SOERN realizou I Encontro de Odontologia Hospitalar do Rio Grande do Norte em Natal

O encontro foi realizado no auditório do CEFOPE, em Natal

O Sindicato dos Odontologista do Rio Grande do Norte (SOERN-RN) realizou na manhã e tarde desta quinta-feira, 3, o I Encontro de Odontologia Hospitalar do RN no auditório do Centro de Formação de Pessoal para os Serviços de Saúde - CEFOPE -, em Natal, que teve o apoio do Conselho Regional de Odontologia do RN (CRO-RN) e da Federação Interestadual dos Odontologistas (FIO) .

Veja as fotos clicando aqui.

Na abertura do encontro estavam os presidentes do SOERN, Ivan Tavares, do CRO-RN, Gláucio de Morais e Silva, da FIO, José Ferreira Campos Sobrinho, e do Colégio Brasileiro de Odontologia Hospitalar e Intensiva, Cláudia Baiseredo, além do secretario Geral do CFO, o conselheiro Eimar Lopes, e a coordenadora de Saúde Bucal do RN, Sandra Raissa Escócia.

Na parte da manhã foram realizadas as palestras do médico intensivista do hospital Walfredo Gurgel, Alfredo Jardim, que falou dos “Aspectos Relevantes no Manejo do Paciente em Ambiente de UTI” e da presidente do Colégio Brasileiro de Odontologia Hospitalar  e Intensiva, Claudia Baiseredo, que abordou “Aspectos Clínicos da Odontologia na UTI”.

À tarde, as palestras foram sobre “Controle de Infecção Endodôntica no Paciente sob Terapia”, com a odontointensivista Gloria Pimenta, de João Pessoa, enquanto o professor da UnP, José Endrigo Tinoco abordou as “Complexidades Sistêmicas em Procedimentos Odontológicos”.

O encontro foi aberto com palestra do médico intensivista do hospital Walfredo Gurgel, Alfredo Jardim, que falou dos “Aspectos Relevantes no Manejo do Paciente em Ambiente de UTI”. “Esse evento é extremamente significante, principalmente nos dias de hoje, tempo em que trabalhos estão sendo realizados pelos dentistas nas UTIs, com resultados terapêuticos cada vez melhores”, disse Jardim.

Segundo ele, os índices de pneumonia estão caindo, assim como os gastos com antibióticos, “graças ao trabalho dos cirurgiões-dentistas na profilaxia oral dos pacientes”.

A presidente do Colégio Brasileiro de Odontologia Hospitalar  e Intensiva, Claudia Baiseredo, destacou na sua palestra “Aspectos Clínicos da Odontologia na UTI” que quanto mais encontros e cursos de qualidade sejam oferecidos para os dentistas do Estado, melhor será o atendimento aos pacientes.

“Mais palestras de qualidades e conhecimentos forem oferecidas para comunidade odontológica do Rio Grande do Norte, mais qualidade vai haver no atendimento e cada vez mais os profissionais vão estar inseridos nas equipes de multiprofissionais. É através do conhecimento que eles vão ganhar o espaço”, afirmou ela.

O aluno do curso de Odontologia da UNP, Pedro Arruda, comentou da importância de encontros como este promovido pelo SOERN para o profissional de odontologia e também para os estudantes. “Eu até então não sabia qual a área que eu queria me especializar, mas depois de ouvir essas duas palestras da manhã, fiquei apaixonado e pretendo fazer um curso, me capacitar e trabalhar em UTIs”, disse.

Na abertura do encontro, o SOERN sorteou um  livro de Odontologia Hospitalar entre os presentes e entregou certificado aos palestrantes. O livro reúne os textos dos trabalhos de conclusão da primeira turma do curso de Odontologia Hospitalar realizado pelo sindicato em 2013.

DECLARAÇÕES DOS PARTICIPANTES DO ENCONTRO:

Dr. Ivan Tavares, presidente do SOERN –

“A Odontologia Hospitalar, na nossa ótica, é um grande espaço de expansão de trabalho dos cirurgiões dentistas no Brasil. Nos tanto podemos adentrar na área privada, como na área pública. Acho imprescindível que se estabeleça a especialidade”.

José Campos Sobrinho, presidente da FIO

“A Odontologia Hospitalar está se destacando em todo Brasil. Para entrar no mercado de trabalho, o cirurgião-dentista precisa de formação para entrar de maneira digna e honrando nossa profissão”.

Eimar Lopes, conselheiro efetivo do Conselho Federal de Odontologia

“Gostaria de parabenizar, mais uma vez, o sindicato pelo evento, pela coragem e pela luta que tem tido nesses últimos 15 anos. Fomos para rua protestar pela abertura do curso de Odontologia da UNP, em seguida contra a criação na Universidade do Rio Grande do Norte e temos que ir as ruas protestar contra criação de novos cursos. Não tem como aceitar esse tipo pensamento de que o mercado regula, pois isso já ultrapassou. Isso foi coisa do Neoliberalismo. O mercado pode regular padarias e comercio, mas uma instituição educacional o mercado não vai regular de maneira coerente. Quando o mercado conseguir fechar uma universidade, a mesma já vai ter colocado inúmeros profissionais sem capacitação legal”.