Notícias

  1. CRO RN
  2. Notícias

“Saúde tá no corpo. Saúde tá no cuidado. Saúde tá na boca”

“Saúde tá no corpo. Saúde tá no cuidado. Saúde tá na boca”

Neste Dia Mundial da Saúde, 7 de abril, os Conselhos de Odontologia reforçam a necessidade de conscientizar a população sobre a importância de visitar o Cirurgião-Dentista rotineiramente, assim como acontece com outras especialidades da área da saúde. A campanha “Saúde tá no corpo. Saúde tá no cuidado. Saúde tá na boca” é de iniciativa do CRO-SP com foco na importância da Odontologia para a promoção da saúde de forma global.

A campanha contará com a divulgação de peças publicitárias, materiais informativos, mídia indoor, veiculação em rádios, TVs, entre outros meios de comunicação e também será disponibilizada para outros conselhos regionais.

Saúde bucal e saúde geral: entenda essa relação   

O conceito da campanha “Saúde tá no corpo. Saúde tá no cuidado. Saúde tá na boca” se baseia na relação estabelecida entre a boca e as demais funções do organismo.

A ação desperta para a importância de difundir e tornar comum a ideia de que a saúde geral começa pela boca e que a atenção à saúde bucal, por meio de cuidados e da prevenção, é essencial para evitar desde doenças como a cárie, a gengivite e a periodontite, até patologias como o câncer bucal, como reforça a Cirurgiã-Dentista Sofia Takeda Uemura, habilitada em Odontologia Hospitalar, Mestre em Odontologia e Doutora em Ensino de Ciências.

A Cirurgiã-Dentista explica que a periodontite – ou doença periodontal – é uma doença inflamatória que atinge os tecidos de suporte dos dentes (ligamento periodontal e o osso), podendo causar reabsorção óssea, retração da gengiva, mobilidade e até perda dos dentes. Além disso, Sofia chama a atenção para quadros mais graves, com sérias consequências para o organismo, como a endocardite bacteriana, que é uma complicação causada por bactérias oriundas de infecção bucal que podem se espalhar na corrente sanguínea e se alojar nas válvulas cardíacas, comprometendo o funcionamento do coração.

Outro exemplo citado pela Cirurgiã-Dentista é o câncer bucal. Seu aparecimento é favorecido pelo uso de tabaco e álcool. Identificado e diagnosticado pelo Cirurgião-Dentista e cuidado pelo oncologista, o câncer bucal tem maior chance de eficácia no tratamento quando descoberto na fase inicial. “Esse câncer envolve estruturas muito delicadas da face e, dependendo do estágio, o tratamento cirúrgico pode envolver a remoção de língua, mandíbula e maxilar. São tratamentos muito invasivos que podem deixar o paciente mutilado”, acrescenta.  

De acordo com uma pesquisa do Instituto Nacional de Câncer – INCA, no triênio de 2020/2022, a estimativa de novos casos de câncer de boca é de 15 mil por ano, sendo os homens com idade superior a 50 anos o público mais afetado (70% dos casos diagnosticados). Porém, aproximadamente ¼ dos casos podem ocorrer em pessoas mais jovens.

Além dos aspectos relacionados à saúde física geral, a saúde mental também pode ser impactada quando há um prejuízo relacionado à dentição e, consequentemente, à imagem da pessoa. Da mesma forma, fatores psicológicos relacionados a doenças como a depressão afetam a autoestima e ocasionam o abandono dos cuidados pessoais e dos hábitos relacionados à higiene bucal.

Portanto, para se alcançar um maior bem-estar, é necessário enxergar que cuidar da saúde geral obrigatoriamente envolve cuidar da saúde bucal por meio de informação, prevenção e, quando necessário, tratamentos restauradores e reabilitadores, sempre com o acompanhamento de um Cirurgião-Dentista.

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre a campanha

Outras Notícias