Secretário Estadual de Saúde promete levar a governadora reivindicações do SOERN

O conselheiro Federal Eimar Lopes participou da audiência com o secretário Estadual de Saúde

As diretorias do SOERN e do SINDSAÚDE participaram de audiência com o secretário Estadual de Saúde, Luiz Roberto Fonseca, na tarde da quinta-feira,15, na SESAP/RN, para discutir uma pauta de reivindicações dos dentistas e servidores da Saúde.

Sem autonomia para decidir nada, o secretário Luiz Roberto se comprometeu a marcar uma audiência com a governadora Rosalba Ciarline para discutir as reivindicações de dentistas e demais servidores da saúde que estão em greve.

A reivindicação do SOERN é a inclusão dos dentistas municipalizados na Lei Complementar 511 de 10 de abril de 2014 (de Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR), de acordo com o seu tempo de serviço, conforme enquadramento na Lei 333 de 29 de junho de 2006.

O SOERN solicitou o envio urgente de um Projeto de Lei do Executivo suprimindo o Artigo 11 da Lei 511 de 10/04/2014, bem como pediu a inclusão dos municipalizado na lei 511 partir do pagamento de julho próximo.

As diretorias dos dois sindicatos discutiram com o secretário o impacto de todas as reivindicações em folha de pagamento. Ele deixou claro que a situação financeira do Estado não é boa, afirmando que “nós não estamos nem pagando a nossa folha”.

Luiz Roberto fez questão de ressaltar que entre o “meu entendimento e o meu querer existe o meu poder”, que no caso das reivindicações salariais, dependem de decisão da governadora e da área econômica do governo.

Segundo o secretário, no momento, os recursos são escassos e o governo não tem de onde tirar dinheiro.

A sindicalista Sônia Godeiro, ex-presidente do SindSaúde, que faz oposição a atual diretoria, informou ao secretário que as reivindicações não vão impactar a folha de pagamento do Estado e falou da revolta de todas as categorias da saúde quanto a atual situação dos servidores de saúde.

”Fizemos os cálculos e chegamos a conclusão que o impacto para o Governo do Estado é de pouco mais de seiscentos mil reais”, “disse ela.

“A revolta dos profissionais da saúde é que eles, desde 2010, não recebem nenhum tipo de reajuste salarial”, afirmou ela, acrescentando que os profissionais municipalizados não têm como levar os seus recebimentos de anos de trabalho para as suas aposentadorias.

A dentista Odegleide Trindade comentou a audiência da categoria com o secretário Estadual da Saúde, afirmando que acredita que depois dessa reunião os municipalizados terão alguma equiparação salarial com os demais profissionais da saúde do Estado. “Precisamos ter os mesmos direitos, somos desvalorizados demais e nem temos segurança ao exercer o nosso trabalho”, disse.

O secretário Luiz Roberto concordou que o impacto das reivindicações é pequeno na folha, mas salientou que não tem autonomia para decidir se elas podem ser implementadas. “Quem pode falar isso são os secretários de planejamento e de administração”, declarou.

Diante da incapacidade de atender as reivindicações, o secretário Estadual de Saúde disse que será o mediador entre os sindicatos e a governadora para marcar uma reunião entre as duas partes para discutirem os assuntos em pauta.

O secretário pediu um tempo para fazer uma análise se é possível fazer um Projeto de Lei para vigorar ainda este ano. “Preciso de um tempo para poder resolver tudo isso. Vamos agendar uma reunião para o dia 26, segunda-feira, às 17h. Posso voltar com uma resposta positiva ou não. Tenham certeza que sou a favor do acordo e vou tentar mostrar que é o justo”, finalizou Luiz Roberto.

O presidente do SOERN, Ivan Tavares, agradeceu o secretário pela atenção que tem dado ao sindicato dos Odontologistas e a classe odontológica. “Obrigado por nos receber e por concordar em levar as nossas reivindicações para a Governadora, disse Tavares, que ainda solicitou a inclusão do sindicato nas próximas reuniões da secretaria com os sindicatos das várias categorias da saúde.

Sônia Godeiro entregou um documento ao secretário, um abaixo-assinado dos municipalizados, solicitando a inclusão na Lei Complementar 333.

O conselheiro Federal Eimar Lopes e o presidente eleito do CRO-RN, Gláucio Morais e Silva participaram da audiência com o secretário Estadual de Saúde e levaram o apoio do CFO e do Conselho Regional, respectivamente, à reivindicação do SOERN para dos dentistas municipalizados.