Notícias

  1. CRO RN
  2. Notícias

Secretário de Saúde de Natal pede segurança para as unidades básicas

O secretário municipal de Saúde, Cipriano Maia, se reuniu na manhã desta quinta-feira (22) com o secretário estadual de Segurança e Defesa Social, Eliézer Girão Monteiro, quando relatou a “situação de insegurança que permeia as Unidades de Saúde” pública de Natal, “decorrente dos frequentes e sucessivos arrombamentos, assaltos a servidores e usuários, bem como ameaças aos profissionais” e pleiteou ação de segurança.

Cipriano Maia entregou ao secretário de Segurança um relatório, onde consta a ocorrência de assaltos ou arrombamentos em 21 unidades de saúde. E ressaltou “o prejuízo no funcionamento dos serviços e no atendimento aos cidadãos no seu direito à saúde, com frequentes fechamentos dos serviços e restrição no horário de atendimento pelo clima de medo predominante”.

"Profissionais estão sendo assaltados e ameaçados dentro das Unidades de Saúde, além de arrombamentos que vêm degradando o patrimônio publico", explicou Cipriano, exemplificando com a unidade de Aparecida, em Mãe Luíza, que já registrou quatro ocorrências. Vale Dourado é outra unidade com constantes problemas. •.
No documento que entregou ao secretário Eliéser Girão, Cipriano Maia pleiteou “ação direcionada à proteção dos usuários e profissionais dos serviços de saúde”, sugerindo a adoção de bases ou postos policiais nas proximidades dos serviços de pronto-atendimento, ronda da saúde e “resposta rápida à chamada dos serviços e investigação dos casos de dano ao Patrimônio Público”.

O secretário de Segurança Pública, Eliézer Girão, garantiu intensificar as rondas de saúde junto às unidades, visando inibir a ação de criminosos. Ficou acertada, ainda, na reunião a construção de um Plano de Segurança, por parte da Secretaria de Saúde, integrando as ações da Guarda Municipal, Polícia Militar e dos profissionais que atuam nas unidades.

“Esperamos ter um melhor resultado quanto à questão da segurança em nossas unidades, para que a população não seja penalizada com a suspensão dos serviços como vem ocorrendo”, disse Cipriano.

Participaram ainda da reunião, o comandante da Guarda Municipal, Gilderlan Alves, e o coordenador geral de Administração e Finanças da secretaria Municipal de Saúde, George Antunes. Uma nova reunião operacional será agendada na próxima semana para dar continuidade à montagem do Plano de Segurança.

Pelo relatório da SMS, durante o período de 2010 a 2014 os serviços de saúdes do Distrito Sanitário – DS Leste sofreram três assaltos e dois arrombamentos; o DS Norte I sofreu cinco arrombamentos; o DS Norte II sofreu dois assaltos e onze arrombamentos; o DS Oeste sofreu um assalto e três arrombamentos e o DS Sul sofreu um assalto e oito arrombamentos, totalizando sete assaltos, trinta arrombamentos e mais de vinte danos (agressões físicas, verbais e patrimoniais).

Notícia do site da Prefeitura de Natal

Outras Notícias