Notícias

  1. CRO RN
  2. Notícias

CRO-RN interdita eticamente 10 consultórios em Mossoró, Baraúna, Tibau e Governador Dix-Sept Rosado

CRO-RN interdita eticamente 10 consultórios em Mossoró, Baraúna, Tibau e Governador Dix-Sept Rosado
Consultório da UBS João Raimundo de Holanda, em Governador Dix-Sept Rosado, interditado

A Equipe de Fiscalização do CRO-RN visitou seis municípios no período de 3 a 8 de abril, fiscalizando 30 unidades básicas de saúde e dois Centros de Especialidades Odontológicas em Mossoró. Foram 10 interdições éticas em consultórios, sendo seis nos CEOS, duas em UBS de Baraúna , uma em UBS de Tibau e outra em UBS de Governador Dix-Sept Rosado.

As interdições éticas foram por problemas de insalubridades nos consultórios, principalmente por infiltrações nas paredes e tetos, mofo.

•       BARAÚNA  - visitadas 6 UBSs – 2 Interdições Éticas;
•       TIBAU                     - visitadas 3 UBSs – 1 Interdição Ética;
•       GROSSOS       - visitadas 2 UBSs – sem nenhuma interdião;
•       GOVERNADOR DIX-SEPT ROSADO – visitadas 3 UBSs – 1 Interdição Ética;
•       AREIA BRANCA     - visitadas 3 UBSs – sem nenhuma interdição;
•       MOSSORÓ     - visitada 1 UBS e 2 CEOs – Foram oito consultórios fiscalizados e cinco foram interditados.

MOSSORÓ

Em Mossoró, a fiscalização do CRO-RN ainda visitou duas instituições de ensino e seis clínicas privadas.

No CEO II Dr. José Azevedo, na Rua Luiz Teotônio de Paula, no bairro do Aeroporto, foram interditados o expurgo e esterilização, além dos consultórios de Endodontia e de Pacientes com Necessidades Especiais.

Já no CEO I, no bairro Santo Antônio, a fiscalização interditou a sala de expurgo pelo ambiente ser impróprio para o exercício das atividades.

E sala de número dois, que já estava interditada pela própria gestão há um ano, a Fiscalização apenas ratificou a interdição pelas condições impróprias do ambiente para o atendimento dos pacientes e para o trabalho da equipe de Saúde Bucal.

BARAÚNA

Neste município as interdições foram nas UBSs Isaú Barbosa, no Centro, e na Laura Galvão Braz, no sitio Juvenal, zona Rural.

A sala do consultório da Isaú Barbosa apresentava paredes com bastante mofo, tornando o ambiente insalubre para a atividade odontológica.

Já no consultório da UBS do sítio Juvenal, as paredes e teto tinham rachaduras. No teto uma fenda deixava cair resíduos no consultório.

TIBAU

Na UBS Terezinha Lima Pessoa, no Jardim Alice, o consultório apresenta mofo nas paredes e teto. A cadeira odontológica tem pontos de ferrugens.

GOVERNADOR DIX-SEPT ROSADO

O consultório interditado foi na UBS João Marinaldo de Holanda, no Centro, por apresentar mofos nas paredes e teto, janela tipo veneziana, imprópria por acumular sujeira. Ausência de suporte para a caixa de perfurocortantes, além de material com data de validade vencida.

Os consultórios interditados ficam sem uso até que as secretarias municipais de Saúde desses municípios providenciem a solução das irregularidades identificadas pela equipe de Fiscalização do CRO-RN.

Após 15 dias úteis das interdições éticas, no caso da gestão não solucionar os problemas relatados no Termo de Visita/Notificação, o CRO-RN comunica a situação ao Ministério Público.

No caso da resolução dos problemas antes mesmo do prazo de 15 dias, a gestão pode por e-mail (crorn@crorn.org.br) enviar fotos mostrando que as irregularidades foram sanadas e pede a desinterdição do consultório.

A Comissão de Fiscalização avalia as fotos enviadas e faz a desinterdição à distância e posteriormente pode voltar a UBS para fazer in loco a checagem das irregularidades sanadas.

Segundo o presidente da Comissão de Ética, o conselheiro Ruy de Bessa Medeiros, no caso das irregularidades não terem sido sanadas, a equipe de Fiscalização pode novamente interditar o consultório.

Confira a galeria de fotos clicando aqui

Outras Notícias