Dentistas de Macaíba e Belo Horizonte fazem ação educativa no hospital Varela Santiago

Dentistas de Macaíba do projeto Nosso Sorriso
Natal é sede do III Congresso Brasileiro de Atenção Primária em Odontologia (COBRAPO), reunindo cirurgiões-dentistas de todo o Brasil para discutir questões referentes a atenção básica no Sistema Único de Saúde. O tema do congresso é "A Valorização da Odontologia na Atenção Primária".

O evento que vai até sábado é  uma realização da Federação Interestadual dos Odontologistas (FIO), em parceria com os Sindicatos dos Odontologistas do Rio Grande do Norte (SOERN) e de Minas Gerais (SOMGE), com apoio do CRO-RN.

Na quinta-feira, 6, pela manhã, um grupo de dentistas de Macaíba e Belo Horizonte realizou uma ação educativa com crianças em tratamento no Hospital Infantil Varela Santiago, em Natal, coordenada pela cirurgiã-dentista, Ana Paula Silva, mestre em Oncologia.

Veja as fotos da ação educativa clicando aqui.

Cirurgiões-dentistas de Macaíba, que realizam em seu municíoio o projeto “Novo Sorriso”, da Secretaria Municipal de Saúde, participaram da ação educativa com as crianças assistidas no Centro de Oncologia do Varela Santiago.

Utilizando a brincadeira dos fantoches, a equipe de Macaiba mostrou a importância de uma boa escovação e o uso de fio dental para a higienização da boca, contribuindo para a saúde como um todo das pessoas.

Um escovodromo foi montado no Centro de Oncologia e as dentistas orientaram a escovação das crianças, que depois receberam um kit composto por escova, pasta e fio dental, que a prefeitura de Macaíba distribui nas ações educativas em escolas do município.

Vânia Araújo, da comissão organizadora do COBRAPO, elogiou o trabalho feito no Varela Santiago e agradeceu o diretor do hospital, Dr. Paulo Xavier, pela oportunidade de realizar a ação educativa com as crianças ali assistidas. "Parabenizo o belo trabalho que ele desenvolve nessa Instituição”, disse.

A Secretária Municipal de Saúde de Macaíba, Silvania Cosme, participou da ação e parabenizou as mães que trouxeram os filhos para saber um pouco mais sobre a escovação dos dentes e os dentistas que "viraram verdadeiros artistas para realizar essa ação de forma tão brilhante”.

A coordenadora do programa de Saúde Bucal de Belo Horizonte, Rita de Cássia Martins, secretaria do CRO-MG e da diretoria do Sindicato dos Odontologistas de Minas Gerais, falou da importância dessa iniciativa.

“Vejo essa ação como uma valorização da odontologia, tema principal de discussão do  COBRAPO. Nossa categoria está muito desprestigiada e, com uma ação deste tipo, nós percebemos o quanto os profissionais do SUS prezam pela humanização do atendimento aos usuários e, tudo isso, sempre com um sorriso no rosto”, afirmou ela.

Atualmente, o SUS é o maior empregador de cirurgião- dentista do país. No Rio Grande do Norte, dos cerca de 4 mil dentistas com registro no CRO-RN, 70% deles têm vinculo com a Estratégia Saúde da Família (ESF), atenção básica, e com os Centros de Especializadas Odontológicas (CEO), atenção secundária.