Candidatos a Prefeito de Natal terão encontros com a Odontologia no CRO-RN

O Sindicato dos Odontologistas do Rio Grande do Norte (SOERN) e o Conselho Regional de Odontologia do RN (CRO-RN), com apoio da Associação Brasileira de Odontologia (ABO-RN), marcaram para este mês de setembro uma série de encontros com os oito candidatos a prefeito de Natal com o objetivo de conhecer suas propostas para a saúde bucal dos natalenses.

Todos os candidatos confirmaram presença nos encontros, que serão no auditório do CRO-RN, na rua Cônego Leão Fernandes, 618, Tirol, em horários agendados com as assessorias (ver agenda abaixo). O SOERN e o CRO-RN convidaram os candidatos pela ordem que eles aparecem nas pesquisas de intenções de votos.

O primeiro encontro da categoria odontológica com os candidatos é nesta sexta-feira, dia 5 de setembro, às 11 horas. A candidata do PV, Micarla de Sousa, é a primeira a conversar com os profissionais da odontologia.

Depois seguirão Fátima Bezerra (dia 8, às 20 horas), Miguel Mossoró (dia 11, às 11 horas), Wolber Júnior (dia 16, às 11 horas), Joanilson de Paula Rego (dia 18, às 11 horas), Dário Barbosa (dia 23, às 11 horas), Sandro Pimentel (dia 25, às 11 horas) e Pedro Quithé (dia 26, às 11 horas).

“Vamos ouvir todos os candidatos e também apresentar as reivindicações dos odontologistas de Natal, uma categoria importante para a saúde da população”, afirma o presidente do SOERN, Ivan Tavares de Farias Júnior.

Para o presidente do CRO-RN, Eimar Lopes de Oliveira, os encontros são muito importantes para a categoria odontológica conhecer as propostas dos candidatos a prefeitura de Natal quanto à atenção que eles pretendem dar à saúde bucal dos natalenses.

“A saúde começa pela boca, tanto que o governo Federal criou em 2004 o ‘Brasil Sorridente’, que deixou de ser um programa de governo, para ser uma política de Estado”, explica Lopes.

“Esse contexto tem uma importância fundamental para a saúde bucal da população brasileira, muito embora nem ela, nem a categoria odontológica se deram conta do verdadeiro significado desta política”, ressalta o presidente do CRO-RN.

Plantonista do Centro de Referência Odontológica Morton Mariz, no bairro da Ribeira, Eimar Lopes diz que grande parte dos brasileiros não sabe que pode receber tratamento odontológico pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

“Outro dia veio ao centro uma senhora que fez um tratamento de canal e ficou feliz pelo atendimento”, conta Lopes. Segundo ele, a mulher comentou que sempre que doía o dente, achava que a solução era arrancá-lo.

“A senhora saiu daqui com o dente tratado e disse que se arrependia de ter arrancado os outros”, diz o presidente do CRO-RN.

“E o que é pior, pela minha experiência como plantonista, observo que muitas pessoas ainda acreditam que arrancar um dente que dói é o melhor remédio”, afirma Lopes. “Daí, a justificativa para o Brasil ter sido batizado de país dos desdentados.”

A última pesquisa sobre saúde bucal da população brasileira, realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), feita em 1998, apontaram que, até aquele ano, cerca de 30 milhões de brasileiros nunca tinham consultado um dentista. De lá para cá, o presidente do CRO-RN acredita que a situação melhorou um pouco com os investimentos que o Governo Federal fez na área odontológica, a partir da criação do programa Brasil Sorridente.

Para Lopes, os prefeitos não dão a devida atenção que merece a saúde bucal do povo. “ Na zona Norte, por exemplo, se gasta R$ 17 milhões para se construir um ginásio de esportes, mas as unidades de saúde do município estão instaladas em casas velhas, em prédios em situação precárias e com equipamentos velhos e enferrujados”, afirma o presidente do CRO-RN.

O CRO-RN e o SOERN estão realizando desde julho uma série de visitas aos postos de saúde de Natal para apresentar um relatório final, que será entregue depois ao prefeito eleito.

As entidades estão inicialmente enviando os relatórios com as denuncias de irregularidades para a Secretaria Municipal de Saúde e para a Covisa (Comissão de Vigilância Sanitária), pedindo providências.

O presidente do CRO-RN informa que, de acordo com o primeiro levantamento nacional de saúde bucal, realizado pelo Ministério da Saúde e concluído em março de 2004, o resultado ficou muito a desejar, preocupando os profissionais de odontologia.

“Precisamos melhorar e aumentar o acesso da população aos consultórios dentários da rede SUS”, afirma Lopes. “Por isso, todos nós temos de nos conscientizar na hora de elegermos um prefeito, procurando se informar sobre suas propostas e seu engajamento na solução dos problemas da cidade. E a saúde bucal da população deve ser uma preocupação de qualquer prefeito que venha a se eleger, não só em Natal, mas em todo o Rio Grande do Norte”, salienta o presidente do CRO-RN.

Pelo levantamento, 13% dos adolescentes nunca foram ao dentista, 20% da população brasileira já perdeu todos os dentes e 45% dos brasileiros não têm acesso regular a escova de dente.

Agenda Encontros dos candidatos a prefeito de Natal com a Odontologia

Data                   horário        Nome do Candidato        Partido

05-09 - sexta        11 h        Micarla de Sousa         PV

08-09 - segunda   20 h          Fátima Bezerra           PT