Notícias

  1. CRO RN
  2. Notícias

PREVEN??O E PROMO??O DA SA?DE BUCAL

PREVEN??O E PROMO??O DA SA?DE BUCAL
Atualmente as pessoas estão cada vez mais preocupadas com a sua saúde. Freqüentam academias de ginástica e parques, procuram uma alimentação saudável, submetem-se às cirurgias plásticas, marcam sessões nos salões de beleza, etc. A saúde, não é apenas o completo bem-estar físico e espiritual de um indivíduo. É definida como o resultado de um conjunto de condições sociais, políticas e econômicas de uma população. Assim sendo, a saúde bucal não pode ser considerada isoladamente da saúde bucal.
As entidades de classe da Odontologia realizam campanhas objetivando uma sensibilização maior da população para que esta se preocupe mais com os cuidados de sua boca.
O artigo 196 da Constituição da República Federativa do Brasil, promulgada em 5 de outubro de 1988, assinala “A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação”.
Na boca realizam-se diversas funções: mastigação, fonação, deglutição.
Na prevenção e promoção da saúde bucal, devemos considerar: técnica de escovação adequada, uso correto de fio/fita dental, cuidado oral com a criança, controle da dieta, informações sobre doenças desta região, gengivas e dentes saudáveis, visita regular ao Cirurgião-Dentista. Deve-se levar a criança ao Dentista antes do nascimento do primeiro dente, para que os pais recebam orientação adequada.
Durante a gravidez é importante lembrar que o corpo da mãe é a única fonte de nutrição para o crescimento do feto e que os dentes de leite começam a se formar a partir da 6ª semana após a concepção. Sempre que possível reduzir o uso de Raio-X e usar proteção adequada.
No primeiro semestre de vida do bebê o leite é essencial, e o melhor leite para ele é o da mãe, que contém os nutrientes necessários para o seu desenvolvimento. O primeiro dente decíduo (leite) normalmente aparece por volta dos 6 meses e até os 3 anos, todos os vinte dentes decíduos já erupcionaram. É importante salientar que os dentes permanentes começam a aparecer ao redor dos 6 anos (molar dos 6 anos). O uso diário de flúor ajuda a reduzir a cárie em até 50% antes de aparecer a mancha branca. O uso da mamadeira deve ser feito sem substâncias açucaradas e a limpeza. A cavidade bucal pelas suas características está intimamente relacionada a vários agentes agressores que predispõem a várias lesões, desde reacionais, inflamatórias, infecciosas, tumorais e sistêmicas. A mais agressiva é o câncer, tipo carcinoma espinocelular que representa 90% de todas as neoplasias malignas dessa região. É importante que a população se conscientize das medidas preventivas e de promoção da saúde bucal.
 
Lenilson Carvalho
Cirurgião-Dentista e Escritor

Outras Notícias