Projeto SBBrasil começa a coletar dados em novembro

Para conhecer as condições de saúde bucal dos brasileiros e subsidiar o planejamento e a avaliação das ações e serviços junto ao Sistema Único de Saúde (SUS), o mais amplo levantamento na área será realizado pelo SBBrasil 2010 do Ministério da Saúde.

O início da pesquisa de campo está prevista para novembro próximo, devendo até março de 2010 ser concluída a coleta de dados. Os resultados do levantamento com a elaboração de um relatório deverão estar disponíveis em junho do mesmo ano.

O Ministério da Saúde deverá disponibilizar o banco de dados posteriormente, via internet ou por solicitação à Coordenação Nacional de Saúde Bucal. Os dados da pesquisa também serão enviados à Organização Mundial da Saúde para fazer parte do Global Oral Data Bank (GODB), como dado oficial do Brasil para o período 2009/2010.

A pesquisa de base nacional vai abranger sete itens, como a Cárie Dentária, Condição Periodontal, Traumatismo Dentário, Condição da Oclusão Dentária, Fluorose Dentária, Edentulismo (necessidade e uso de próteses) e Condição Socioeconômica. Nesse item, o levantamento pretende verificar a utilização de serviços odontológicos e autopercepção de saúde bucal por parte da população.

Professor da UFRN coordena o SBBrasil

A coordenação nacional do projeto SBBrasil está a cargo do professor potiguar Ângelo Giuseppe Roncalli a Costa Oliveira, da UFRN. O projeto vai pesquisar à saúde bucal do brasileiro na faixa etária dos 5 as 79 anos.

Ao contrário dos três levantamentos anteriores, realizados em 1986, 1996 e 2003, o levantamento atual será realizada em domicílios, ou seja, os pesquisadores vão até as residências. A pesquisa será feita por amostragem nas cinco regiões do país (Sul, Sudeste, Centro-Oeste, Norte e Nordeste).

Para realizar o levantamento, o ministério da Saúde, através da coordenação Nacional de Saúde Bucal, gestor do projeto, criou oito Centros de Colaboradores vinculados às universidades Federais do Rio Grande do Norte, Goiás, Santa Catarina e Pernambuco, além da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Faculdade de Saúde Pública da USP e Escola Nacional de Saúde Pública da Fiocruz, ambas de São Paulo.

Os centros estão localizados em quatros regiões (Nordeste, Sudeste, Sul e Centro-Oeste) e serão parceiros da Coordenação Nacional de Saúde para realizar a pesquisa nas cinco regiões do país. A região Norte não terá nenhum centro e será atendida pelos centros do Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro e São Paulo.

A pesquisa vai abranger as 27 capitais e mais 150 municípios do interior, sorteados nas cinco regiões do país. As equipes de campo serão compostas por um examinador (cirurgião-dentista) e um anotador (que pode ser ASB, TSB ou ACS). Nos municípios com até 20 mil habitantes, vão atuar duas equipes; de 20 a 50 mil, são 3 equipes; de 50 a 150 mil, 4 equipes; acima de 150 mil, 5 equipes; na capitais, serão 10 equipes a coletar os dados.

A coordenadora do Centro de Colaboradores da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Cláudia Helena Soares de Morais Freitas, professora da Universidade Federal da Paraíba, apresentou na última sexta-feira (2), no auditório do Hemocentro Norte, na avenida Alexandrino de Alencar, em Natal, o projeto SBBrasil, que contou com a presença das coordenadoras de Saúde Bucal do Estado e Natal, de representantes do CRO-RN, SOERN e dos municípios de Parnamirim e Alto do Rodrigues.

A professora explicou que no momento a fase é de realização das oficinas de trabalho com as secretarias Estaduais e Municipais de Saúde, que vão indicar os profissionais de saúde bucal para atuarem na pesquisa.

O treinamento dos coordenadores locais e das equipes de campo acontece em outubro e novembro, quando também está previsto o inicio da coleta dos dados em domicílio. Este trabalho deve ir até março. Pelo cronograma do projeto, a partir de fevereiro inicia a análise dos dados. A divulgação do relatório e os dados da pesquisa estão previstos para junho de 2010, se tudo transcorrer normamente.

No Rio Grande do Norte, a pesquisa será feita em Natal, Parnamirim e Alto do Rodrigues. Estes dois municípios foram escolhidos por sorteios na área de abrangência do Centro de Colaboradores ligado a UFRN, que fará o levantamento em 25 municípios dos estados do Rio Grande do Norte (3), Paraíba (3), Amapá (2) e Pará (17).
O Centro Colaborador da UFRN terá 120 equipes para fazer a coleta de dados nas capitais (Natal, João Pessoa, Belém e Macapá) e nos 21 municípios do interior dos quatros estados pesquisados.

No Rio Grande do Norte, a secretaria Estadual de Saúde vai realizar o mesmo levantamento do projeto SBBrasil, mas de forma ampliado, com coleta de dados em 38 municípios, selecionados por regiões do Estado.