Equipe de Fiscalização do CRO-RN volta a fiscalizar unidades de saúde no interior

Fiscal do CRO-RN chegando a unidade de Saúde de Poço Branco

A Fiscalização do CRO-RN esteve no período de 26 a 30 de janeiro deste ano visitando 17 municípios do interior do Estado, onde expediu termos de visitas em 24 unidades de saúde fiscalizadas.

No ano passado a equipe esteve em mais de 70 municípios em visitas normais e também atendendo denuncias de profissionais da odontologia sobre condições de trabalho, bem como de pedidos do Ministério Público Estadual.

A equipe de Fiscalização formada pelos cirurgiões-dentistas Luiz Carlos de Lima Barros e Demócrito Almeida Assis filho e o funcionário Damião da Silva Rocha estiveram com 10 secretários Municipais de Saúde e com dois prefeitos.

Os municípios visitados foram Taipu, Poço Branco, Bento Fernandes, Jardim de Angicos, Parazinho, Pedra Grande, Caiçara do Norte, São Bento do Norte, Jandaíra, Galinhos, Guamaré, Porto do Mangue, Pendências, Alto do Rodrigues, Carnaubais, Ipanguaçu e Itajá.

A retomada das fiscalizações no interior do Estado do Rio Grande do Norte neste inicio de 2015 faz parte do cronograma estabelecido pela diretoria do CRO-RN visando as melhorias das condições de trabalho dos profissionais da odontologia e também de atendimento para a população.

Segundo o presidente do CRO-RN, Gláucio de Morais e Silva, a fiscalização das unidades de saúde da capital e do interior é prioridade da Comissão de Fiscalização, presidida pelo cirurgião-dentista Luiz Carlos de Lima Barros, que tem o apoio de todos os conselheiros.

“Cerca de 35 consultórios odontológicos de diversas unidades públicas de saúde foram fiscalizados, buscando a garantia de ambientes dignos de trabalho, como tem sido a preocupação dessa gestão”, explica Barros, salientando que também é uma política nacional do Conselho Federal de Odontologia (CFO), que tem dado total apoio às ações de fiscalizações do sistema CROs pelo país.

Segundo o presidente da Comissão de Fiscalização, nas visitas são expedidos atos fiscalizatórios, que relatam os problemas encontrados e pedem as providências para solução dos casos,

Barros explica que a equipe de Fiscalização não encontra só problemas pelo interior, mas também qualidade dos serviços odontológicos oferecidos à população, bem como boas condições de trabalho para os profissionais da odontologia.

Ele relata que na visita ao município de Alto do Rodrigues, no dia 30 de janeiro, a equipe encontrou uma unidade de saúde que pode ser exemplo de atendimento em sua estrutura física, com climatização desde a recepção dos pacientes até o consultório odontológico, além de equipamentos em excelente estado de conservação.

Segundo relato do presidente da Comissão de Fiscalização, nas conversas que os fiscais do CRO-RN têm com os profissionais de odontologia que trabalham no interior, a reclamação maior é quanto à desvalorização da categoria nas questões de salários pagos pelas gestões municipais.

Os dentistas reclamam dos salários baixos, enquanto os auxiliares, ASBs e TSBs, reclamam da falta de pagamento de insalubridade, que a categoria tem direito, mas que a maioria das prefeituras não paga.

Nas visitas aos municípios a equipe de Fiscalização está coletando informações sobre os salários dos profissionais e tipo de contratação para que o CRO-RN possa traçar um perfil sobre vínculos empregatícios e remunerações da categoria no Estado.

Os secretários Municipais de Saúde e coordenadores de Saúde Bucal estão também sendo contatados para enviar ao Conselho estas informações sobre contratos e salários de dentistas e auxiliares.

A Equipe de Fiscalização do CRO-RN comenta que a satisfação dos profissionais – dentistas e ASBs e TSBs – com a presença do Conselho em suas unidades de saúde é muita grande, já que as visitas demonstram o interesse da gestão em realizar um trabalho de valorização de toda a categoria odontológica no Estado do Rio Grande do Norte.

A cirurgiã-dentista Geine Achan de Siqueira Lima, CRO-RN-4098, integrante da equipe de Saúde Bucal da Estratégia Saúde da Família, em Caiçara do Norte, elogiou a presença dos fiscais em sua unidade. “Ver o Conselho aqui é ter a certeza que a anuidade que pago está sendo investida em benefício da nossa categoria. Isso me faz muito feliz”, disse a CD.