Odontologia Hospitalar em debate em Audiência Pública na Assembleia Legislativa do RN

Nesta quinta-feira, 23 de agosto, a partir das 14horas, a Odontologia Hospitalar será tema da Audiência Pública na Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Norte, numa propositura do deputado estadual Manoel Cunha Neto, mais conhecido por "deputado Souza", do PHS.

A Audiência Pública foi uma reivindicação do Sindicato dos Odontologistas do Rio Grande do Norte (SOERN), que o deputado encampou e que acontece nesta quinta-feira no Plenarinho da Assembleia  Legislativa com o tema “Odontologia Hospitalar no RN: Uma Inserção Necessária”.

O debate será em torno do Projeto de Lei de número 026/2018, que trata de garantir a presença do cirurgião-dentista nos hospitais e clínicas do Estado, onde haja a internação de pacientes, bem como em atendimentos domiciliares.

Segundo o presidente do SOERN, Ivan Tavares, estudos já feitos mostram que, quando a equipe multiprofissional é composta também por um cirurgião-dentista, “tem-se uma redução de custos hospitalares e do tempo de internação, com diminuição das afecções do trato respiratório, dado ao diagnóstico e o tratamento executado pelo dentista

Para os debates na audiência o sindicato convidou a Associação de Hospitais do Rio Grande do Norte (AHORN), o conselho Regional de Odontologia do Rio Grande do Norte (CRO-RN), o Conselho Estadual de Saúde, as secretarias municipal (Natal) e Estadual de Saúde (SESAP-RN), além de outras entidades ligadas a odontologia no Estado.

O SOERN também convidou para os debates o professor da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB/USP), o Dr. Paulo Sérgio da Silva Santos, coordenador do Curso de Habilitação em Odontologia Hospitalar pela Fundação Bauruense de Estudos Odontológicos (FUNBEO).

Ele já atuou como Diretor do Grupo de Estudos em Odontologia Hospitalar da Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas e é membro da Comissão de Odontologia Hospitalar da Sociedade Brasileira de Estomatologia e Patologia Oral e Membro do Colégio Brasileiro de Odontologia Hospitalar e Intensiva.

O presidente do SOERN destaca que o objetivo da audiência é discutir a inserção dos cirurgiões-dentistas  nas equipes multidisciplinares  das UTI`s nos hospitais públicos e privados do RN.

“Todos os dentistas estão convidados para participarem dessa audiência. O momento é agora para mostrar a importância dos profissionais no atendimento desses pacientes que ficam internados em nossas UTIs”, diz o presidente do SOERN.

“Este é o momento de mostrar a força da odontologia potiguar”, afirma Ivan.

“É importante ressaltar o resgate histórico que isto representa na saúde da população norte-rio-grandense, no que tange a questão do atendimento integral ao doente internado”, destaca o presidente do sindicato

O presidente do CRO-RN, Gláucio de Morais e Silva, afirma que o Conselho apoia esta iniciativa do sindicato e acrescenta que gostaria de ver o Plenarinho da Assembleia Legislativa lotada com os colegas dentistas.

“Não adianta só reclamar no Whatsapp, os profissionais de odontologia têm que participar desses eventos e mostrar que somos uma categoria que luta pelos seus direitos e também dos pacientes de UTIs que merecem um acompanhamento digno de nós cirurgiões-dentistas”, destaca Silva.

PALESTRAS NO CRO-RN SOBRE ODONTOLOGIA HOSPITALAR

A Comissão de Odontologia Hospitalar do CRO-RN convida os cirurgiões-dentistas para o III Encontro de Odontologia Hospitalar do Rio Grande Norte:

Dia:23 de agosto

Local:auditório do Conselho (Rua Cônego Leão Fernandes, 619, Petrópolis, em Natal)

Horário:19 horas

Palestra: Ciência e Ética no Exercício da Odontologia Hospitalar

Palestrante:Dr. Paulo Sergio da Silva Santos (Faculdade de Odontologia de Bauru - FOB/USP)

Palestra: Ensino da Odontologia Hospitalar

Palestrante:Dr. José Endrigo Tinôco (Presidente da Comissão de Odontologia Hospitalar do CRO-RN)

Palestra:Atendimento Hospitalar Odontológico à Pessoa com Deficiência

Palestrante:Dra. Áquila Dantas (Presidente da Câmara Técnica de Pacientes Especiais do CRO-RN)

Palestra: Cenário da Odontologia Hospitalar do RN