Dentistas decidem em assembléia suspender a greve e retornam ao trabalho

O SOERN realizou na manhã da segunda-feira, 16, no auditório do CRO-RN, uma assembleia que decidiu pela suspensão da greve dos dentistas, depois que uma decisão judicial determinou no dia 12 de junho o retorno das atividades dos grevistas sob pena de aplicação de multa diária de R$ 20 mil ao dia para o sindicato e de R$ 2 mil ao presidente Ivan Tavares. Os dentistas votaram ao trabalho na terça-feira, dia 17.

Para o presidente do SOERN, “essa notificação da Justiça é uma medida ditatorial, remetendo ao tempo da Ditadura Militar".

Uma nova assembleia foi marcada para o dia 15 de junho, às 10h , no auditório do CRO-RN, para uma avaliação da continuidade das negociações do SOERN com o Estado e o Município de Natal.

Cerca de 40 cirurgiões  participaram da assembleia da segunda-feira, quando a diretoria do SOERN explanou a situação das negociações com o governo do Estado e com a prefeitura de Natal.

O presidente do SOERN falou das injustiças cometidas contra a categoria odontológica e destacou que “é  bom que se diga que nós estamos sozinhos nessa luta e é importante que vocês entendam as dificuldades dessa greve, uma vez que a governadora perdeu a oportunidade se reeleger e ainda tem a Copa do Mundo”.

O tesoureiro do SOERN, Flávio Calife, apresentou as determinações da justiça e as propostas sugeridas pela secretaria de Saúde de Natal envolvendo a Lei 120/206, através de uma lei complementar a ser votada na Câmara dos Vereadores.

Calife também comentou que o secretário de Saúde de Natal, Cipriano Correia, disse em reposta ao pedido de aumento das gratificações nos Centros de Especialidades Odontológicas que os dentistas dos CEOs não cumprem com suas obrigações profissionais.

O conselheiro Federal Eimar Lopes, plantonista do centro Morton Mariz, no bairro da Ribeira, rebateu o secretário Municipal de Saúde.

“O CEO do Morton Mariz cumpre todas as obrigações”, afirmou Lopes, acrescentando que o setor de prótese não está tendo a cobertura necessária porque não possui técnico  e a prefeitura não contrata e nem terceiriza o serviço.

“ Natal possui três CEOs e talvez seja o único município que não faz canal de molar. A culpa é da prefeitura e não dos profissionais”, afirmou o  ex- presidente do CRO-RN.

Sobre a questão da licença-prêmio para os profissionais do Estado, Calife informou que está em vigor uma determinação da governadora Rosalba Ciarline, com data de agosto de 2013, que em todas as secretarias Estaduais os profissionais estão proibidos de tirar licença, até que esteja próximo de se aposentar.