CRO-RN interdita eticamente uma clínica e um laboratório de prótese sem inscrições no Conselho

A equipe de Fiscalização do CRO-RN realizou visitas a 10 clínicas e laboratórios de próteses em Natal e São Gonçalo do Amarante, entre quarta a sexta-feira, 15, e interditou eticamente dois estabelecimentos sem inscrições no Conselho, além de ter flagrado trabalhando irregularmente um protético e uma estudante de Odontologia.

O laboratório de prótese dentária fechado estava localizado na avenida Bacharel Tomaz Landim, 1850, em Igapó, zona Norte de Natal, enquanto a clínica Ortodents foi interditada eticamente por falta de registro, exercício ilegal da odontologia, uso de matérias vencidos e instrumentais sem esterilização.

A sala de esterilização da clínica estava insalubre para o trabalho dos profissionais de odontologia.

A Ortodents está localizada na Rua Otávio B. de Oliveira, 5, em Igapó, em São Gonçalo do Amarante.

A presidente da Comissão de Fiscalização do CRO-RN, Dra. Jane Nóbrega, explica que o laboratório de prótese foi fechado por não apresentar a inscrição no Conselho, bem como não havia um responsável técnico.

Os fiscais também detectaram indícios que no laboratório estava havendo atendimentos aos pacientes. Na fachada do estabelecimento uma placa informava “Prótese Dentária” e em seguida a frase: “Aqui seu sorriso fica mais bonito”.

Na placa ainda constava as logos dos cartões de crédito que aceitava e mais os telefones de contatos, com WhatsApp.

Os fiscais quando chegaram no laboratório encontraram apenas um homem que se apresentou como Auxiliar de Prótese Dentária, que não tem inscrição de APD.

ESTUDANTE

Na Ortodents, quando a fiscalização chegou ao local, havia uma suposta dentista atendendo um paciente num dos consultórios, tendo como auxiliar a recepcionista da clínica, também sem inscrição no CRO-RN.

Segundo os fiscais, inicialmente, a pessoa disse que era dentista e forneceu um nome, que ao ser checado no sistema de registro dos profissionais, não apareceu nenhuma profissional com inscrição no CRO-RN.

Diante da informação de que não havia inscrição, a suposta dentista deu outro nome querendo se passar por uma cirurgiã-dentista inscrita legalmente no Conselho.

Como a jovem estava nervosa, os fiscais desconfiaram das informações e em seguida a falsa dentista se evadiu da clínica.

A informação que a Fiscalização do CRO-RN obteve posteriormente foi que a “dentista” seria uma estudante do curso de Odontologia de uma instituição de ensino de Natal.

Segundo a Assessoria Jurídica do CRO-RN, agora a autarquia vai oficializar à instituição para se informar se a suposta estudante é realmente aluna matriculada no curso de Odontologia. Se ela for aluna, o Conselho faz a denúncia para o Ministério Público.

ORTODENTS

Quanto a clínica Ortodents, ela pertence a uma cirurgiã-dentista que será notificada pela situação irregular do estabelecimento, que não tem inscrição no CRO-RN.

Segundo a presidente de Comissão de Fiscalização, para poder funcionar, a clínica precisa ter inscrição no Conselho, assim como ter um cirurgião ou uma cirurgiã-dentista como responsável técnico.

Já quanto a suposta estudante de Odontologia, a mesma por não ser formada com inscrição no Conselho, não está sujeita a processo ético, mas a responsável pela clínica deverá responder pelo acobertamento.

Confira a galeria de fotos clicando aqui