ALESP realiza lançamento da frente Parlamentar pela Saúde Bucal no Estado de São Paulo

ALESP realiza lançamento da frente Parlamentar pela Saúde Bucal no Estado de São Paulo
Conselho Federal de Odontologia participou de solenidade que contou com a presença de diversas autoridades e entidades representativas da Odontologia no estado e no país
A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (ALESP) realizou, nesta quinta-feira (22), o lançamento oficial da Frente Parlamentar Pela Saúde Bucal no Estado de São Paulo, que tem como missão fortalecer o debate, a produção legislativa e as políticas públicas voltadas à promoção da saúde bucal no estado. O evento foi coordenado pelo deputado Mauro Bragato e contou com a presença de diversas autoridades e entidades representativas da Odontologia no estado e no país. O Conselho Federal de Odontologia (CFO) participou do evento, representado pela conselheira federal Sandra Silvestre.
A Frente Parlamentar Pela Saúde Bucal tem como objetivos principais estimular a criação, o apoio e o aprimoramento de projetos de lei que ampliem o acesso à saúde bucal, além de propor diretrizes para políticas públicas baseadas em evidências científicas, com foco na prevenção e no tratamento adequado das doenças bucais. Também busca sensibilizar gestores públicos sobre a importância do tema, garantindo sua inclusão nos planos e orçamentos do governo estadual, e apoiar programas de prevenção, diagnóstico e tratamento, sempre fundamentados nas melhores práticas científicas e adaptados às necessidades da população paulista.
“A saúde bucal é muitas vezes negligenciada nas políticas públicas, mesmo sendo determinante para a saúde geral das pessoas. Queremos mudar essa realidade com ações efetivas, projetos de lei e parcerias com quem entende do tema: universidades, profissionais da área, conselhos de classe e os municípios”, destaca o deputado Mauro Bragato, coordenador da Frente Parlamentar.
Criada oficialmente por meio de ato publicado dia 25 de abril, a Frente Parlamentar é composta por um total de 25 deputados e se propõe a ser um espaço de articulação entre o Poder Legislativo, a sociedade civil e as entidades representativas da Odontologia. A conselheira federal Sandra Silvestre destacou a importância da iniciativa, durante sua fala na mesa solene do evento.
“O Brasil é o país com o maior número de cirurgiões-dentistas do mundo e destaca-se pela qualidade da nossa Odontologia. Queremos ser destaque também em Saúde Bucal no setor público e iniciativas como essa, da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, de criação da Frente Parlamentar Pela Saúde Bucal, são fundamentais para alcançarmos esse objetivo”, pontuou a conselheira Sandra Silvestre, que também representou o presidente do CFO, Claudio Miyake.
O coordenador-geral de Saúde Bucal, o cirurgião-dentista Edson Hilan Gomes de Lucena, também prestigiou o evento: “A Política Nacional de Saúde Bucal - Brasil Sorridente, que completou 20 anos, é um marco civilizatório para a odontologia pública. Apresenta diversos desafios e uma ação como essa, como a Frente Parlamentar pela Saúde Bucal, é histórico e extremamente importante para seguirmos avançando. É um espaço de articulação intersetorial, de proposições, de monitoramento e fiscalização do cumprimento do direito à saúde. Vai promover o diálogo com a sociedade. Portanto, essa é uma iniciativa que vai fortalecer a Saúde Bucal no SUS”, pontuou.
O Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CROSP) foi representado pelo conselheiro Marco Manfredini, que representou presidente Rogério Adib Kairalla. Ele elogiou a iniciativa do deputado Mauro Bragato e dos outros 25 deputados na criação da Frente Parlamentar, destacando a importância do aumento da participação dos gastos em Saúde Bucal no orçamento da Saúde do governo estadual, a necessidade da designação imediata de uma coordenação estadual de saúde bucal, assim como de coordenadores regionais. “Há também a necessidade de uma articulação entre as três esferas do governo, federal, estadual e municipal, no sentido de que haja uma melhoria na qualidade do cuidado prestado à população no estado. Quero destacar também a importância da presença do CFO e da APCD na Frente Parlamentar de Saúde Bucal, pois a união das entidades fortalecerá seu funcionamento”, ressaltou.
Mesa solene
Também compuseram a mesa solene do evento: Marta Lopes de Paula Cipriano, coordenadora municipal de saúde bucal da cidade de SP, representando o secretário Luiz Carlos Zamarco; Anis Ghattás Mitri Filho, presidente da AHOSP (Associação dos Hospitais e Serviços de Saúde do Estado de São Paulo); Raul Guimarães, reitor da Unesp. A USP foi representada pela Profa. Dra. Marli Quadros Leite, pró-reitora de Cultura e Extensão Universitária; Prof. Giulio Gavini, Diretor da Faculdade de Odontologia; e Prof.ª Dr.ª Fernanda Campos De Almeida Carrer, Coordenadora do Grupo de Pesquisa em Formulação de Políticas Públicas de Saúde Bucal.
Ainda na mesa solene estavam Wilson Galhego, do Projeto Sorriso Feliz; Celso Zibovinski, representando a ABRASBUCO (Associação Brasileira de Saúde Bucal Coletiva); Prof. Dr. Paulo Henrique Braz da Silva, representando a ABENO (Associação Brasileira de Ensino Odontológico); e Fernanda Katsuragi, nutricionista clínica, terapeuta homeopata, professora universitária de Nutrição Clínica e Terapias Integrativas.
Outras entidades representadas
Também estiveram no evento Wilson Chediek, presidente da Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas (APCD); Joel Sakamoto, interlocutor de Saúde Bucal da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, representando o secretário Eleuses Paiva; e Patrícia Garcia, diretora da Faculdade de Odontologia da UNESP Araraquara, além de vereadores de diversos municípios paulistas e outras autoridades.