Auditório do CRO-RN lotado para a palestra do conselheiro Gláucio sobre tipos de receitas

O auditório do CRO-RN ficou lotado na palestra do CD Gláucio de Morais e Silva

A segunda reunião do Grupo de Estudos para o Uso Racional de Medicamentos (GEURM), realizada nesta quinta-feira, 27, atraiu muitos dentistas e lotou o auditório do CRO-RN. O tema da palestra foi “A Prescrição: tipos de receitas e suas normas, medicamentos controlados e aspectos legais”.

O presidente do GEURM, Gláucio de Morais e Silva, conselheiro do CRO-RN e mestre em Química pela UFRN, ministrou a palestra, dando uma continuidade a sua primeira apresentação do tema de discussão que aconteceu no dia 30 de janeiro.

Na primeira reunião desse grupo, ele deu uma palestra sobre “O Uso Racional de Medicamentos, Prescrição Baseada em Evidências Científicas”.

Neste segundo encontro, o palestrante mostrou os tipos de receitas que o cirurgião-dentista deve usar para prescrever os medicamentos, como também os grupos de remédios que devem ser prescritos.

A palestra de Gláucio de Morais e Silva teve duração de cerca de 2 horas e prendeu a atenção dos cerca de 40 dentistas que compareceram a sede do CRO-RN para acompanhar esta segunda reunião do GEURM.

Para o presidente do CRO-RN, Jaldir Cortez, esta segunda reunião superou as expectativas do conselho em relação a presença de seus colegas dentistas neste grupo de discussão sobre o uso racional de medicamentos.

“O conselho parabeniza o cirurgião-dentista Gláucio pela sua iniciativa de criar este grupo de discussão e também aos dentistas que estão participando das reuniões, demonstrando que o tema é amplo e merece discussões da categoria odontológica”, diz o presidente do CRO-RN.

Segundo Jaldir, o conselho atualmente tem em atividade dois grupos de estudos, o de Medicina Hospitalar, coordenado pelas dentistas Diana Rosado Lopes e Maria Cecília Azevedo de Aguiar, e este de Uso Racional de Medicamentos.

“Mas o CRO-RN está aberto a novas propostas para criação de grupos de estudos na área odontológica que possam enriquecer e ampliar os conhecimentos da nossa categoria, não só de dentistas, mas também das profissões auxiliares”, destacou Cortez.

O mestre em Química, Gláucio Morais e Silva, um apaixonado estudioso dos fármacos, explica que a Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda o uso racional de medicamentos exatamente para que os pacientes recebam a medicação nas doses adequadas às suas necessidades clínicas e individuais.

“O paciente deve ser medicado por um período de tempo adequado e ao menor custo possível para eles e à sociedade”, afirma ele, que foi aplaudido pelos colegas pela excelência de sua palestra.

O conselheiro Federal Eimar Lopes, presente na reunião do GEURM, após a após a palestra de Gláucio, informou que o nome do colega foi indicado para ser o representante do Conselho Federal de Odontologia (CFO) no Comitê Nacional para o Uso Racional de Medicamento que foi criado pelo Ministério da Saúde para cuidar deste tema.

O GEURM do CRO-RN tem como objetivo provocar uma ampla discussão sobre o tema, incluindo palestras e estudos dirigidos.

“Nesses nossos encontros mensais vamos temas relacionados aos medicamentos essenciais e fármacos, tais como suas indicações e contra indicações, repercussões sistêmicas, interações, entre outros, chamando pessoas que possam ampliar os nossos conhecimentos sobre o assunto”, diz Gláucio.

As reuniões do GEURM serão, inicialmente, mensais no auditório do CRO-RN, a partir das 19 horas, com ampla divulgação no site do conselho e por e-mails aos profissionais da odontologia com seus cadastros atualizados.