Presidente do CRO-RN participou de Seminário dos conselhos

O Conselho Regional de Odontologia da Bahia (CROBA), realizou nos dias 9 e 10 de novembro, em Salvador, o Seminário dos Conselhos Regionais de Odontologia.

O evento foi realizado no Golden Park Hotel, com a participação dos presidentes dos conselhos regionais de Odontologia de todo o país.

O presidente do CRO-RN, Eimar Lopes, disse que no seminário foram discutiros vários temas ligados ao exercício profissional, bem como assuntos internos dos conselhos.

Após a abertura do Seminário, realizada pelo presidente do CROBA, Dr. Paulo Ribeiro, o presidente do Conselho Regional de Odontologia de Goiás, Dr. Anselmo Calixto, apresentou o  relatório do último encontro realizado em Goiânia.

Na troca de experiências entre os presidentes dos conselhos regionais, a constatação foi de que a maioria dos problemas acontece em quase todos os estados brasileiros. "A questão da ocupação das vagas de trabalho para os cirurgiões-dentistas é um problema que afeta a todos nas unidades da Federação. Há um contingente muito grande de profissionais excluídos do mercado”, apontou Dr. José Cláudio Cid Pereira, presidente do Conselho Regional de Odontologia do Ceará.

O seminário foi marcado pela discussão em quatro principais temas: 1) Processos éticos; 2) Comunicação; 3) Informatização; 4) Organização e processos de trabalho.

Segundo o presidente do CRO-RN, para cada tema escolhido, inicialmente aconteceram duas apresentações, seguida de uma mesa de debates.

Eimar Lopes participou como apresentador do tema 4 – Organização e Processo de Trabalho, que foi coordenado pelo Dr. Mario Dourado CRO-BA. Além do presidente do CRO-RN, também participou desse tema como apresentador o presidente do CRO-DF, Dr. Nilo Celso Pires.

Após as apresentações, ocorreram os debates com a participação como ativadores os Drs. Abraão Alves de Oliveira, representante do CRO-PB,  e César José Campagnoli, representante do CRO-PR.

O tema 1- Processos Éticos - teve a Coordenação do Presidente do CRO-SE Dr. Augusto Tadeu, e foi apresentado pelo Presidente do CRO-CE, Dr. José Cláudio Cid Pereira e pelo Presidente da Comissão de Ética e Tesoureira do CRO-PR, Dr. César José Campagnoli e Dra. Carmem Lúcia Arrata. Após as apresentações, foi realizada uma discussão com rica mesa de debates. Estiveram como Ativadores: Dr. Francisco Soriano Nunes Julivaldo, Representante do CRO-RJ e Dr. Aron Coelho de Macedo, Secretário do CRO-PE.

O tema 2 Comunicação – foi coordenado pela Presidente do CRO-ES, Dra. Margareth Pandolfi, e foi apresentado pelo Presidente do CRO-SC, Dr. Sidney Garcia e pelo Presidente do CRO-PE, Dr. José Ricardo Dias Pereira. Após as apresentações, foi realizada discussão. Participaram como Ativadores: Dr. Carlos Roberto Cerqueira de Meneses, Presidente do CRO-AL, Dr. Edson Milani de Holanda, Secretário do CRO-PR e Dr. Alberto Allan Rodrigues Patrício, Superintendente do CRO-MA.

O tema 3 – Informatização - coordenado pela Presidente do CRO-MS, Dr. Silvano Silvestre e foi apresentado pelo Presidente do CRO-GO Dr.Anselmo Calixto e pelo representante do CRORJ Conselheiro Dr.Francisco Soriano Nunes Julivaldo. Após as apresentações foi realizada uma discussão com rica mesa de debates. Participaram como Ativadores: Dr. Ermensson Luiz Jorge, Presidente do CRO-PR, Dr. Luís Flavio Marconi, Representante do CRO-DF.

“São temas relevantes para o funcionamento dos nossos conselhos, já que estamos em busca constante da melhoria do atendimento aos nossos jurisdicionados, que são os cirurgiões-dentistas, ao mesmo tempo em que assumimos a responsabilidade de promover a melhoria da saúde bucal do brasileiro”, justifica Dr.Anselmo Calixto, presidente do Conselho Regional de Odontologia de Goiás.

Entre os temas em discussão no seminário, um que despertou o interesse dos presentes foi o que abordava os processos éticos.

"De extrema importância, pois existe um modus operandi diverso - desde a denúncia até o julgamento - em cada Conselho Regional. É sempre necessária uma discussão sobre como disciplinar o processo, para tentarmos chegar a um padrão mínimo de conduta”, disse o presidente do CROBA, Dr. Paulo Ribeiro.

Participaram do Seminário, os presidentes dos conselhos de Sergipe, Augusto Tadeu Santana; Goiás, Anselmo Calixto; Distrito Federal, Nilo Celso Pires; Santa Catarina, Sidnei José Garcia; Rio Grande do Norte, Eimar Lopes de Oliveira: Mato Grosso do Sul, Silvano da Silva Silvestre; Espírito Santo, Margareth Pandolfh; Alagoas, Carlos Roberto Cerqueira de Meneses; Pernambuco, José Ricardo Dias Pereira; Ceará, José Cláudio Cid Pereira; Paraná, Ermensson Luiz Jorge; e representantes dos conselhos do Rio de Janeiro, Francisco Soriano Nunes Julivaldo; Maranhão, Alberto Allan Rodrigues Patrício; Paraná, Carmen Lúcia Arrata, Edson Milani de Holanda e César José Campagnoli; Ceará, Antonio Braga Neto; Pernambuco, Aron Coelho de Macedo; Paraíba, Abraão Alves de Oliveira e do Distrito Federal, Luiz Flávio Marconi.