APDERN homenageia como seu patrono o protético Severino Nunes

O CD Givaldo Soares e o presidente da APDERN com a viúva do protético Severino Nunes

A Associação dos Protéticos Dentários do Rio Grande do Norte (APDERN) comemorou seus 10 anos de atividades na última sexta-feira, 6, no auditório do Conselho Regional de Odontologia do RN (CRO-RN), em solenidade especial, que teve a palestra do TPD mineiro Robinson Luis Pinto e a homenagem ao protético Severino Nunes (in memorian), escolhido como patrono da entidade.

A esposa de Severino levou um quadro com a foto do marido que será fixado na sede da APDERN como homenagem ao protético pernambucano que chegou a Natal nos anos 50.

Segundo o cirurgião-dentista Givaldo Soares, o protético Severino Nunes foi o pioneiro em sua arte de confeccionar as próteses em Natal. E a homenagem como patrono da associação da sua categoria é o reconhecimento pelo seu trabalho.

"Severino Nunes foi uma referência em Natal, ele trabalhou com os grandes dentistas de sua época", disse Givaldo.

Na solenidade comemorativa também foi lançado o concurso de “Qualificação Profissional Rosalvo Galvão” para a categoria. As regras do concurso serão divulgadas brevemente pela diretoria da entidade.

Na sexta e no sábado, o TPD Robinson Luis, de Ipatinga, Minas Gerais, ministrou o curso de "Efeito das Massas Policromáticas em Cerâmica Odontológica". Na palestra de sexta à noite, o TPD mineiro falou sobre luz e os fatores que devem ser considerados na seleção de cor para confecção dos dentes da prótese.

Após a palestra, a APDERN ofereceu um coquetel para os associados e convidados.

No sábado, no laboratório Dental Nunes, o TPD mineiro deu continuidade ao seu curso.

O presidente da APDERN, Marcos Sales, aproveitou a solenidade de aniversário para ressaltar o trabalho das diretorias anteriores nesses 10 anos de atividade da entidade, que tem cerca de 200 associados.

Segundo Sales, para manter a entidade em funcionamento, muitas vezes, os membros da diretoria são obrigados a pagar despesas com recursos próprios, “já que não recebemos verbas de qualquer natureza”.

O presidente da APDERN ressaltou a parceria que a entidade mantém com o CRO-RN, que começou ainda na gestão do ex-presidente Eimar Lopes e continua na atual diretoria.

O presidente do CRO-RN, Jaldir Cortez, presente na solenidade, disse que a parceria continua na atual gestão, com o  Conselho e a APDERN já se preparando para organizar a comemoração do Dia do Protético, que acontece no dia 5 de novembro.

O TPD Robinson Luiz que deu o curso e a palestra é proprietário do Laboratório Robinson Luiz Estética Dental, de Ipatinga, Minas Gerais, e membro da educação continuada do CRO-MG. Ele também é professor de laboratório e responsável técnico dos cursos de especialização de Prótese Fixa, Prótese sobre Implante e Estética da ABO-Vale do Aço.