CRO-RN emite nota oficial sobre denúncias envolvendo integrantes do Plenário do CFO

Presidente do CRO-RN, Gláucio de Morais e Silva

O Conselho Regional de Odontologia do Rio Grande do Norte, ouvindo o seu Plenário, decidiu emitir uma nota oficial assinada pelo seu presidente, Gláucio de Morais e Silva, sobre as denuncias formuladas por alguns integrantes do atual Plenário do Conselho Federal de Odontologia (CFO), envolvendo seus pares.

A íntegra da nota oficial:

O Conselho Regional de Odontologia do Rio Grande do Norte, ouvindo o seu Plenário, vem de público esclarecer o seguinte:

Diante das denúncias formuladas e apresentadas por atuais integrantes do Plenário do CFO, as quais, apesar de já protocoladas nos órgãos competentes para investigação, como o Ministério Público Federal, Tribunal de Contas da União e outros, foram divulgadas e expostas a toda sociedade Brasileira, de maneira maldosa sem esperar sequer a citação dos denunciados. Levando às pessoas a fazerem juízo de valor ou pré-julgamentos, não ouvindo a outra parte e sem a devida apuração dos fatos.

O CRO-RN, como Autarquia Federal, tem obrigação legal de defender a verdade, e, portanto, espera a apuração rigorosa de todas as denúncias e as devidas punições aos que por ventura forem considerados culpados.

Tentando evitar maiores consequências, o CFO em reunião plenária aprovou e realizou duas reuniões para tentar discutir as referidas questões. Uma com o seu Plenário e outra com todos os Presidentes de CRO’s. E, no entanto, nenhuma atitude de apuração administrativa foi sugerida ou defendida por quem hoje acusa. Além disso, o Plenário do CFO também aprovou a realização de uma auditoria externa e independente para a apuração das possíveis irregularidades, também ignorada.

Entretanto, algo nos chama a atenção. As pessoas que planejaram e executaram as denúncias, todas são Conselheiros Efetivos do CFO. Sendo estes, portanto, corresponsáveis pelos atos administrativos da atual gestão. Causa estranheza o fato de, após quase três anos de participação efetiva na gestão, esta percepção acontecer somente agora em um período eleitoral. Por este e outros motivos este plenário vem de público dizer que, como sempre fez, reafirma o seu compromisso com a legalidade, e espera o desenvolvimento do devido processo legal.

Natal/RN, 09 de junho de 2015.

Gláucio de Morais e Silva, CD

Presidente do CRO-RN