Começa nesta terça-feira a 8ª Conferência Estadual de Saúde para escolha dos delegados

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap/RN) e o Conselho Estadual de Saúde realizam no período de 27 (terça-feira) a 29 (quinta-feira) de outubro, a 8ª Conferência Estadual da Saúde, com o tema central “Saúde Pública de Qualidade para Cuidar Bem das Pessoas: Direito do Povo Brasileiro”, dividido em oito eixos temáticos.

O governador Robinson Faria e o prefeito de Natal, Carlos Eduardo Alves, estarão abrindo a conferência na manhã desta terça-feira, no Centro de Convenções de Natal, com a presença de 1.500 participantes, que vão escolher os 72 delegados do Rio Grande do Norte para participarem da 15ª Conferência Nacional de Saúde, a ser realizada em Brasília, de 1º a 4 de dezembro.

O coordenador Geral da 8ª CES/RN será Francisco Batista Júnior, que já foi presidente dão Conselho Nacional de Saúde.

Para o representante do Conselho Estadual da Saúde, Vanderci José Borges Maciel, a expectativa de participação na Conferência é de 1.500 pessoas, entre convidados e delegados escolhidos pelos 167 municípios do Rio Grande do Norte, nas pré-conferências realizadas.

“Estamos bastante otimistas de que o evento será um grande fórum de discussão dos assuntos ligados à saúde pública no estado, constituindo-se também numa grande oportunidade para impulsionar os princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde”, comentou Maciel.

Os oito eixos temáticos da conferência são: Direito à Saúde, Garantia de Acesso e Atenção de Qualidade; Participação Social; Valorização do Trabalho e da Educação em Saúde; Financiamento do SUS e Relação Público-Privado; Gestão do SUS e Modelos de Atenção à Saúde; Informação, Educação e Política de Comunicação do SUS; Ciência, Tecnologia e Inovação no SUS, e um tema transversal sobre “Reformas Democráticas e Populares do Estado”, que será a novidade desta conferência.

PROGRAMAÇÃ DA CONFRÊNCIA

27/10/2015 - Terça feira

07h30: Acolhimento e continuação do credenciamento (café da manhã)

08h às 09h: Solenidade de abertura

Composição da Mesa de Abertura

1 - Governo do Estado do RN: Governador ROBINSON MESQUITA DE FARIA;

2 - Ministério da Saúde: Representante do MS – ANDRÉ BONIFÁCIO;

3 - Conselho Nacional de Saúde: Representante do CNS – FRANCISCA REGO;

4 – Secretaria Estadual de Saúde Pública do RN: Secretário JOSÉ RICARDO LAGRECA DE SALES CABRAL;

5 - Prefeitura Municipal de Natal – Prefeito de Natal – CARLOS EDUARDO ALVES;

6 - Assembléia Legislativa do RN: Presidente EZEQUIEL FERREIRA DE SOUZA;

7 - Coordenador Geral da 8ª Conferência Estadual de Saúde FRANCISCO BATISTA JÚNIOR;

8 - Conselho Estadual de Saúde do RN: Presidente  FRANCISCO CANINDÉ DOS SANTOS;

9 – COSEMS: Presidente DÉBORA COSTA;

10 - Tribunal de Justiça do RN:Presidente do TJRN – CLÁUDIO SANTOS;

11 - Ministério Público do Estado do RN:Representante do MPRN – IARA MARIA PINHEIRO DE ALBUQUERQUE;

12 - Ministério Público do Trabalho: Procurador Chefe do MPT/RN – FRANCISCO MARCELO A. ANDRADE;

13 – Secretaria geral da Presidência da República: Representante da SGPR – MARCELO PIRES.

Execução do Hino Nacional (Banda de música da Polícia Militar do RN)

Execução do Hino do RN

*Tempo de saudação de cada membro da Mesa: 5 minutos.

Leitura do Regulamento da 8ª CES/RN:

Apresentação: Francisco Batista Júnior/Coordenador Geral da 8ª CES/RN.

Coordenador da Mesa: Francisco Canindé dos Santos

09h30 às 10h30

Conferência Magna: “Saúde pública e de qualidade para cuidar bem das pessoas. Direito do povo brasileiro”

Conferencista: Alcides Miranda/UFRGS.

Coordenador da Mesa: Francisco Batista Júnior

10h30 às 11h30

MESA 1:Financiamento do SUS e Relação Público – Privado / Gestão do SUS e Modelos de Atenção á Saúde

Palestrantes: Juliana Fiuza/UERJ e Francisco Batista Júnior/CES-RN.

Coordenadora da Mesa: Ana Tânia Lopes Sampaio

11h30 às 12h30: Manifestações e debates com o plenário.

12h30 às 14h: ALMOÇO

14h:Encerramento do credenciamento dos delegados titulares e início do credenciamento dos suplentes até as 18 horas.

14h às 15h

MESA 2:Direito à saúde, garantia de acesso e atenção de qualidade / Valorização do trabalho e da educação em saúde

Palestrantes: Fátima Siliansky/UFRJ e Janete Castro/UFRN.

Coordenadora da Mesa: Mayara Acipreste

15h às 15h45:Manifestações e debates com o plenário.

15h45 às 16h:Intervalo

16h às 18h

MESA 3:Informação, Educação e Política de Comunicação do SUS / Ciência, Tecnologia e Inovação no SUS

Palestrantes:Juciano de Sousa Lacerda/UFRN e Félix Rosemberg/UFRJ

Coordenadora da Mesa: Dalva Horácio

LANÇAMENTO DA PLATAFORMA DIALOGA BRASIL

Palestrante: Marcelo Pires/Secretaria Geral da Presidência da República

Coordenador da Mesa: Ricardo Lagreca

28/10/2015 - Quarta feira

CAMPANHA 10 MEDIDAS CONTRA A CORRUPÇÃO

Palestrantes: Dr. Fernando Rocha/MPF-RN.

Coordenador da Mesa: Marcos Dionísio Medeiros Caldas.

MESA 4: Participação Social / Reformas Democráticas e Populares do Estado

Palestrantes: Iara Maria Pinheiro de Albuquerque/MPERN e Djamiro Acipreste/OAB-RN.

Coordenador da Mesa: Francisco Canindé dos Santos

09h às 10h: Manifestações e debates com o plenário

10h às 10h30 – Lanche

10h30 às 12h30: TRABALHO EM GRUPO POR EIXO TEMÁTICO

12h30 às 14h: ALMOÇO

14h30 às 18h: TRABALHO EM GRUPO (Continuação)

29/10/2015- Quinta feira

08h às 12h: PLENÁRIA FINAL

Coordenação da Mesa: Francisco Júnior, Canindé Santos e Mayara Acipreste.

14h às 16h30: PLENÁRIA FINAL

Coordenação da Mesa: Francisco Júnior, Canindé Santos e Mayara Acipreste.

16h30 às 18h: Eleição dos delegados que irão à 15ª Conferência Nacional de Saúde.

Coordenação da Mesa:Francisco Júnior, Canindé Santos e Mayara Acipreste.

18h: Encerramento