CRO-RN parabeniza todos os Protéticos Potiguares pelo seu dia, 5 de novembro

Neste dia 5 de novembro comemora-se o Dia do Protético Dentário, profissional auxiliar do cirurgião-dentista. Ambos trabalham pela reabilitação bucal do seu paciente.

A diretoria do CRO-RN parabeniza todos os protéticos (técnicos e auxiliares) do Rio Grande do Norte pela passagem do seu dia, que foi instituído a partir da promulgação da Lei Nº 6.710 de 5 de novembro de 1979, que dispôs sobre a profissão de Técnico em Prótese Dentária no Brasil, além de determinar outras providências.

O protético tem como principal função confeccionar próteses removíveis, coroas, dentes para implantes, moldes para clareamento, aparelhos de ortodontia e trabalhos com facetas de porcelana.

A prótese dentária é uma especialidade que atua em parceria com o cirurgião-dentista.

O protético é um profissional que trabalha para auxiliar o dentista e não diretamente para o paciente.

O objetivo principal do trabalho do protético é a reabilitação bucal, em todas as suas funções, como a parte de mastigação, estética e fonética.

O presidente do CRO-RN, Jaldir Cortez, parabeniza em nome do plenário e dos funcionários do Conselho todos os protéticos do Estado e reafirma a parceria do Conselho com a APDERN (Associação dos Protéticos Dentários do Rio Grande do Norte) para realização de atividades que promovam a atualização e o crescimento destes profissionais auxiliares dos cirurgiões-dentistas.

Para alguns profissionais, ser protético é ser o artesão que reabilita sorrisos e deixa as pessoas mais felizes por poder voltar a sorrir, além de recuperar a autoestima de muitos que perderam seus dentes ao longo da vida.

No Rio Grande do Norte hoje faltam protéticos para atuarem nos laboratórios municipais de prótese dentária.

Até outubro, estes laboratórios tinham produzidos cerca de 11 mil próteses, número insuficiente para atender a demanda das pessoas que precisam delas em todo o Estado.