Cirurgiões-dentistas do Estado vão a greve contra a retirada de gratificações

Em assembléia, dentistas do Estado decidem pela greve contra o corte das gratificações

O Sindicato dos Odontologistas (SOERN) realizou no dia 17 de agosto, segunda-feira, uma Assembleia, em sua sede, para discutir com a diretoria e cirurgiões-dentistas, servidores do Estado, a postura do atual Governo em relação às gratificações. A categoria foi unânime na decisão pela greve. Os cirurgiões-dentistas e os demais profissionais da saúde estão reivindicando a não retirada das gratificações: insalubridade e adicional noturno.

O presidente do SOERN, Ivan Tavares, falou que o Sindicato é a favor da paralisação. “O Governo do Estado está querendo tirar a insalubridade e o adicional noturno dos profissionais aposentados e não podemos permitir”, disse o presidente.

Ao final da Assembleia, todos os presentes, seguiram rumo ao Hospital Walfredo Gurgel, onde aconteceu um movimento com diversos sindicatos, dentre eles: SOERN, Sinmed, Sindsaúde, entre outros.

Veja as fotos do protesto

A diretora do SOERN, Teresa Neumann falou sobre a possível greve. “É importante que a categoria acorde para o pleito dessa luta. Dessa vez, o que queremos é a permanência das nossas gratificações”, disse e acrescentou que as consequências disso tudo, os profissionais sentirão no bolso.

O cirurgião-dentista Eimar Lopes, esteve presente no movimento. “A categoria luta por um direito que nós temos e que está sendo usurpado pelo gestor estadual. Os profissionais estão achando que é brincadeira, pois não querem vir para às ruas. Se não resolver essa situação, a greve permanecerá por tempo indeterminado”, ressaltou Eimar Lopes.

Ivan Tavares, no microfone, chamou os profissionais bucofaciais de plantão no Walfredo, para participar da movimentação. “Vocês do plantão, não se acomodem e venham para a luta conosco”, convocou o presidente do SOERN. Aproveitou a oportunidade e falou sobre a inclusão dos municipalizados na Lei 511.

Já o diretor do SOERN, Flávio Calife disse que sentiu falta da participação dos aposentados. “Essa luta é para eles, profissionais que já se aposentaram no período, de agosto de 2014 para cá e, para aqueles, que ainda irão se aposentar”, completou.

No dia 18, terça-feira, às 14h, na Assembleia Legislativa, aconteceu a audiência pública para debater a retirada dessas gratificações pelo Governo do RN.