Notícias

  1. CRO RN
  2. Notícias

Tomaram posse as novas diretorias da FIO e SOERN para o triênio 2013/2016

Tomaram posse as novas diretorias da FIO e SOERN para o triênio 2013/2016
Os novos presidentes da FIO e SOERN, José Ferreira Campos, e Ivan Tavares

Em solenidade conjunta, os presidentes da Federação Interestadual dos Odontologistas (FIO), José Ferreira Campos Sobrinho, e do Sindicato dos Odontologistas do RN (SOERN), Ivan Tavares, assumiram seus cargos na noite de sexta-feira, 22.

O evento contou com a presença de vários convidados, entre os quais o coordenador Nacional de Saúde Bucal do Ministério da Saúde, Gilberto Pucca, o senador Paulo Davim (PV-RN), o chefe da Casa Civil do Distrito Federal, Swedenberger Barbosa, a  vice-prefeita de Natal, Wilma de Faria, o deputado Federal Rodrigo Grilo (SDD-MG), além de vários presidentes de sindicatos filiados a FIO.

A solenidade realizada no Praiamar Hotel, em Ponta Negra, também contou com a presença dos presidentes da Confederação Nacional dos Trabalhadores Liberais Universitários Regulamentados (CNTU), Murilo Celso,do CRO-RN, Jaldir Cortez, bem como do presidente da FIO, Wellington Moreira Mello, que transmitiu o cargo para o potiguar José Ferreira Campos comandar a entidade pelo triênio 2013/2016.

O presidente do CFO, Ailton Morilhas, por problemas particulares, não pode comparecer à solenidade e enviou como representante o vice-presidente, Leonardo Marconi, que estava acompanhado de outros conselheiros, como José Mário e Eimar Lopes.

No discurso de saída, Mello agradeceu as pessoas que ajudaram a conduzir a entidade nos seus dois mandatos, como o ex-presidente da FIO, José Carrijo Brom, e afirmou que não iria falar de despedida, já que continuará nas lutas sindicais.

“Continuarei a contribuir com a nossa Federação. Nestes dois mandatos a frente da Federação, todas as ações que a nossa diretoria encaminhou, foram decorrentes das deliberações coletivas com importantes contribuições dos nossos sindicatos”, disse, ressaltando que fazer a luta sindical não é tarefa simples, mas um exercício cotidiano, que requer perseverança, conhecimento e experiência do mundo sindical.

Segundo Mello, “as conquistas da luta sindical são fruto de intensas e incansáveis negociações”.

O novo presidente da FIO, José Campos, declarou que o seu compromisso é de trabalhar pelo interesse coletivo de sua classe e de todo o Brasil, dentro das limitações de seu cargo.

“Assumo com humildade e compromisso de trabalhar com valores contidos em nossos estatutos e com a promessa de tudo fazer para o engrandecimento de nossa odontologia”, afirmou.

Já o novo presidente do SOERN, Ivan Tavares, fez um discurso mais contundente.

“Ou as entidades realizam seu real papel na organização e defesa da categoria, deixando cada um de seus interesses individuais e políticos de lado, passando a pensar e agir em função do coletivo (de forma conjunta e organizada), unindo forças para formação de uma ordem, ou não há absolutamente razão para sua existência”, afirmou.

Para Tavares, deve haver o entendimento do papel de cada um nas lutas, no que tange suas capacidades e limitações.

“É preciso compreender a necessidade de doação. Entendemos que não estamos brincando. Estamos fazendo história. Somos, em nossa maioria, trabalhadores assalariados e isso não nos envergonha. Nosso salário é parte inequívoca da nossa dignidade profissional e social. Muitos de nossos colegas e suas famílias dependem de decisões políticas que passam por nós ou por nossas mãos”, disse.

“Não vejo outro meio para avanço se não através da luta, do desprendimento e da coragem e quero crer que todos que estão aqui querem isso”, afirmou o presidente do SOERN.

Um dos fundadores da FIO, o chefe da Casa Civil do DF, Swedenberger Barbosa, trouxe os cumprimentos do Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, bem como destacou o compromisso do ex-presidente da entidade com a saúde bucal.

“Queria deixar registrado publicamente o respeito que Wellington construiu junto ao governo federal e particularmente ao Ministério da Saúde pelo seu compromisso com a saúde bucal, que fez com que a FIO ganhasse muito mais espaço”, disse Barbosa, lembrando que este ano a entidade completa 25 anos de existência e destacando a participação do novo presidente na sua fundação.

O deputado Federal Rodrigo Grilo e o senador Paulo Davim foram homenageados durante a solenidade pela contribuição que deram na aprovação de leis que beneficiam a odontologia brasileira.

“Apresentamos um projeto de lei que prevê a participação dos dentistas nos hospitais, asilos, creches, orfanatos e também projetos de lei que preveem a questão de dentistas da semana da prevenção ao Câncer Bucal”, disse Grillo.

“Nessa semana que passou conseguimos aprovar na comissão de Seguridade Social e Família, o projeto 3939/12, que cria a Semana Nacional de Prevenção ao Câncer Bucal, mais um passo para melhorar a condição de saúde dos brasileiros”, disse.

O deputado tem acompanhado com dedicação os projetos de interesses da odontologia que tramitam na Câmara dos Deputados e no Senado. Ele afirmou que a presença do dentista na UTI é “um avanço para toda sociedade, já que a boca é uma porta de entrada para uma série de doenças”.

Já o senador Paulo Davim ressaltou no seu discurso a sua participação na política sindical, associativa e de conselhos. Confessou sua paixão pela política sindical e afirmou que “o sindicalista não se faz, ele nasce com alma e espírito, tem características próprias, combativas, espírito irrequieto, é um contestador nato, está sempre insatisfeito e abraça sempre as causas coletivas, como se sua causa fosse”.

“O SOERN e a FIO são duas entidades que têm sido importantíssima na consolidação do trabalho dos odontologistas, nas mais diversas áreas”, destacou o senador e médico potiguar.

A solenidade de posse ainda teve a apresentação do monólogo  “Gandhi, um líder servidor”, pelo ator João Signorelli, que foi muito aplaudido pelos convidados. Encerrando a noite, teve o show com Banda Luizinho Nobre e Dj Victor Campos. Antes, foi servido um jantar para cerca de 250 convidados.

Outras Notícias