Notícias

  1. CRO RN
  2. Notícias

APDERN comemora 10 anos com palestra, curso, concurso e coquetel na sexta, dia 6

APDERN comemora 10 anos com palestra, curso, concurso e coquetel na sexta, dia 6
Givaldo Soares, Marcos Sales, Jaldir e Eimar na posse do atual presidente da APDERN

A Associação dos Protéticos Dentários do Rio Grande do Norte (APDERN) promove na próxima sexta-feira, 6, no auditório do Conselho Regional de Odontologia do RN (CRO-RN), uma solenidade especial para marcar os 10 anos de criação da entidade.

A programação de aniversário da APDERN (ela foi criada em 3 de setembro de 2003) prevê para sexta, com inicio pela manhã, às 8 horas, do curso de Estética em Prótese Fixa com o TPD Robinson Luis Pinto, de Minas Gerais. A parte prática deste curso será no sábado, pela manhã, no laboratório Dental Nunes.

Na sexta-feira, a partir das 19 horas, no auditório do CRO-RN, o TPD Robinson Pinto dará uma palestra sobre "Efeito das Massas Policromáticas em Cerâmica Odontológica". Ainda neste evento da sexta, a direção da APDERN vai oficializar o protético Severino Nunes (in memorian) como patrono da entidade e lançará o concurso de “Qualificação Profissional Rosalvo Galvão”.

Segundo o presidente da APDERN, Marcos Sales, depois da palestra do TPD mineiro, será oferecido um coquetel para os associados e convidados na comemoração dos 10 anos de criação da entidade.

O curso de sexta e sábado é destinado para os técnicos e auxiliares em Prótese Dentária (TPDs e APDS).

A programação de aniversário da APDERN (ela foi criada em 3 de setembro de 2003) prevê para sexta, com inicio pela manhã, às 8 horas, do curso de Estética em Prótese Fixa com o TPD Robinson Luiz Pinto, de Minas Gerais. A parte prática deste curso será no sábado, pela manhã, no laboratório Dental Nunes.

Na sexta-feira, a partir das 19 horas, no auditório do CRO-RN, o TPD Robinson Pinto dará uma palestra sobre Prótese Fixa. Ainda neste evento da sexta, a direção da APDERN vai oficializar o protético Severino Nunes (in memorian) como patrono da entidade e lançará o concurso de “Qualificação Profissional Rosalvo Galvão”.

Segundo o presidente da APDERN, Marcos Sales, depois da palestra do TPD mineiro, será oferecido um coquetel para os associados e convidados na comemoração dos 10 anos de criação da entidade.

O curso de sexta e sábado é destinado para os técnicos e auxiliares em Prótese Dentária (TPDs e APDS).

Os associados da APDERN pagam R$ 200,00 para realizar o curso, enquanto o preço para não associados é de R$ 250,00.

Informações sobre inscrições com a Dental Center, fones 9407-8525 e 3201-0966.

O ministrador do curso é proprietário do Laboratório Robinson Luiz Estética Dental, de Ipatinga, Minas Gerais, e membro da educação continuada do CRO-MG, além de professor de laboratório e responsável técnico dos cursos de especialização de Prótese Fixa, Prótese sobre Implante e Estética da ABO-Vale do Aço.

ENTREVISTA COM O PRESIDENTE DA APDERN

O presidente da APDERN, Marcos Sales, que assumiu a entidade em 20 de janeiro de 2012 para um mandato de dois que acaba em 2014, não pretende no próximo ano disputar a reeleição.

Abaixo, entrevista com Sales, cujas perguntas foram feitas pelo cirurgião-dentista Gilvado Soares, especialista em prótese dentária.

Como surgiu seu interesse pela prótese dentária?

Sales - Sempre gostei de manusear com coisas que exige habilidade e criatividade, que é o caso da prótese, então surgiu o convite do amigo Edmilson Miranda para aprender a fazer escultura de PPRG (Prótese Parcial Removível com Grampos) no laboratório do seu tio Maurício Nunes de Miranda, isso 1981, e claro eu aceitei o convite.

A APDERN está completando 10 anos, que balanço você faz de sua atuação na classe protética?

Sales - Toda associação nasce com intenção de unir sua classe, e isso requer muita dedicação do grupo que se propõe a administrá-la, com a APDERN não poderia ter sido diferente. Começamos em 2003 com o incentivo do amigo Dr Givaldo Soares e pela necessidade de nos organizar como classe de fato. Esses 10 anos têm sido de muitas conquistas, como por exemplo, a parceria com o CRO-RN, que começou na gestão de Dr. Eimar Lopes e continua forte até os dias atuais; a oficialização da entidade com o reconhecimento municipal e estadual; organizamos o 1º encontro de TPD do RN, assim como vários cursos de aperfeiçoamento em todos os seguimentos da prótese dentária, sem contar com festas juninas, excursões e participação em vários congressos e conferências de nosso interesse.

Como surgiu a parceria da APDERN com o CRO-RN?

Sales - Nós sempre questionamos a falta de entrosamento dos conselhos com os técnicos de prótese, e com a criação da APDERN, essa parceria tinha que acontecer, com o aval de Dr. Eimar, isso foi concretizado trazendo muitos benefícios tanto para os TPD’s como para os dentistas, como a criação da Câmara Técnica, o projeto “ PREAC”, esse hoje com repercussão nacional e nossa participação na 4ª CONPA em Brasília.

Por quê a diretoria da APDERN resolveu escolher Severino Nunes como patrono?

Sales - Por que muitos técnicos que hoje estão no mercado de trabalho passaram pelo seu laboratório, que foi apelidado de escolinha de sagres, contribuindo bastante para o desenvolvimento da prótese dentária no RN.

Como será o concurso para protéticos que será lançado durante a comemoração dos 10 anos da entidade?

Sales - Será um concurso com caráter incentivador, principalmente para os novos talentos que estão surgindo na nossa profissão. No primeiro momento será feito com a prótese fixa onde serão escolhidos os melhores trabalhos por uma equipe formada por protesistas e técnicos e, consequentemente, premiados os três primeiros colocados.

Este concurso tem o apoio dos empresários do setor odontológico do RN?

Sales - Sim, como sempre contamos em todas as promoções que fizemos durante esses 10 anos, aliás temos um grande colaborador que participa de todos nossos eventos de forma bastante efetiva que é o Sr Raimundo Pereira Jr.

Quantos associados têm hoje a APDERN?

Sales – São cerca de 200 associados entre TPDs e APDs.

O que a diretoria pretende fazer para aumentar este número?

Sales – Olha, o problema não é o número de associados, e sim a participação deles nos problemas que diz respeito a classe. Para se ter uma ideia, quem mantém a associação somos nós da diretoria, já que a arrecadação não cobre todas as despesas, e a culpa não é dos associados, e sim por que não temos uma estrutura para arrecadar as anuidades, não recebemos verbas de nada, e não obramos milagres, então temos que bancar.

Como você ver os avanços na prótese digital, onde a máquina com o auxílio da informática substitui parte da mão de obra humana?

Sales - Estou há 32 anos na profissão e acompanhei toda evolução da tecnologia e sempre vi isso como um grande avanço para nossa profissão, detalhe, toda máquina precisa da inteligência humana para controlá-la

Outras Notícias