Dentistas e médicos se unem na Caminhada do Dia do Trabalhador

Presidente do SOERN discursa durante a caminhada do Trabalhador

Os cirurgiões-dentistas e médicos realizaram na manhã desta quinta-feira, Dia do Trabalhador, uma caminhada que marcou as comemorações do Dia 1º. de Maio em Natal. Em greve desde a semana passada, os dentistas e médicos aproveitaram a caminhada para protestar contra a prefeitura de Natal e o governo do Estado.

A concentração dos dentistas foi em frente a Faculdade de Odontologia da UFRN, na avenida Salgado Filho, de onde saíram em caminhada até o Hospital Walfredo Gurgel.

Já os médicos saíram da Associação Médica, na avenida Hermes da Fonseca, com as duas categorias da saúde se encontrando em frente ao Midway Mall. Depois seguiram para o hospital Walfredo Gurgel.

Antes de seguirem para o hospital, os grevistas, de baixo de chuva, cantaram o Hino Nacional Brasileiro.

No Walfredo Gurgel, os dentistas e médicos  subiram a rampa e se concentraram na entrada do setor de Urgência e Emergência, com os presidentes do Sindicato dos Odontologistas do Rio Grande do Norte, Ivan Tavares, e do Sindicato dos Médicos (SindMed), Geraldo Ferreira, discursando em defesa de suas categorias e criticando o prefeito de Natal, Carlos Eduardo, e a governadora Rosalba Ciarline.

Os servidores da Saúde em greve reivindicam 18,32% de reajuste salarial, enquanto o prefeito acenou com um aumento de 2%.

Os servidores da Saúde em greve, comandados pelo PSTU, PSOL e SindSaúde, também saíram em caminhada e tentaram se juntar aos dentistas e médicos em frente ao Midway, mas  chegaram tarde. As duas categorias já tinham deixado o hospital em direção ao Parque das Dunas, onde a caminhada foi finalizada.

Cerca de 200 pessoas participaram da caminhada organizada pelo PSTU e SindSaúde, que se caracterizou como um ato político partidário, com críticas a governadora Rosalba Ciarline e a presidente Dilma Rousseff. Como o grupo não alcançou os médicos, os líderes decidiram retornar e ficaram em frente ao Midway Mall com discursos políticos contra a realização da Copa do Mundo e pedido mais dinheiro para educação e saúde.

A vereadora do PSTU, Amanda Gurgel, participou da caminhada organizada pelos partidos políticos e o SindSaúde.

A confraternização de dentistas e médicos aconteceu no Parque das Dunas, onde os sindicatos das duas categorias ofereceram lanche e música com um grupo de pagode.

Os presidentes do CRO-RN, Jaldir Cortez, e da Federação Interestadual de Odontologia (FIO), José Ferreira Campos Sobrinho, além do conselheiro Federal Eimar Lopes, prestigiaram a caminhada do Trabalhador.