Ação Comunitária de Saúde Bucal atrai muita gente na Praça Cívica

A Ação Comunitária da Semana do Dentista 2007, nessa quinta-feira, dia 25, Dia do Dentista, foi o maior sucesso, atraindo muita gente para a Praça Cívica, no bairro de Petrópolis. Duas barracas do Exército e o treiller de atendimento bucal da Universidade Potiguar (UnP) serviram de apoio para as ações de exame preventivo do câncer de boca e de educação.

Os departamentos de Odontologia da UnP e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e as cooperativas Uniodonto e Unidental participaram das ações na praça, atraindo muitos estudantes dos colégios público localizados no bairro de Petròpolis. A ação começou às 9 horas da manhã e terminou às 17 horas.

A InterTV Cabugi cobriu o evento pela parte da manhã e fez uma uma entrada ao vivo no RN do meio dia, com o presidente do Conselho Regional de Odontologia do RN (CRO-RN), Eimar Lopes, sendo o entrevistado. A TV Assembléia também produziu reportagem sobre a Ação Comunitária de Saúde Bucal para seus noticiários.

Muitos alunos de escolas públicas estiveram no local e receberam orientações de professores e alunos de Odontologia das duas universidades sobre escovação e outros cuidados com a saúde bucal. No período da tarde, o departamento de Odontologia da UFRN desenvolveu um traballho educativo para as mães cuidarem bem dos dentinhos dos bebês e de crianças na faixa etária dos dois aos seis anos.

O presidente do CRO-RN disse que esse tipo de ação é uma maneira dos cirurgiões-dentistas se aproximarem mais da população. "Temos bons motivos para comemorarmos  o Dia do Dentista, mas também sabemos que precisamos lutar muito para que  os  cirurgiões-dentistas sejam bem remunerados e os governos Federal, Estadual e Municipal invistam mais em saúde bucal. Já houve um avanço nas políticas públicas nessa área, mas ainda falta muito para chegarmos a um nível de países do primeiro mundo."

"O Brasil é um país dos desdentados, apesar de ter o maior número de dentistas formados do mundo", afirmou Eimar Lopes.