Notícias

  1. CRO RN
  2. Notícias

Dentistas do Bem de Natal realizam triagem de adolescentes

A Turma do Bem de Natal, uma organização não governamental (ONG) que atua em todo Brasil e desenvolve o projeto Dentista do Bem, realizou nesse mês de dezembro uma triagem com alunos adolescentes entre 11 e 17 anos do colégio Estadual Nestor de Lima, em Lagoa Seca.

A coordenadora do projeto no Rio Grande do Norte, a cirurgiã-dentista Tabita Fernandes Torres, foi quem fez o cadastramento dos adolescentes, preenchendo uma ficha que agora será encaminhada para São Paulo, onde fica a sede da ONG.

Segundo ela, atualmente estão cadastrados como voluntários no projeto cinco dentistas de Natal e outros cinco estão em processo de cadastro.

Depois de realizar o levantamento sobre a situação dentária de 137 alunos do colégio Nestor de Lima, Tabita explica que a próxima cabe a uma equipe da Turma do Bem de São Paulo fazer uma triagem e selecionar os adolescentes que serão acompanhados pelos dentistas voluntários de Natal, que custearão todo o tratamento.

A doutora Tabita explica que no levantamento preliminar realizado junto aos alunos foi constatado que as necessidades são de ortodontia, prótese fixa ou implante.

A coordenadora do projeto no Estado acrescenta que depois de selecionado os alunos, os pais recebem uma carta da Turma do Bem explicando como será o tratamento do filho. “O tratamento só começa depois dessa autorização dos pais, que ainda se comprometem acompanhar ou indicar um acompanhante para comparecer nos dias marcados pelos dentistas voluntários para fazer os procedimentos no jovem”, diz ela.

“O dentista voluntário que vai atender o adolescente também recebe uma carta com o comunicado que foi selecionado e orientação de como proceder durante o tratamento daquele jovem”, explica a doutora Tabita.

O objetivo do projeto Dentista do Bem é atender jovens na faixa etária dos 11 aos 17 anos que precisam de tratamento dentário, porém as condições financeiras da família não permitem a contratação dos serviços odontológicos na rede privada.

Segundo Tabita, a prioridade do projeto Dentistas do Bem  As crianças mais pobres, com problemas bucais mais graves e com idade próxima para arrumar o primeiro emprego terão prioridades para o tratamento, que será feita no consultório do próprio dentista-voluntário. No país, atualmente, são 5.800 CDs cadastrados. Mais de 70 mil crianças e adolescentes já passaram pela triagem do projeto. Hoje, 12 mil delas estão em atendimento.

A Turma do Bem é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) que foi fundada em São Paulo em 2002 e trabalha para levar a saúde bucal para crianças e jovens de baixa renda em todo o Brasil. São 200 coordenadores espalhados pelas cidades e capitais brasileiras.

Em Natal, os dentistas interessados em participar do projeto podem entrar em contato com a Dra. Tabita pelo telefone 9481-8167 ou pelo e-mail: tabitaft@hotmail.com

FILME BOCA a BOCA

Em outubro, a Turma do Bem lançou no Brasil e na América Latina o filme documentário Boca a Boca que traz vários depoimentos de jovens que sofrem com os seus problemas dentais e não possuem recursos para o tratamento.

São depoimentos de pais e mães, profissionais da saúde bucal, como o dentista e empreendedor social Fábio Bibancos, idealizador do filme e da ONG Turma do Bem.

O tema do filme se baseia na história de seis crianças e adolescentes com problemas bucais, que não sorriem para a vida, que se envergonham dos dentes que têm ou pela falta deles. Mas a ação voluntária dos Dentistas do Bem muda a realidade desse pessoal, que volta a sorrir depois do tratamento gratuito que recebeu.

Participaram ainda do documentário a atriz Lu Grimaldi e o cantor e compositor Guilherme Arantes, autor da canção “Eu vou fazer”, cantada pelos participantes do filme. A canção virou clipe, que conta coma participação de Guilherme Arantes, do coral infanto-juvenil do projeto Guri e de empreendedores sociais.

O dentista paulista Bibancos pretende com o filme discutir com a sociedade a questão da saúde bucal, mostrando a todos os brasileiros que se trata de um direito de todos, cabendo a todos nós brigar por ele.

 

Outras Notícias