Promotoria de Saúde vai inspecionar obra de reforma do Morton Mariz

Depois de uma audiência de mais de 1h30min com o presidente do CRO-RN, Eimar Lopes, e o representante do SOERN, Edson Luiz Cirilo, nesta quinta-feira, dia 21, para tratar dos problemas do atraso da reforma do Centro de Referência Odontológica Morton Mariz, a promotora de Saúde, Iara Pinheiro, do Ministério Público Estadual, agendou para a próxima terça-feira, dia 26, uma visita àquela unidade localizada no bairro da Ribeira, em Natal.

Ainda durante a audiência, a promotora ligou para a secretaria Municipal de Saúde de Natal para convidar a secretária Ana Tânia Lopes Sampaio para também estar presente na visita conjunta do MP, CRO-RN e SOERN, assim como a diretora do centro, Marlene Batista de Vasconcelos.

O presidente do CRO-RN, Eimar Lopes, iniciou a audiência fazendo um histórico da importância da unidade para atendimento odontológico da população, onde são prestados serviços de consultório, plantão de urgência 24 horas e de especialidades através do CEO (Centro de Especialidades Odontológicas). Ele relatou também os problemas enfrentados no prédio desde a gestão do então prefeito Carlos Eduardo Alves, que resultaram na interdição da unidade em maio do ano passado, após o desabamento de uma parte do teto de gesso no setor de urgências e as muitas goteiras em todo os setores do centro.

Com fotos que foram anexadas ao processo que está no Ministério Público, o presidente do CRO-RN também denunciou a situação do patrimônio da unidade. Segundo ele, durante as obras de reforma, a empresa contratada nem a prefeitura tomaram as providências necessárias para proteger consultórios odontológico e móveis do centro.

Com as chuvas e a não conclusão da cobertura da unidade, a água invadiu o prédio, inclusive atingindo a área administrativa e umas salas onde ainda continuam depositados os consultórios e móveis. Em dezembro, a secretária Ana Tânia já tinha visto a situação e pedira providências para proteger o patrimônio municipal, mas nada foi feito.

Com a interdição da unidade pelo CRO-RN em maio do ano passado, por falta de condições de trabalho para os profissionais da odontologia, a secretaria de Saúde do Município de Natal iniciou em julho uma reforma que deveria ter ficado pronta em 90 dias. Já se passaram oito meses e até agora a unidade permanece fechada, prejudicando o atendimento da população.

Como paliativo, uma parte do atendimento foi transferida para o prédio José Passos, sede do Distrito Leste, na praça Augusto Severo, onde foram montados quatro consultórios dentários, enquanto no centro da Ribeira eram 14 para atender a demanda por serviços odontológicos.

Segundo o presidente do CRO-RN, que também presta serviço no Morton Mariz, apesar da boa vontade da secretária Ana Tânia, que em 10 de dezembro já visitou a unidade a convite da entidade e do SOERN, o problema todo passa pela falta de recursos da prefeitura, que atrasou o pagamento da empresa encarregada pela reforma.

Depois da audiência com a promotora, a assessoria de Imprensa do CRO-RN visitou o Morton Mariz e constatou que os consultórios e móveis continuavam amontoados nas salas, assim como balcões e pias do setor de urgência e ambulatorial estavam danificados. Eles não foram protegidos adequadamente durante a colocação da laje na unidade, que fez parte da reforma.

O prédio do centro não tinha laje, mas sim um forró de gesso, que acumulava água da chuva porque o telhado de amianto tinha muitos buracos.

De acordo com os profissionais do Morton, os consultórios instalados provisoriamente no Distrito Leste só atendem cerca de 30% da demanda do Morton Mariz. E ainda não atendem os casos de cirurgia buco maxilo facial e dos portadores de necessidades especiais.
Atualmente, os cerca de 50 profissionais da área odontológica do Morton trabalham em regime de revezamento no Zeca Passos.

O representante do SOERN, o cirurgião-dentista Edson Luiz, que também faz parte da comissão de acompanhamento da reforma, representando os plantonistas da unidade, disse que visitou na semana passada o centro e constatou que os consultórios continuavam amontoados, sem os mínimos cuidados para evitar danos. “ Foi até levantado uma fileira de tijolos para evitar a água entrar, mas isso aconteceu depois que deram as primeiras chuvas”, explicou.

Nesta quinta-feira, durante a visita ao Morton Mariz, já havia movimentação de funcionário da Empec, a construtora da Paraíba que ganhou a licitação no valor de R$ 138 mil para reformar a unidade. Segundo os funcionários da empresa, os trabalhos de reforma seriam reiniciados agora porque a prefeitura efetuou pagamentos em atraso.

Na visita agendada para a próxima terça-feira, o presidente do CRO-RN espera que a secretária de Saúde dê maiores informações sobre o novo prazo para reabertura da unidade, que antes de ser fechada atendia mais de duas pessoas por mês.