Posse da nova diretoria do CRO-RN para a gestão 2008/2010

O Conselho Regional de Odontologia do Rio Grande do Norte (CRO-RN) realiza na próxima quinta-feira, dia 7 de agosto, às 20 horas, no Versailles Recepções da sede do América, Tirol, a festa de posse dos novos conselheiros eleitos em oito de maio último.

A atual diretoria do CRO-RN, cujo presidente é o cirurgião-dentista Eimar Lopes Oliveira, foi reeleita para mais um mandato de dois anos à frente da autarquia federal.

A festa de posse terá a presença do presidente Conselho Federal de Odontologia (CFO), Miguel Álvaro Santiago Nobre, e presidentes dos Conselhos Regionais de Odontologia do país que foram convidados para a solenidade.

Os conselheiros efetivos que tomam posse são: Eimar Lopes de Oliveira, José Ferreira Campos Sobrinho, Marcílio Dias Chaves de Oliveira, Gláucio de Morais e Silva e Rômulo Dias de Oliveira.

Os suplentes são: Eduardo Zilson da Costa Freire, Fábio Martins, Jaldir da Silva Cortez, Rosângela Pinheiro da Costa e Tarcísio de Brito Guerra.

Os CROs são autarquias federais criados em 1964 para fiscalizar o exercício profissional dos cirurgiões-dentistas e supervisionar o cumprimento dos preceitos éticos da odontologia.

“Os conselhos atuam principalmente em defesa da sociedade, fiscalizando o exercício profissional dos dentistas e o cumprimento dos preceitos éticos da odontologia, podendo punir os CDs que cometeram infrações com advertências e até cassação do exercício profissional, dependendo da gravidade do delito”, afirma Lopes.

Segundo o presidente do CRO-RN, qualquer cidadão pode recorrer ao conselho quando tiver qualquer problema no atendimento odontológico, tanto público ou privado.

O presidente do CRO-RN explica que nessa segunda gestão da atual diretoria, além da fiscalização de praxe para coibir o exercício ilegal da profissão e o desrespeito ao Código de Ética da Odontologia, a autarquia vai intensificar as visitas aos postos de saúde da rede do Sistema Único de Saúde (SUS).

“Vamos verificar as condições de trabalho dos cirurgiões-dentistas e também como está o atendimento da população nas unidades de Saúdes e nos CEOs (Centros de Especialização Odontológica)”, disse Lopes.