COVISA e CRO-RN interditam salas de odontologia da ESF de Nova Natal

Marco Aurélio (Coordenação Bucal da secretaria Municipal de Saúde) conversa com Gláucio Morais (CRO)

As equipes de Fiscalização do CRO-RN e da Covisa estiveram na quarta-feira, 24 de julho, visitando a unidade da Estratégia Saúde da Família, em Nova Natal, Lagoa Azul, Zona Norte, onde constataram um ambiente impróprio para o atendimento da população e o exercício profissional.

Na quinta-feira, 25, a Covisa interditou as duas salas de odontologia e a sala do exame do pezinho por falta de condições, já que as paredes e os tetos desses ambientes estão tomados pelo mofo e fungos.

Segundo os profissionais de odontologia que trabalham nas salas, quando chove, a situação fica ainda pior, com goteiras, obrigando o pessoal da limpeza a colocar baldes para coletar a água.

O presidente da Comissão de Fiscalização do CRO-RN, Gláucio de Morais e Silva, que acompanhou a visita da Covisa à unidade de Saúde, lembrou que no dia 4 de julho a própria equipe de Fiscalização do Conselho já havia feito uma interdição ética, orientando os profissionais de odontologia a não trabalharem.

“A interdição da Covisa agora vem corroborar com a posição da equipe de Fiscalização do CRO-RN que já tinha estado aqui e constado a situação de insalubre do ambiente”, disse Silva.

Além da situação de mofo na unidade, a Covisa também constatou que o aparelho de autoclave da unidade, que atendia também a demanda de esterilizações de materiais de outras sete unidades da região do 1º. Distrito Norte – 1, também está quebrado.

Segundo a pessoa que opera a autoclave, o técnico da empresa contratada pela prefeitura para dar manutenção aos equipamentos odontológicos da rede pública informou que não sabia consertar este tipo de aparelho da marca Baumer.

A equipe da Covisa na vistoria que fez na unidade toda também constatou ligações elétricas inadequadas, com dois aparelhos de ar condicionados ligados na mesma tomada.

A cirurgião-dentista Marco Aurélio, da Coordenação de Saúde Bucal da Secretaria de Saúde de Natal, que também visitou a unidade, disse que o setor de engenharia já está ciente da situação e está trabalhando para resolver o problema.

A unidade de saúde de Nova Natal ocupa o antigo prédio da AME (Ambulatório Médico Especializado), que foi fechado na atual gestão do prefeito Carlos Eduardo Alves. Nesta unidade funcionam as equipes da ESF de dois postos, do Natal I e Natal II, que foram unificados em único local.

São quatro equipes de Saúde Bucal da unidade Natal II e duas equipes de Natal I que atendem nesta unidade que dispõe de duas salas de odontologia, com três cadeiras.

Para o presidente da Comissão de Fiscalização do CRO-RN, está unificação de dois postos em um prejudica o atendimento da população e contraria as diretrizes da Estratégia Saúde da Família, obrigando as pessoas a se deslocarem de seus bairros para outro em busca de atendimento.