SOERN e CRO-RN participam de audiência em Arês para tratar de temas de interesses dos dentistas

Dentistas de Arês com os presidentes do CRO-RN e SOERN

O Sindicato de Odontologia do Rio Grande do Norte (SOERN) e o Conselho Regional de Odontologia do Rio Grande do Norte (CRO-RN) participaram, no dia 11 de junho, de uma audiência com a secretária de Administração do município de Arês, Bruna Kelly Silva, para tratar de assuntos como defasagem salarial, cumprimento da carga horária, cobrança de contribuição sindical e condições de trabalho.

Com a presença dos cirurgiões-dentistas lotados no município, os presidentes do SOERN, Ivan Tavares, e do CRO-RN, Gláucio de Morais e Silva, trataram com a secretária de Administração de Arês dos problemas ligados a odontologia no município.

A secretária de Administração reconheceu que o salário dos dentistas está defasado e deixou acordada a manutenção do atual horário de trabalho.

O presidente do SOERN aproveitou o encontro para entregar a proposta do piso salarial da categoria para o Rio Grande do Norte, no valor de R$ 6.304,00, de acordo com estudos do DIEESE.

A secretária Bruna Kelly se comprometeu com o sindicato de avaliar o impacto financeiro da adoção deste piso salarial na folha de pagamento da prefeitura e já agendou outra reunião para o dia 2 de julho para dar uma resposta a esta reivindicação do SOERN.

Depois do encontro, o presidente do SOERN definiu de muito positiva este primeiro contato. “A secretária se mostrou muito sensível às reivindicações e agora aguardamos que o prefeito também aceite a nossa proposta de piso salarial, garantindo aos dentistas de Arês um salário digno”, comentou  Tavares.

Para o presidente do CRO-RN, que apoia as reivindicações do sindicato, o pagamento de salário digno para os cirurgiões-dentistas é um direito destes profissionais que têm uma formação superior e são capacitados para diagnosticar e tratar clinicamente várias enfermidades da cavidade bucal.

“A direção do CRO-RN apoia todo tipo de ação que vise a valorização da profissão de cirurgião-dentista. E o pagamento de um salário digno, justo, é bem vindo porque reconhece o trabalho dos nossos colegas e a importância da odontologia na saúde como um todo da população de Arês”, afirmou Gláucio Morais.

Acompanhou o presidente do CRO-RN na visita ao município a equipe de Fiscalização do Conselho, que encontrou numa das unidades de saúde um aparelho de raio-X entregue pelo ministério da Saúde, mas sem uso.

A secretaria de Saúde de Arês ficou de providenciar uma sala para instalar o equipamento, que está sem funcionar, causando prejuízos para a população. “O equipamento está parado, se deteriorando e os dentistas necessitando dele para realizar diagnósticos e assim tratar bem seus pacientes”, afirma o presidente do CRO-RN.

“Lamentável que a gestão deixe um aparelho deste parado prejudicando a população que precisa de um diagnóstico, dificultando o trabalho dos cirurgiões-dentistas que atendem na rede pública de saúde”, diz Gláucio de Morais.

O município de Arês possui seis dentistas, sendo que cinco são da Estratégia Saúde da Família.

O salário básico pago no município é de um salário mínimo e mais R$ 1.500,00 de gratificação do Ministério da Saúde. No total, o salário líquido fica em torno de R$ 2.200,00.

No concurso público realizado pelo município, a carga horária não foi estabelecida e agora o Ministério Público está exigindo o cumprimento de 40 horas semanais.

No encontro do SOERN e do CRO-RN com a gestão de Arês, quanto a carga horária, ficou acordado que os dentistas vão trabalhar quatro vezes por semana de 8 às 12 horas, mas a prefeitura deseja que os dentistas fiquem até às 14 horas.

Para os presidentes do SOERN e CRO-RN, se o piso salário salarial fosse aquele sugerido pelo sindicato para a categoria, a municipalidade teria o direito de exigir o cumprimento das 40 horas semanais. Mas diante do baixo salário pago hoje, os dentistas estão certos em trabalharem uma jornada menor.