Notícias

  1. CRO RN
  2. Notícias

SOERN e CRO-RN realizam a II Conferência Livre de Saúde Bucal e definem 50 propostas à Conferência Nacional de Saúde

SOERN e CRO-RN realizam a II Conferência Livre de Saúde Bucal e definem 50 propostas à Conferência Nacional de Saúde
Profissionais de odontologia na Conferência Livre de Saúde Bucal, auditório Escola de Saúde Pública

O SOERN e o CRO-RN realizaram em parceria a II Conferência Livre de Saúde Bucal, na sexta-feira, 14, no auditório da Escola de Saúde Pública do RN, antigo CEFOPE, em Natal, num evento que foi preparatório para 17° Conferência Nacional de Saúde, que acontece entre os dias 2 a 5 de julho de 2023, em Brasília.

A Conferência Nacional de Saúde é realizada de quatro em quatro anos pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS), juntamente com o Ministério da Saúde.

As conferências municipais aconteceram entre outubro de 2022 e março de 2023, enquanto a Conferência Estadual no Rio Grande do Norte está marcada os dias 23, 24 e 25 de maio, em Natal. Ambas são preparatórias para a Nacional, cujo tema este ano é “Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia – Amanhã vai ser outro dia”.

A II Conferência Livre de Saúde Bucal do SOERN e CRO-RN teve o objetivo de discutir e elencar as propostas para a qualificação da Saúde Bucal no Sistema Único de Saúde (SUS).

O evento realizado durante o dia todo na sexta-feira atraiu cerca de 100 profissionais de odontologia, entre dentistas e auxiliares, além de estudantes, que discutiram e elaboram 50 propostas para serem levadas às conferências Estadual e Nacional de Saúde.

A presidente do CRO-RN, Dra. Jane Nóbrega, na abertura da conferência livre, falou da importância dos profissionais de odontologia de participarem dos conselhos municipais de saúde. Ela lembrou que já fez parte do Conselho Municipal de Saúde de Macaíba.

E acrescentou que lá em Macaíba, junto outros colegas de conselho, fizeram a parte de informar ao gestor da importância da odontologia para a população.

“Infelizmente, muitos gestores não veem a Odontologia como prioridade, tanto na parte de assistência odontológica, como também na parte de pagamento do piso salarial, de salários dignos para todos os profissionais de odontologia”, afirma a presidente do CRO-RN.

O presidente do SOERN, Ivan Tavares, em sua fala inicial indagou aos presentes: “Quem é que não está lutando nesse momento por melhores salários?”

E destacou em seguida: “nós estamos sendo massacrados, nós não estamos sendo reconhecidos, e eu vivo repetindo aos gestores de algumas cidades do Rio Grande do Norte, que enquanto a rede base de saúde não funciona, é a alta complexidade que tem que dá conta, dos pacientes que escapam. Quando passam da gente, vai para o cirurgião da Cabeça e Pescoço, vai para o cirurgião Torácico, se gasta muito mais, e alguns ficam vivos”.

“A Odontologia está sendo desrespeitada por falta de conhecimento, que na realidade, nunca houve nos gestores e quiçá pela população”, diz o presidente do SOERN.       

Mas o doutor Ivan Tavares também diz que há uma esperança no novo governo, que já pensou na boca do povo, na saúde do povo. “E a gente tem esta esperança renovada. Só que a gente não pode ter a esperança do esperar, a esperança de ficar esperando cai do céu. Inclusive do nosso salário. A gente tem que ter a esperança de esperançar.

“Nós temos que construir nossa esperança, a gente tem que dar cabo ao nosso próprio destino, a gente tem que construir o que nós queremos, é por isso que a gente está aqui”, ressaltou o presidente do SOERN, agradecendo a presença dos dentistas e desejando a todos um bom trabalho na elaboração das propostas da odontologia potiguar.

Ainda durante o evento o presidente do sindicato dos Odontologistas chamou atenção para a importância das conferências de saúde nos três níveis, municipal, estadual e nacional, e comentou que só havia duas opções, ter vergonha ou ter dignidade.

“A gente escolheu lutar por dignidade! Estamos aqui pra lutar por um SUS mais digno para os trabalhadores e para o povo", afirmou Tavares

O EVENTO

Depois da abertura da conferência, a vice-presidente do Conselho Estadual de Saúde (CES/RN), a cirurgiã-dentista Jomara Carneiro, apresentou a palestra com o tema da Conferência Nacional de Saúde: "Garantir a cidadania, com saúde bucal, defendendo o SUS, a vida e a democracia".

A dentista de Caicó, representante do CRO-RN na região do Seridó, falou sobre o SUS e a Conferência Nacional de Saúde, destacando aspectos para se ter um SUS mais qualificado, mas também teceu críticas aos retrocessos que aconteceram nos últimos anos na Política de Saúde Bucal.

"Saúde é democracia. Não se faz saúde bucal sem o povo", destacou a vice-presidente do CES e coordenadora da II Conferência Livre de Saúde Bucal do SOERN e CRO-RN.

Depois da palestra de Jomara, houve um debate com a participação das cirurgiãs-dentistas Samara Martins da Silva (debatedora) e Jônia Cybele Santos Lima (mediadora). A Dra. Samara destacou a importância da cidadania dos profissionais na luta por saúde bucal de qualidade e disse que há uma disputa ideológica de que o SUS não presta.

“Essa ideologia de vender saúde como mercadoria. A nossa participação política é para além do nosso consultório. Precisamos de Política de Estado e não de governo para garantir os direitos das pessoas e não permitir retrocessos", afirmou Samara.

Para a mediadora, Jônia Lima, “a política faz parte da nossa atuação como profissionais de odontologia, da nossa formação em Saúde”.

E conclui: “não podemos negar esse lugar como profissionais da Saúde Bucal do SUS. Ser contra a precarização e pelos direitos dos usuários. Temos que ter uma olhar de inquietação sempre".

Fizeram parte da mesa de abertura do evento o presidente do SOERN, Ivan Tavares, e a presidente do CRO-RN, Jane Nóbrega, além da coordenadora Municipal de Saúde Bucal de Natal, Rossana Costa, a representante da Secretaria Estadual de Saúde (SESAP), Lilia Bezerril, da coordenação Estadual de Saúde Bucal, e a professora da UFRN, Geórgia Sousa.
 

GRUPOS DE DISCUSSÕES

O período da tarde da conferência foi dedicado as discussões das propostas e os participantes foram divididos em 4 grupos temáticos liderados pelas dentistas Geórgia de Sousa, professora da Universidade Federal do RN, Jomara Carneiro, Jônia Lima e Jane Morais.

Nestes grupos as propostas foram sendo discutidas e ao final foram selecionadas 50 delas para serem apresentadas nas Conferências Estadual e Nacional de Saúde.

Confira a galeria de fotos clicando aqui

Outras Notícias