Dentistas municipalizados fazem movimento nesta quarta-feira na Governadoria

Dentistas municipalizados fazem movimento nesta quarta-feira  na Governadoria
Dentistas lotaram o auditório do CRO-RN na assembleia do SOERN

O Sindicato dos Odontologistas do Estado do Rio Grande do Norte (SOERN) realizou nesta terça-feira, 1, no auditório do CRO-RN, assembleia para discutir o movimento da categoria por melhorias salariais e a questão das faltas que a prefeitura de Natal colocou no contracheque de alguns dentistas que participaram da greve em abril e maio.

Na assembleia os dentistas decidiram que o movimento por melhoria salarial vai continuar, independente da suspensão da greve, bem como nesta quarta-feira a categoria vai até a Governadoria para pressionar a governadora Rosalba Ciarline a receber a diretoria do SOERN para discutir o enquadramento dos municipalizados na lei 511.

O departamento jurídico do SOERN  vai tomar as medidas judiciais em defesa dos dentistas que tiveram descontos nos salários devido a greve.

Segundo o presidente do SOERN, Ivan Tavares, houve uma retaliação por parte da prefeitura em relação à categoria odontológica com a colocação de faltas durante a greve.

“Nós vimos pela primeira vez em 15 anos de luta sindical um prefeito colocar faltas e dar desconto salarial por causa de um movimento legítimo dos trabalhadores”, disse.

O prefeito Carlos Eduardo autorizou aumento de apenas 5,68% para as categorias da saúde, quando a reivindicação era de 18,36% de reajuste.

No momento, a greve da saúde está suspensa, mas no dia 15 de julho o SOERN já marcou nova assembleia para decidir o rumo do movimento.

A greve foi suspensa depois de decisão da Justiça que determinou a volta ao trabalho de 100% dos dentistas.

Até agora, a prefeitura só concedeu apenas 5,68% de aumento salarial, mas as gratificações para os dentistas dos Centros de Especialidades Odontológicas (CEOS) continuam em negociação com a prefeitura.

Com relação aos dentistas do Estado, que foram municipalizados, o SOERN continua lutando para que eles sejam enquadrados na lei 511 sancionada pela governadora. Segundo Ivan Tavares, os cirurgiões-dentistas teriam um aumento substancial no salário base se o governo do Estado resolver incluí-los naquela lei.

Nesta quarta-feira, dia 2, a partir das 10 horas, de acordo com o que ficou decidido na assembleia, os dentistas municipalizados vão comparecer na Governadoria para pedir uma audiência com a governadora Rosalba Ciarline.

Segundo o presidente do SOERN, a reivindicação para o enquadramento dos dentistas do Estado na lei 511 já foi entregue ao secretário Estadual de Saúde, Luiz Roberto Fonseca, que ficou sensibilizado, mas que informou que não tinha autonomia para atendê-la, porém iria levar a questão para a governadora.

Depois de várias tentativas de marcar uma audiência com Rosalba Ciarline, o presidente do SOERN disse que esta mobilização dos dentistas na Governadoria é no sentido de sensibilizar a governadora a receber a diretoria do sindicato para discutir o enquadramento dos municipalizados na Lei Complementar 511 de 10 de abril de 2014 (de Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR).

O presidente eleito do CRO-RN, Gláucio de Morais e Silva, que participou da assembleia, garantiu total apoio da autarquia neste movimento reivindicatório do SOERN. "O CRO-RN apoia esta luta pela valorização dos cirurgiões-dentistas, que recebem baixos salários e ainda são obrigados a atenderem em unidades de saúde sem condições de trabalho", disse.

Assista o video com o presidente do SOERN, Ivan Tavares