Diretoria do CRO-RN parabeniza as ASBs e TSBs pelo seu Dia, 24 de dezembro

O presidente do CRO-RN em solenidade de formatura de ASBs e TSBs em Goianinha

Neste dia 24 de dezembro, o presidente do CRO-RN, Jaldir Cortez, em nome de toda a diretoria, parabeniza as ASBs (Auxiliares em Saúde Bucal) e os TSBs (Técnicos em Saúde Bucal) pela data dedicada a estes profissionais auxiliares da odontologia.

O dia marca a promulgação da Lei 11.889 de 24 de dezembro de 2008, que regulamentou o exercício de ambas as profissões em todo o território nacional.

O ex-presidente Lula foi quem promulgou a lei que tornou as ASBs e TSBs profissionais regulamentadas, que hoje são obrigadas a fazer um curso de formação técnica para poderem exercer suas funções.

O dia nacional do TSB e do ASB foi instituído por meio da Resolução CFO – 107/2010, de 11 de novembro de 2010.

Estes profissionais compõem a equipe de saúde bucal da Estratégia da Saúde da Família, juntamente com o Cirurgião-dentista e o Técnico em Prótese Dentária. Eles desenvolvem atividades no âmbito da promoção, prevenção e recuperação da saúde bucal da população, sob a supervisão de um dentista.

Neste dia dedicado aos ASBs e TSBs, o presidente do CRO-RN parabeniza estes profissionais, desejando-lhes sucesso na carreira. “A diretoria do Conselho dá os parabéns a todos TSBs e ASBs do Rio Grande do Norte por este dia que marca um novo tempo para estes profissionais, que hoje possuem uma profissão regulamentada”, diz Jaldir.

O presidente do CRO-RN deseja e apoia que num futuro próximo estes profissionais possam se organizar em um sindicato próprio para defender seus interesses trabalhistas junto aos empregadores, públicos e privados.