentistas da Estratégia Saúde da Família, mas não cobram com ênfase dos gestores um concurso público e salários dignos para estes profissionais”, afirma Morais.

 “O CRO-RN e o SOERN estão juntos nesses encontros para dar total apoio aos coordenadores de Saúde Bucal dos municípios do Rio Grande do Norte visando o fortalecimento da categoria odontológica, que precisa ser mais valorizada pelos gestores e também pelos próprios profissionais”, diz o presidente do Conselho.

Outras Notícias