Dia Internacional da Radiologia: importância do profissional no cuidado da saúde bucal
Nesta data, o Conselho Federal de Odontologia e os 27 Conselhos Regionais de todo país parabenizam os radiologistas odontológicos, que realizam trabalho essencial para o diagnóstico preciso e planejamento de tratamentos que preservam vidas e sorrisos.
O Dia Internacional da Radiologia homenageia os profissionais que transformam imagens em diagnósticos precisos e salvam vidas por meio da tecnologia. A data comemorada hoje, 8 de novembro, relembra a descoberta dos raios X, em 1895, pelo físico alemão Wilhelm Conrad Röntgen, um marco que revolucionou a Saúde e abriu caminho para o desenvolvimento de exames de imagem fundamentais na prática médica e odontológica.
O Conselho Federal de Odontologia e os 27 Conselhos Regionais de todo país parabenizam os radiologistas brasileiros, profissionais que possuem papel fundamental na interpretação de imagens radiográficas e emissão de laudos para que sejam realizados diagnósticos precisos e indicados os tratamentos mais adequados para cada paciente de forma individualizada. Em especial, nesta data, o Sistema Conselhos de Odontologia destaca a importância dos cirurgiões-dentistas especialistas em Radiologia Odontológica e Imaginologia, que atuam com dedicação para contribuir com a saúde bucal da população.
A Radiologia Odontológica e Imaginologia é uma das 24 especialidades odontológicas regulamentadas no Brasil. A Resolução CFO 63 de 2005, que trata da Consolidação das Normas da Odontologia, caracteriza como objetivo central da especialidade “a aplicação dos métodos exploratórios por imagem com a finalidade de diagnóstico, acompanhamento e documentação do complexo buco-maxilo-facial e estruturas anexas”. Dados estatísticos do Conselho Federal de Odontologia indicam que há mais de 5.936 especialistas inscritos junto aos 27 CROs de todo país.
As áreas de competência para atuação do cirurgião-dentista especialista em Radiologia Odontológica e Imaginologia incluem: a) obtenção, interpretação e emissão de laudo das imagens de estruturas buco-maxilo-faciais e anexas obtidas, por meio de: radiografia convencional, digitalizada, subtração, tomografia convencional e computadorizada, ressonância magnética, ultrassonografia, e outros; e, b) auxiliar no diagnóstico, para elucidação de problemas passíveis de solução, mediante exames pela obtenção de imagens e outros.
O presidente da Associação Brasileira de Radiologia Odontológica e Diagnóstico por Imagem (ABRO), Hugo Ricardo Rosin, ressalta a importância dos radiologistas odontológicos: “O Dia do Radiologista representa mais do que uma data comemorativa, é um reconhecimento à especialidade que sustenta o início de todo tratamento Odontológico de excelência: o diagnóstico. Celebrar essa data é valorizar o papel silencioso, porém indispensável, que a radiologia exerce dentro da Odontologia brasileira”.
Avanço tecnológico
A Radiologia Odontológica faz uso de recursos tecnológicos de ponta, garantindo mais qualidade e precisão para os exames. Com o avanço das técnicas de imagem, como a radiografia digital, a ultrassonografia, a tomografia computadorizada e a ressonância magnética, o trabalho dos radiologistas tornou-se ainda mais preciso, permitindo diagnósticos antecipados e tratamentos mais eficazes.
“A radiologia odontológica é uma das especialidades que mais evoluiu nas últimas décadas. O avanço das técnicas digitais, da tomografia computadorizada de feixe cônico e da inteligência artificial vem ampliando nossa capacidade diagnóstica e fortalecendo a prática clínica de todo o setor”, complementa Hugo Ricardo Rosin.
A importância no diagnóstico
A Radiologia Odontológica é uma especialidade fundamental para identificação e acompanhamento de inúmeras doenças do complexo maxilo-facial. A especialidade revolucionou o diagnóstico odontológico ao permitir uma visão tridimensional e dinâmica das estruturas faciais. Hoje, com exames de alta resolução e softwares de reconstrução avançados, é possível planejar com precisão cirurgias, reabilitações orais e procedimentos estéticos, reduzindo riscos e aumentando a previsibilidade.
A professora Tessa Botelho, mestre e especialista em Radiologia Odontológica e Imaginologia, destaca que os exames radiológicos deixaram de ser apenas complementares para se tornarem o centro do processo diagnóstico e de tomada de decisão terapêutica, contribuindo ainda para a prevenção e detecção precoce de doenças orais.
“A Radiologia é o principal instrumento para identificar alterações em estágios iniciais, muitas vezes antes de qualquer manifestação ou sintoma clínico. Por meio dos exames de imagem, conseguimos detectar processos inflamatórios, císticos e neoplásicos precoces, aumentando as chances de tratamento conservador e de prognósticos mais favoráveis. É um elo essencial entre a prevenção e a conduta clínica assertiva”, complementa Tessa Botelho.
É através da Radiologia que o cirurgião-dentista consegue avaliar estruturas internas dos dentes, ossos e tecidos de suporte, auxiliando no diagnóstico de cáries ocultas, infecções, alterações ósseas, mau posicionamento dentário, informações fundamentais para o planejamento de procedimentos como implantes, cirurgias e tratamentos ortodônticos. Os exames de imagem também podem identificar tumores orofaciais, sendo fundamentais também para salvar vidas.
“Todo tratamento de sucesso começa com um diagnóstico de excelência, e é esse propósito que move diariamente os radiologistas odontológicos brasileiros, que unem ciência, precisão e sensibilidade”, pontua o vice-presidente da ABRO e integrante da Comissão de Educação do CFO, Maurício Barriviera.
Trabalho conjunto em favor do paciente
O profissional especialista em Radiologia Odontológica e Imaginologia atua como um integrador do conhecimento. É ele quem interpreta as imagens e traduz achados complexos em informações claras e úteis para o clínico e os especialistas nas mais diversas áreas da Odontologia. Na prática, ele trabalha em conjunto com o colega cirurgião-dentista que realizou a solicitação do exame, em favor da saúde do paciente.
“O trabalho conjunto permite diagnósticos mais precisos e condutas mais seguras. A Radiologia é, portanto, o ponto de encontro entre as especialidades e o radiologista é o profissional que tem uma visão diagnóstica colaborativa para que o paciente possa receber o tratamento mais adequado para o quadro clínico revelado e interpretado nas imagens”, conclui a professora e cirurgiã-dentista Tessa Botelho.