Notícias

  1. CRO RN
  2. Notícias

Dia do Servidor Público: 145 mil profissionais da Odontologia atuam no SUS e realizaram mais de 30 milhões de atendimentos apenas no primeiro semestre de 2025

Dia do Servidor Público: 145 mil profissionais da Odontologia atuam no SUS e realizaram mais de 30 milhões de atendimentos apenas no primeiro semestre de 2025

Dados atualizados Estação de Pesquisa de Sinais de Mercado (EPSM)/ObservaRH apontam que há mais de 82 mil cirurgiões-dentistas na rede pública de saúde em todo país; quadro conta ainda com auxiliares e técnicos de Saúde Bucal e Prótese Dentária

O Brasil possui hoje 145 mil profissionais da Odontologia com pelo menos um vínculo de atuação no Sistema Único de Saúde (SUS). São milhares de profissionais que exercem a Odontologia diariamente, no âmbito da rede pública, para levar mais saúde bucal, dignidade e qualidade de vida à população brasileira. 

Por esse motivo, neste dia 28 de outubro, quando é comemorado o Dia do Servidor Público no Brasil, o Sistema Conselhos de Odontologia, composto pelo Conselho Federal de Odontologia (CFO) e os 27 Conselhos Regionais de todo país, homenageia a todos os profissionais, entre cirurgiões-dentistas, técnicos e auxiliares em Saúde Bucal e Prótese Dentária, que trabalham dentro do SUS para que milhões de brasileiros possam sorrir com mais saúde. 

Dados parciais da Coordenação Geral de Saúde Bucal do Ministério da Saúde mostram que apenas no primeiro semestre de 2025, foram mais de 30 milhões de atendimentos odontológicos na rede do Sistema Único de Saúde. Em todo o ano de 2024 foram 54 milhões.

As estatísticas que indicam o número de profissionais da Odontologia com atuação no SUS estão disponíveis no painel Força de Trabalho em Saúde (FTS) no Brasil, desenvolvido pela Estação de Pesquisa de Sinais de Mercado (EPSM)/ObservaRH, um centro de pesquisa acadêmica e de mercado, que integra o Núcleo de Educação em Saúde Coletiva da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (NESCON/FM/UFMG) e a Rede de Observatórios de Recursos Humanos em Saúde da OPAS/OMS. O painel foi construído a partir dos dados do Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES) do Ministério da Saúde (MS) e inclui todas as áreas da Saúde, sendo que os dados referentes a Odontologia foram alimentados com apoio do Conselho Federal de Odontologia. 

A plataforma indica que o SUS conta com 82.079 cirurgiões-dentistas, 1.749 técnicos em Prótese Dentária, 12.163 mil técnicos em saúde bucal, 48.603 auxiliares em Saúde Bucal e 461 auxiliares em Prótese Dentária. Os números são referentes à última atualização, datada de 31 de janeiro de 2025, abrangendo todos os profissionais com pelo menos um vínculo com o SUS (administração pública direta ou privado conveniado/contratualizado). Não há dados que indiquem exclusivamente o percentual de servidores públicos dentro deste universo. 

O tesoureiro do Conselho Federal de Odontologia, Elio Silva Lucas, destaca a dedicação, compromisso e sensibilidade dos profissionais da Odontologia no SUS, que constroem diariamente um serviço público mais humano e acessível. 

“A atuação desses profissionais vai além dos consultórios. Eles promovem saúde, previnem doenças, acolhem histórias e cuidam de sorrisos, que são muitas vezes, o reflexo da dignidade e da autoestima de cada cidadão. Neste Dia do Servidor Público, reafirmamos nosso respeito, admiração e gratidão a cada profissional da Odontologia que atua no SUS. Uma parte essencial da construção de um sistema público mais justo, inclusivo e eficaz”, pontua.

O presidente da Federação Interestadual dos Odontologistas (FIO), Anselmo Dantas, destaca que os servidores públicos da área da Odontologia, presentes em cada região do Brasil, desempenham um papel imprescindível na garantia dos direitos da população de acesso aos serviços de saúde bucal, atuando com eficiência e respeito aos pacientes.

“O comprometimento desses profissionais ultrapassa as funções administrativas ou operacionais. São indivíduos que enfrentam diariamente desafios, muitas vezes com recursos limitados, mantendo sempre a dedicação, a ética e o senso de responsabilidade”, complementa. 

Mais do que tratar dores e restaurar sorrisos, os profissionais da Odontologia no setor público exercem um papel educador e preventivo, contribuindo para a redução de índices de cárie, doenças periodontais e outras condições que impactam diretamente a saúde geral da população. Em hospitais, unidades de saúde da família, centros de especialidades odontológicas e escolas, sua presença é essencial para o funcionamento dos serviços de atendimento odontológico no SUS.

Trabalho que impacta sorrisos e vidas

Os profissionais da Odontologia que atuam no SUS são protagonistas silenciosos de uma transformação constante no cuidado da saúde bucal dos brasileiros. Por meio de programas de atenção básica e atendimentos especializados, os servidores garantem o acesso ao tratamento odontológico de qualidade, fazendo a diferença na vida das pessoas, especialmente nas comunidades mais vulneráveis. 

Dados parciais da CGSB para esse ano de 2025 indicam a realização de mais de 30 milhões de atendimentos só no primeiro semestre do ano. Nas unidades de Atenção Primária à Saúde (APS), foram realizadas cerca de 8 milhões de primeiras consultas, 4 milhões de tratamentos concluídos, 9 milhões de participantes em atividades de educação em saúde bucal, 3 milhões em atividades de escovação supervisionada e mais de 500 mil beneficiados com próteses dentárias. Nos Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs), foram mais de 3 milhões de atendimentos até junho deste ano.

Já no ano de 2024, foram mais de 54 milhões de atendimentos, sendo 46.1 milhões apenas nas unidades de Atenção Primária à Saúde (APS) com mais de 8 milhões de tratamentos odontológicos concluídos e 13 milhões de primeiras consultas realizadas. Além disso, 16 milhões de pessoas foram impactadas por atividades de educação em saúde bucal, 7 milhões participaram de atividades de escovação supervisionada e mais de 1 milhão de pacientes foram beneficiados com atendimentos envolvendo oferta de próteses dentárias. Já nos CEOs, foram mais de 8 milhões de atendimentos. 

Dia do Servidor

A data foi inicialmente criada através do Decreto-Lei Nº 5.936/1943, pelo então presidente da república Getúlio Vargas, com a denominação de Dia do Funcionário Público. Em 1990, com a introdução do regime jurídico único dos servidores públicos federais, através da Lei 8.112/90, a expressão funcionário público foi substituída por servidor público. 

O presidente da Federação Nacional dos Odontologistas (FNO), Ailton Coelho de Ataíde Filho, cumprimenta os profissionais da Odontologia que, com dedicação, ética e compromisso atuam no serviço público em todo o país.  

“Seja na atenção básica, nos centros especializados ou em ações de saúde coletiva, cirurgiões-dentistas, auxiliares e técnicos em saúde bucal e auxiliares e técnicos em prótese dentária, desempenham papel essencial na promoção da saúde da população brasileira, como verdadeiros agentes de transformação social, garantindo o direito à saúde bucal como parte inseparável da saúde integral. Neste dia reforçamos nosso reconhecimento e gratidão por cada profissional que escolheu servir ao público com excelência mesmo diante dos desafios enfrentados”, conclui.

 

Outras Notícias