Notícias

  1. CRO RN
  2. Notícias

Faculdade de Odontologia da USP comemora 125 anos em sessão solene na ALESP

Faculdade de Odontologia da USP comemora 125 anos em sessão solene na ALESP

Com uma história marcada pela excelência nas atividades de ensino e pesquisa científica, a FOUSP está hoje entre as melhores faculdades de Odontologia do mundo

A Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo (USP) realizou, na sexta-feira (10/10), parte das comemorações pelo seu aniversário de 125 anos durante sessão solene na Assembleia Legislativa de São Paulo. A história da FOUSP é um capítulo importante da história da Odontologia brasileira, sendo que hoje a faculdade consagra-se como uma das mais bem avaliadas do mundo. A solenidade na ALESP contou com a presença de representantes do Conselho Federal de Odontologia e demais entidades representativas da Odontologia no estado e no país.

A USP foi representada na mesa solene do evento pelo Prof. Dr. Giulio Gavini, diretor da Faculdade de Odontologia; Profa. Dra. Marina Helena Cury Gallottini, secretária geral da USP; Profa. Dra. Míriam Debieux Rosa, Pró-Reitora Adjunta de Inclusão e Pertencimento; e Profa. Dra. Marília Seelaender, ouvidora Geral da USP.  Eles foram recepcionados pelo deputado estadual Emídio de Souza, proponente da sessão solene. 

Completando a composição da mesa, ainda estavam a secretária de Informação e Saúde Digital do Ministério da Saúde, Profa. Dra. Ana Estela Haddad; o presidente do Conselho Federal de Odontologia, Claudio Miyake; e o presidente do Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CROSP), Rogério Adib Kairalla.

O conselheiro federal do CFO, Samir Najjar, também esteve presente na solenidade.

Homenagem

Durante a sessão solene em comemoração aos 125 anos da Faculdade de Odontologia da USP foi realizada a Outorga de Colar de Honra ao Mérito Legislativo à Instituição, conferido pela Assembleia Legislativa “a pessoas naturais ou jurídicas, brasileiras ou estrangeiras, civis ou militares, que tenham atuado de maneira a contribuir para o desenvolvimento social, cultural e econômico de nosso Estado, como forma de prestar-lhes, pública e solenemente, uma justa homenagem”. A honraria foi recebida pelo Prof. Dr. Giulio Gavini, diretor da Faculdade de Odontologia.

Discursos

Em seu discurso, o diretor da Faculdade de Odontologia, Prof. Dr. Giulio Gavini, relembrou os pontos mais relevantes da história da FOUSP e informou dados que demonstram a grandeza da instituição. “O patrimônio material e imaterial da FOUSP permanece como fonte de identidade e aprendizado. Nossa história não é um álbum, é uma bússola”, destacou. “125 anos depois, a FOUS continua fiel ao gesto inaugural: abrir portas. Abrimos portas porque acreditamos que a boa universidade é que transforma vida de quem a frequenta e, por meio dessas vidas, transforma sociedade”, concluiu.

A secretária de Informação e Saúde Digital do Ministério da Saúde, Profa. Dra. Ana Estela Haddad, que é Professora Titular do Departamento de Ortodontia e Odontopediatria da FOUSP, fez um discurso emocionado, parabenizando ao corpo docente e discente, além de funcionários, pelos 125 anos da Faculdade. “Quero pedir licença para me congratular e dizer a todos e todas que estão aqui, professores e colegas técnico-administrativos, que constroem todo dia a FOUSP, e alunos, que eu acho que estamos muito unidos hoje, declarando o nosso amor à FOUSP. Viva a FOUSP!”.

O presidente do CFO, Claudio Miyake, que concluiu o mestrado em Odontologia pela FOUSP, ressaltou a importância da instituição para a Odontologia brasileira: “Este momento é de comemoração, mas, principalmente, de agradecimento a todos que colaboraram, nesses 125 anos de existência da FOSUP, para essa história de sucesso. A FOUSP colaborou, colabora e irá colaborar, de forma significativa, com a qualidade da Saúde Bucal da nossa população, por meio da formação de excelência que oferece. É um privilégio estar aqui na manhã de hoje e participar dessa solenidade tão importante”.

O presidente do Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CROSP), Rogério Adib Kairalla, parabenizou a FOUSP por seus 125 anos de existência. “É com enorme satisfação que estou aqui como presidente do Conselho Regional de Odontologia de São Paulo representando os cirurgiões-dentistas e demais profissões, auxiliares da Odontologia paulista nessa solenidade. Em prol de uma das mais respeitadas faculdades de Odontologia do Brasil e do mundo, segundo classificação de diversos órgãos nacionais e internacionais de avaliação, pois dela saem profissionais formados com excelência dentro dos princípios científicos e técnicos, bem como éticos e humanitários, qualidades fundamentais para o exercício da Odontologia no seu maior compromisso que é o bom atendimento à nossa população”, pontuou.

O deputado Emídio de Souza destacou que a sessão solene em homenagem à FOUSP é também uma homenagem à ciência brasileira e completou: “Hoje eu venho aqui falar com muito orgulho sobre uma instituição que é símbolo de educação pública de qualidade no nosso país: a Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo que está completando 125 anos. São mais de um século de história formando profissionais, cuidando da saúde bucal da população, fazendo ciência e acima de tudo colocando a Universidade a serviço do povo. (...) A história da FOUSP é a prova que a educação pública tem que ser prioridade de qualquer governo, tem que ser política de Estado”.

História da FO-USP

Tudo começou em 7 de dezembro de 1900, quando a antiga Escola Livre de Farmácia, na cidade de São Paulo, criou a primeira cadeira de Prótese Dentária. Poucos anos depois, em 1902, a instituição passou a se chamar Escola de Farmácia, Odontologia e Obstetrícia de São Paulo, tendo sido integrada à Universidade de São Paulo em 1934.

Em 1962, o desmembramento das áreas de Farmácia e Odontologia deu origem à Faculdade de Odontologia da USP. Na década de 1980, com a transferência definitiva para o campus da no Campus Universitário Armando Salles de Oliveira, a FOUSP inaugurou modernas clínicas e laboratórios. São 49 mil metros quadrados e área edificada de 22.113,89 metros quadrados.

Hoje, a FOUSP é considerada centro de referência não somente pelo ensino, mas pela pesquisa, sendo composta por sete departamentos: Biomateriais e Biologia Oral; Cirurgia, Prótese e Traumatologia Maxilofaciais; Dentística; Estomatologia; Odontologia Social; Ortodontia e Odontopediatria; Prótese. Além disso, são 127 docentes, 156 servidores, 674 alunos de graduação e 304 alunos de pós-graduação.

Referência internacional

A graduação em Odontologia da USP (Universidade de São Paulo), representada pela Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB), pelo Centrinho do HRAC (Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais), pela Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto (FORP) e pela Faculdade de Odontologia (FO), foi classificada em primeiro lugar no EduRank 2025, um ranking independente, baseado em métricas, abrangendo 14.131 universidades de 183 países. Essa é a segunda vez consecutiva em que a USP é classificada como a melhor do mundo em Odontologia, dentro do ranking “Best Dental Schools in the World”, superando diversas universidades internacionalmente reconhecidas. 

A USP também apareceu entre as 50 melhores universidades de Odontologia do mundo no QS World University Rankings, tendo sido classificada em 13º lugar. O QS World University Rankings, publicado pela Quacquarelli Symonds (QS) do Reino Unido, avalia as universidades com base em critérios, como reputação acadêmica, reputação com empregadores, citações por docente, proporção de docentes e estudantes internacionais, entre outro

Outras Notícias