SOERN realiza ato público em defesa dos dentistas em greve em Natal

O conselheiro Gláucio de Morais discursa no ato público em defesa dos dentistas em greve

O Sindicato dos Odontologistas do Rio Grande do Norte (SOERN) realizou nesta terça-feira, no período da manhã, um Ato Público em defesa dos dentistas em greve na rede municipal de saúde. O protesto aconteceu em frente ao Centro de Especialidades Odontológicas e Urgências Dr. Morton Mariz, no bairro da Ribeira.

Participaram do ato os cirurgiões-dentistas do município em greve por melhores salários e condições de trabalho, a diretoria do SOERN e conselheiros do CRO-RN, além do conselheiro Federal Eimar Lopes.

Para o ex-presidente do CRO-RN, Eimar Lopes, que criticou as péssimas condições de trabalho dos profissionais da odontologia e da saúde em geral, a realidade da greve só prejudica os usuários do Sistema Único de Saúde.

“Na realidade, com a greve, quem perde é a população que encontra os postos de saúde fechados e se deparam constantemente com a precariedade do atendimento. Gostaria de chamar a todos para a luta, pois só com união é que vamos conseguir lutar pelo nosso ideal”, afirmou o conselheiro Federal.

No ato público, o presidente do CRO, Jaldir Cortez, defendeu a união da categoria neste momento de reivindicações salariais, afirmando que “a luta é grande no nosso dia a dia”, mas que é necessário que os dentistas estejam unidos. “Nós unidos somos mais fortes”, disse.

O conselheiro do CRO-RN, Gláucio de Morais e Silva, criticou o prefeito de Natal por não atender as reivindicações salariais da categoria e reiterou o apoio do Conselho nesta luta do sindicato por melhores salários para os profissionais do município. Ele também criticou a prefeitura por não oferecer material para os dentistas atenderem a população.

“Temos que mudar esse quadro, onde faltam luvas e materiais. O Conselho não aprova que os seus profissionais atuem sem segurança”, afirmou.

Também presente no ato público, a sindicalista Sônia Godeiro, que faz parte do grupo de oposição a atual diretoria do Sindsaúde, convidou os dentistas a se engajarem na greve da saúde. “Minha gente, duas datas bases já se passaram e nada foi feito. Não podemos cruzar os nossos braços. Vamos fortalecer esse movimento, pois apenas dessa forma será possível alcançarmos os nossos objetivos”, afirmou.

Faixas do sindicato mostraram a insatisfação da categoria em relação ao prefeito de Natal, Carlos Eduardo Alves (PDT), que sinalizou com um reajuste de 2% nos salários dos cirurgiões-dentistas do município, quando as perdas salariais chegam a 18,32%.

Os profissionais da odontologia também gritaram frases em defesa da categoria e direcionada ao chefe do executivo municipal: “prefeito, passou da hora, se não tiver aumento, nós vamos embora”.

Entre as reivindicações da categoria odontológica, além do aumento salarial com a inclusão dos municipalizados nas negociações, estão o reajuste nas gratificações dos profissionais que atuam nas equipes de Saúde Bucal da Estratégia Saúde Família (ESF) e melhorias nas condições de trabalhos. O sindicato também quer aumento nas gratificações das Especialidades Odontológicas e as dos plantões.

O presidente do SOERN, Ivan Tavares, afirmou que a luta do sindicato é pelos trabalhadores que atuam na odontologia, como os municipalizados que não tiveram o aumento de suas gratificações. “O SOERN é um sindicato atuante, sério e que atua de cara limpa. O sindicato quer mostrar o valor dos profissionais da odontologia e fazer um movimento de resgate junto aos cirurgiões-dentistas”, disse Tavares.

Segundo ele, há 15 anos o SOERN luta em defesa da valorização da categoria.

Tavares anunciou para o dia 15 de maio uma a audiência com secretário Estadual de Saúde, Luiz Roberto, para discutir questões salariais dos dentistas do Estado, que terá ainda a participação da diretoria do Sindsaúde.