Alunos de Odontologia da UERN visitam o CRO-RN

Alunos da UERN durante visita ao CRO-RN

Alunos do 7º. período  do curso de Odontologia da UERN (Universidade do Estado do Rio Grande do Norte), campus de Caicó, estiveram na quinta-feira, 28, visitando a sede do Conselho Regional de Odontologia do RN (CRO-RN), acompanhados dos professores Gustavo Barbalho Guedes Emiliano e Geórgia Costa de Araújo Souza, das disciplinas de Odontologia Legal e Saúde Coletiva, respectivamente.

O grupo de 10 alunos foi recebido pelo presidente do CRO-RN, Jaldir Cortez, pelo secretário geral, Gláucio Morais e Silva, além da conselheira Aldenísa Alves de Albuquerque Barbosa, que explicaram aos estudantes quais as atribuições dos conselhos regionais de odontologia.

Segundo Cortez, os CROS e Conselho Federal de Odontologia (CFO) são autarquias Federais, com autonomia administrativa e financeira, que têm como principal finalidade fiscalizar o exercício profissional e supervisionar o cumprimento dos preceitos éticos da Odontologia e demais profissões auxiliares, como ASBs, TSBs, THDs, TPDs e APDs, além de clínicas odontológicas.

Os alunos também tiveram a oportunidade de conhecer a sala aonde são realizadas as reuniões plenárias do CRO-RN com a participação dos 10 conselheiros, sendo cinco titulares e cinco suplentes. Atualmente, o plenário conta com nove conselheiros, diante da saída de uma conselheira.

Segundo o presidente do CRO-RN, na plenária todos os conselheiros, independentes de titulares ou suplentes, têm direito de falar e votar nas decisões a serem tomadas pela diretoria.

O professor Gustavo explicou que a visita ao CRO-RN é uma maneira dos futuros cirurgiões-dentistas tomarem conhecimento sobre o funcionamento e a função do conselho, já que a partir de formados estes estudantes vão ter que fazer seus registros profissionais para poderem trabalhar.

Além do CRO-RN, os estudantes da UERN conheceram em Natal a sede da Associação Brasileira de Odontologia (ABO-RN) e o museu da Odontologia, Dr. Solon de Miranda Galvão, que funciona anexo à Academia Norte-rio-grandense de Odontologia.

Para a estudante Márcia Nicole, que reside em Caicó, este tipo de visita é muito importante para os futuros dentistas conhecerem as entidades que vão fazer parte de suas vidas profissionais.

Nicole conta que está achando ótimo o curso, salientando que hoje o ensino da Odontologia vê de forma mais ampla a saúde bucal, não só se preocupando com os dentes, mas sim com a saúde como um todo do indivíduo.

Segundo Gustavo, no dia 13 de dezembro, mais um grupo de 10 alunos do 7º. período do curso de Odontologia da UERN vem a Natal para visitar o CRO-RN e as outras entidades.

Desde a sua criação, em, 2006, o curso de Odontologia já formou cerca de 40 novos dentistas em três turmas (2010, 2011 e 2012).

Veja as fotos da visita clicando aqui.