Clínica odontológica é assaltada e PM prende assaltantes

A clínica fica em Lagoa Nova.

O conselheiro do CRO-RN, Gláucio Morais e Silva, em nome da autarquia, visitou nesta sexta-feira, 31, as dentistas Taisa e Marta, da Clinicon, em lagoa Nova, que na noite de quarta-feira, 29, foram vítimas de assalto. Ele conversou com as dentistas e manifestou a solidariedade do conselho as duas profissionais, que foram ameaçadas de mortes pelos assaltantes.

A dentista Taísa agradeceu a visita e a preocupação do conselho com esta situação de riscos dos dentistas que ficam trabalhando até mais tarde em suas clínicas.

Com medo de novos assaltos e temendo que os assaltantes sejam soltos, as dentistas já contrataram seguranças privados para proteger suas vidas e cuidar da clínica no período de atendimento aos pacientes.

Graças a um rastreador de GPS no celular de uma das cirurgiãs-dentistas, que os assaltantes levaram num bolsa sem saber, o irmão de uma delas, que estava em Mossoró, conseguiu localizar o veículo da vítima.

A polícia Militar foi acionada e os três assaltantes, dois homens e uma mulher, foram presos na noite de quarta-feira, nas imediações do Parque de Exposições Aristófanes Fernandes, em Parnamirim.

No relato das dentistas, dois assaltantes chegaram à clínica por volta das 21 horas, quando elas já se preparavam para sair. Um homem e uma mulher armados com revólveres entraram na clínica e ameaçaram as dentistas, enquanto o terceiro ficou no lado de fora dando cobertura. Segundo as vítimas, a mulher era a mais violenta e chegou dizer que as mataria. A garota chegou a disparar um tiro no interior da clínica para intimidar as vítimas, que foram deixadas numa sala sob a ameaça que, se saíssem ou avisassem a polícia, eles voltariam para matá-las.

Depois de alguns minutos da saída dos assaltantes, as vítimas acionaram a Policia Militar, que inicialmente achou que seria difícil localizar o carro levado. Mas depois que o irmão da vítima localizou o veiculo pelo GPS do celular, a PM acionou os policiais da Força Tática que conseguiram interceptar o veículo roubando e prenderam os três assaltantes. Na delegacia de Parnamirim, a mulher inicialmente disse que era menor de idade, mas depois foi confirmado a sua maioridade.

Os assaltantes foram presos em flagrantes e com eles os policiais encontraram duas armas. Um terceiro revólver usado pelo trio teria sido jogado fora antes da prisão.

As dentistas recuperam as bolsas e os objetos levados, como o celular que ajudou na prisão dos bandidos.

Segundo Taísa, o prejuízo dela não seria tanto de dinheiro, cerca de mil reais, mas sim de material para implantes que ela tinha comprado recentemente e estava no porta-malas do seu veículo roubado. “Eram mais de 200 implantes”, comentou.

Segundo o conselheiro, o CRO-RN pretende agendar audiência com o secretário de Segurança Pública e com  o Comandante da PM, quando entregará um oficio manifestando a preocupação do conselho aos assaltos que os profissionais de odontologia têm sofrido nos últimos meses.

“Somos uns dos profissionais que mais recolhem taxas e impostos e exigimos uma resposta da polícia quanto às estratégias de combate e prevenção a este tipo de agressão aos profissionais da odontologia”, disse Gláucio.

Segundo o conselheiro, o CRO-RN já recebeu denuncias de assaltos contra profissionais da odontologia em clínicas particulares e nas unidades de saúde de Natal.

“Não podemos esperar acontecer uma tragédia para pedirmos providências urgentes. O CRO espera que o comando da PM tome as providências necessárias para coibir este tipo de agressão aos dentistas, assim como ao cidadão de uma forma em geral que sai de casa para trabalhar e sofre a ação desses bandidos”, afirmou Gláucio.

Para o conselheiro, a PM deveria intensificar o policiamento ostensivo na cidade, o que já ajudaria na prevenção, uma vez que os assaltantes pensariam duas vezes antes de agir sabendo que teria policiais nas ruas.

“Neste momento, além de lamentarmos o episódio, como colega, parabenizo as duas dentistas pela forma que se conduziram neste assalto, não reagindo, mantendo o controle sobre a situação,”, comentou Gláucio.