Fiscalização do CRO visitou 63 municípios em 2013

O conselheiro Gláucio de Morais, presidente da Comissão de Fiscalização, com o CD de Afonso Bezerra

A equipe de Fiscalização do CRO-RN visitou 63 municípios do Estado durante o ano de 2013, correspondendo ao equivalente a 37% do total das cidades do Rio Grande do Norte.

Veja as fotos de alguns municípios visitados. Clique aqui.

Nos anos de 2011 e 2012, a Fiscalização do Conselho já havia visitado os 167 municípios do Estado, com ênfase no setor público, visitando centenas de unidades básicas de saúde, que resultaram em melhorias nas condições de trabalho dos profissionais da odontologia, com reflexo para os pacientes.

Com a atuação do CRO-RN, muitas vezes em parceria com o Ministério Público, consultórios odontológicos foram reformados e climatizados, além de outros procedimentos foram adotados pelos gestores que atenderam as recomendações do Conselho.

“O foco maior da nossa fiscalização é quanto às condições de trabalho dos colegas nas unidades de saúde da Estratégia Saúde da Família e dos Centros de Especialidades Odontológicas (CEO’s), bem como do exercício ilegal da profissão de dentistas e demais profissões auxiliares, como as ASBs, TSBs, TPDs e APDs”, explica o presidente da Comissão de Fiscalização, o conselheiro Gláucio Morais e Silva.

Segundo ele, as visitas da Fiscalização são realizadas dentro de um cronograma anual elaborado previamente. “Mas também realizamos visitas provocadas pelos próprios dentistas que fazem suas denuncias por telefone ou e-mail. Nós checamos, enviamos uma equipe para ver a situação e depois o CRO-RN tomas as providencias”, explica.

O conselheiro diz ainda que existem também as demandas no setor privado, principalmente de dentistas sendo explorados por clínicas populares, de estudantes de odontologia exercendo a profissão e acobertados por profissionais, contrariando o Código de Ética Odontológica.

Nos casos de exercício ilegal da profissão, os falsos dentistas respondem inquérito policial. Existindo acobertamento de dentistas, o profissional vai responder processo ético junto ao CRO-RN, culminando em multas e nas penalidades previstas do dispositivo legal que rege as normas a serem seguidas pelos profissionais inscritos.

O Fiscal do CRO-RN, Damião Rocha, enfatiza que ninguém poderá alegar desconhecimento da lei para fugir das penalidades.

Para que os profissionais de odontologia conheçam seu próprio Código de Ética Odontológica, o CRO-RN disponibiliza esse instrumento no seu site e na própria agenda distribuída anualmente.

Abaixo os municípios visitados em 2013 pela fiscalização do CRO-RN.

1) Acari

2) Açu