Notícias

  1. CRO RN
  2. Notícias

CRO-RN parabeniza a todas as mulheres da Odontologia Potiguar

CRO-RN parabeniza a todas as mulheres da Odontologia Potiguar
Em nome das dentistas e ASBs, o CRO-RN homenageia a todas as mulheres da odontologia neste dia

Neste Dia Internacional da Mulher, o presidente do CRO-RN, Jaldir Cortez, em nome de toda a diretoria, parabeniza todas as profissionais da Odontologia Potiguar, bem como as funcionárias da autarquia, lembrando que elas já são maioria no quadro de registros do Conselho.

Dos 5.156 profissionais de odontologia com registros no CRO-RN, mais de 68% são do sexo feminino.

Só entre os dentistas, 56% são do sexo feminino, mas é entre os ASBs e TSBs que a força da mulher se faz presente de forma incontestável, com 95%. São 1.739 mulheres para um universo de 1.819 profissionais de ambos os sexos.

O Dia Internacional da Mulher, comemorado no dia 8 de março, foi instituído em 1977 pela Organização das Nações Unidas (ONU) com o objetivo de  lembrar as conquistas sociais, políticas e econômicas do sexo feminino, bem como a data serve para alertar e combater as discriminações e violências sofridas pelas mulheres em todo o mundo.

Na plenária do CRO-RN, o presidente do CRO-RN cita a participação das conselheiras Aldenísia Alves de Albuquerque Barbosa, Silvana Gurgel Borba e Rosângela Oliveira da Câmara, bem como desta a atuação das funcionárias do Conselho, Elaine Marques Lima (secretária Executiva),  Islena Barreto (contadora), Sônia Maria da Silva, Ana Karina Regis, (auxiliares Administrativos), Estelita Lopes, Osenilda Dias (agente Administrativo) e Lucineide Santana (auxiliar de Serviços Gerais).

“Parabenizo a todas as mulheres que fazem a odontologia do Rio Grande do Norte e as funcionárias do Conselho por este dia, desejando que a igualdade entre sexos não seja apenas em datas comemorativas, mas nos demais 365 dias do ano”, declara o presidente do CRO-RN.

“Neste dia dedicado às mulheres, vamos homenageá-las com um sorriso, um abraço, um beijo, vamos enfim desejar a estas profissionais que cuidam da saúde bucal da população muito sucesso e realização nas suas vidas”, afirmou Cortez.

A MULHER NA ODONTOLOGIA POTIGUAR

Profissionais                                             M                    F                      Total

CD – Cirurgião-dentistas                     1.380               1.760               3.140

ASB – Auxiliar em Saúde Bucal                57               1.413               1.470

TSB – Técnico em Saúde Bucal              23                   326                  349

TPD – Técnico em Prótese Dentária    106                     25                  131

APD – Auxiliar em Prótese Dentária       59                        7                    66

Total                                                          1.625               3.531               5.156

 

CFO TAMBÉM PARABENIZA AS MULHERES

Neste sábado, 08 de março, comemora-se o Dia Internacional da Mulher, instituído em 1977 pela Organização das Nações Unidas (ONU). O objetivo é lembrar as conquistas sociais, políticas e econômicas, além de alertar, combater as discriminações e violências sofridas pelas mulheres em todo o mundo.
Na odontologia, elas já superaram os homens. De acordo com os dados relativos aos números atuais de profissionais inscritas em atividade no CFO/CROs, atualmente são 150.621 cirurgiães-dentistas; 6.246 técnicas em prótese dentária; 16.727 técnicas em saúde bucal; 96.030 auxiliares em saúde bucal  e 795  auxiliares em prótese dentária.

Ao todo, são 270.419 profissionais ajudando a melhorar a saúde bucal em todo o território brasileiro. Aos poucos, as mulheres vão conquistando seus lugares e tornando a profissão mais humanizada, próxima de seus pacientes, em alguns casos até maternal.

E não é só na odontologia, na esfera política, no meio artístico, esportes e negócios a presença feminina vem crescendo significativamente, inclusive na área da saúde. Atualmente, mais de 70% dos formandos em Odontologia e mais de 50% de todos inscritos no CFO são mulheres: uma “revolução silenciosa” como muitos denominam, apesar de ainda limitada à representação política e corporativa.

A procura pela odontologia por parte das mulheres aumentou consideravelmente devido ao caráter liberal da profissão, por permitir jornada de trabalho um pouco mais flexível e um relativo prestígio social. Isso é mais evidente na área médica e odontológica, profissões até então exercidas quase que exclusivamente por homens, diferentemente da enfermagem, por exemplo, com a predominância feminina. E cada vez mais mulheres ocupam diversos espaços na sociedade e ainda conciliam com outras funções, como ser mãe, esposa e administrar os afazeres domésticos.

Saúde bucal feminina

De acordo com especialistas, a saúde bucal da mulher precisa de atenção mais detalhada por conta das especificidades do corpo feminino. Por isso merece cuidados especiais.

Mudanças nos níveis de hormônio que ocorrem durante a puberdade, seguidas da menstruação, gravidez e menopausa, tornam as gengivas das mulheres mais sensíveis ao biofilme dental (acúmulo de bactérias).

Antes da menstruação, é comum a gengiva inchar e sangrar, e algumas mulheres têm aftas ou inflamações da mucosa bucal. A inflamação da gengiva também é um dos efeitos colaterais mais comuns dos contraceptivos orais.

Na menopausa, além de gengivite, pode acontecer alteração do paladar e boca seca, e pode haver relação entre a osteoporose e a perda óssea nos maxilares, levando à perda de dentes por causa da provável diminuição da densidade dos ossos onde eles estão inseridos.

No dia 24 de fevereiro foram comemorados os 80 anos do direito ao voto, um dos primeiros passos no Brasil para o reconhecimento da igualdade entre homens e mulheres. Inegavelmente um marco histórico conquistado, tanto legislativo quanto social.

Parabéns a todas as mulheres e, em especial, a todas aquelas que representam a profissão e ajudam a construir milhares de novos sorrisos todos os dias.

Outras Notícias