Orientação e exames de Câncer de Boca na Semana do Dentista

Com o tema “Saúde Bucal, a Prevenção é a Solução”, o Sindicato dos Odontologistas e Conselho Regional de Odontologia do Rio Grande do Norte, com apoio do departamento de Odontologia da UFRN e do SESI (Serviço Social da Indústria), realizaram nesta última terça-feira (dia 20) uma ação educativa sobre o Câncer de Boca junto aos servidores estaduais que trabalham no Centro Administrativo, no bairro de Lagoa Nova.
A ação fez parte das comemorações da Semana do Dentista e foi inserida na programação do Dia do Servido Público Estadual, cuja data comemorativa é no Dia 28 de outubro.

Na ação educativa, uma tenda foi armada em frente ao prédio da Controladoria do Estado, no Centro Administrativo, onde também ficou estacionado o ônibus da Unidade Móvel de Odontologia do SESICLINICA, que serviu de apoio para a equipe de cirurgiões-dentistas do Departamento de Odontologia da UFRN realizar os exames preventivos nos servidores.

A governadora Wilma de Farias visitou a tenda da campanha educativa contra o Câncer de Boca e a unidade móvel, onde pousou para fotos com os alunos do Programa de Pós Graduação em Patologia Oral da UFRN. O professor Antônio de Lisboa Lopes Costa coordenou a equipe pela manhã, ficando o período da tarde sob a responsabilidade da Dra. Érica Janine. Segundo o professor Costinha, cerca de 150 pessoas realizaram o exame.

Na tenda, alunos do curso de Odontologia da UFRN e servidores da Governadoria fizeram a distribuição de kit com escovas e um folder com orientação sobre o câncer de boca.

Conheça mais sobre o Câncer de Boca

O câncer de boca inclui os cânceres de lábio e de cavidade oral (mucosa bucal, gengivas, palato duro, língua oral e assoalho da boca). O câncer de lábio é mais freqüente em pessoas claras. Ocorre mais no lábio inferior em relação ao superior.

Segundo o cirurgião-dentista Ivan Tavares Faria Júnior, presidente do SOERN e buco maxilo facial, o câncer em outras regiões da boca acontece principalmente em pessoas com hábitos tabagistas. Os riscos da doença ainda aumentam mais se a pessoa também for alcoólatra.

“Atendi uma vez em São Gonçalo do Amarante uma senhora de idade que fumava cachimbo e tinha feridas na boca. O diagnóstico foi câncer de boca e em seis meses ela morreu”, relata o cirurgião buco maxilo facial.

Os fatores de riscos desse tipo de câncer são idade superior a 40 anos, vício de fumar cachimbos e cigarros, consumo de álcool, má higiene bucal e uso de próteses dentárias mal-ajustadas.

Sintomas

Segundo informações do Instituto Nacional do Câncer (Inca), o principal sintoma do câncer de Boca é o aparecimento de feridas na boca que não cicatrizam em uma semana. Os outros sintomas são ulcerações superficiais, com menos de 2 cm de diâmetro, indolores, que podem sangrar ou não, além de manchas esbranquiçadas ou avermelhadas nos lábios ou na mucosa bucal.

A pessoa que apresentar dificuldade para falar, mastigar e engolir, além de emagrecimento acentuado, dor e presença de linfadenomegalia cervical (caroço no pescoço) deve procurar um posto de saúde urgente, pois estes sintomas são sinais de câncer de boca já em estágio avançado.

Prevenção e Diagnóstico Precoce

A prevenção ainda é a melhor solução para o combate a este tipo de câncer. O diagnóstico precoce pode evitar a morte. Segundo o Dr. Ivan Tavares, o câncer de boca mata rapidamente se não for diagnosticado ainda na sua fase inicial. Ele alerta as pessoas com mais de 40 anos de idade, que são fumantes, exageram nas bebidas alcoólicas, possuem dentes fraturados ou são portadores de próteses mal-ajustadas que façam exames regularmente e fiquem de olho a qualquer aparecimento de feridas na boca.

Além de evitar o fumo e o álcool, o cirurgião buco maxilo facial recomenda que as pessoas promovam uma higiene bucal diária (escovar e passar fio dental) e consultar um dentista regularmente, pelo menos, uma vez por ano, além de manter uma dieta saudável, incluindo frutas e vegetais.

Como o Rio Grande do Norte é um Estado com alta incidência de raios ultravioletas, o Dr. Ivan Tavares alerta para o perigo do câncer de lábio. Ele recomenda as pessoas a não abusar do sol, tanto nas praias como no sertão. “As pessoas devem usar um chapéu de aba larga ou mesmo boné para evitar a exposição prolongada aos raios ultravioletas do sol, ou ainda usar protetor solar nos lábios”, explica o presidente do SOERN.

Exame Clínico da Boca

Para prevenir o câncer de boca, o exame rotineiro na cavidade bucal feito por um profissional de saúde bucal pode diagnosticar lesões no início, antes que se transformem em câncer.

As pessoas que já passaram dos 40 anos e ainda fumam e bebem são as de maiores riscos para contraírem o câncer boca, por isso, devem ficar atentas e procurar um dentista para um exame clínico de sua boca.

Tratamento

Para combater o câncer de boca, o tratamento pode incluir a cirurgia e a radioterapia de forma isolada ou associada. Para lesões iniciais, o tratamento com radioterapia tem dado bons resultados. A cirurgia, segundo o Dr. Ivan Tavares, depende da localização do tumor e das alterações funcionais provocada pelo tratamento. “Muitas vezes, dependendo do grau do avanço da doença, as cirurgias são mutiladoras, retirando até parte da língua ou mesmo o céu da boca”, relata o cirurgião buco maxilo facial.

No diagnóstico precoce e tratamento com radioterapia, o índice de cura chega em 80% dos casos, segundo o Inca.

Segundo o Inca, “a cirurgia radical do câncer de boca evoluiu com a incorporação de técnicas de reconstrução imediata, que permitiu largas ressecções e uma melhor recuperação do paciente”.

Mais informações sobre os diversos tipos de câncer podem ser obtidos no site do Inca. Acesse www.inca.gov.br