CFO apresenta novo Sistema de Gestão de Cursos de Especialização para instituições do RN

Representantes das instituições que oferecem cursos de especialização na apresentação do sistema

Uma equipe do Conselho Federal de Odontologia (CFO) esteve em Natal entre os dias 19 e 23 de agosto para apresentar o novo Sistema de Gestão de Cursos de Especialização, que a partir de agora vai permitir maior interação e agilidade nas relações entre as partes interessadas, as entidades de ensino e instituições que promovem seus cursos de especialização e os CROs e CFO.

Só com os registros desses cursos de especializações no sistema CRO/CFO que os alunos concluintes dos mesmos podem depois registrá-los na autarquia regional.

O novo sistema vai permitir que as instituições públicas e privadas possam inscrever seus cursos de especialização via internet, acessando o sistema de Gestão de Cursos de Especialização através de um login e senha.

Inicialmente, a equipe do CFO formada por Luciano Mauricio Barreto, gerente de Tecnologia da Informação, José Wilson Lopes, gerente de Registros e Especialidades, e Alexandra Vidal, responsável por Projetos de Tecnologia, treinou os funcionários do CRO-RN para conhecerem o funcionamento do novo sistema. Participaram do curso de treinamento Elaine Marques Lima, Secretária Executiva; Ana Karina Regis, Auxiliar Administrativo, e Júlio César da Silva Pereira, Técnico em Informática.

Na quinta-feira, 22, a equipe do CFO fez a apresentação do sistema para as entidades que promovem os cursos de especialização no Rio Grande do Norte. Compareceram no auditório do CRO-RN representantes de 10 instituições com registros de cursos no sistema CRO/CFO.

O conselheiro Federal, Eimar Lopes, ex-presidente do CRO-RN, presente no evento de apresentação do sistema, informou que a sua implantação se deve a um estudo realizado pelo CFO e coordenado por ele, a pedido da presidência do Conselho Federal, para dar um diagnóstico da situação de registros de cursos de especialização na autarquia.

Segundo Lopes, depois de analisado os problemas, a melhor solução encontrada para dar celeridade à tramitação de processos para registro de cursos de especialização foi desenvolver este sistema via internet para receber as inscrições dos mesmos.

O gerente de Tecnologia da Informação do CFO disse que o sistema piloto foi implantando inicialmente em fase de teste no Conselho Regional de Odontologia do Ceará, em outubro do ano passado, mas só agora, depois de feitos alguns ajustes, ele começa a ser implantando em toda rede dos CROs.

O CRO-RN foi o primeiro a receber o treinamento para iniciar o processo de recebimento dos registros dos cursos de especialização via internet.

O próximo CRO a receber o treinamento é o do Pará e depois o do Mato Grosso. Os outros conselhos vão receber a implantação do sistema no decorrer dos próximos meses.

Para Barreto, o novo sistema de gestão vai agilizar a tramitação dos processos nos CROs e CFO, com as instituições podendo resolver pendências via internet, diminuindo os erros e evitando o retrabalho.

“O novo sistema em implantação vai evitar que processos com erros cheguem ao CFO”, explica o gerente de Registros e Especialidades.

Segundo José Wilson, no Brasil, existem cerca de 700 cursos de especialização. Por ano, cerca de 1.500 cursos dão entrada para registro no CFO, via os conselhos regionais.

No Rio Grande do Norte são 10 as instituições a oferecer cursos de especialização.

São elas:

Universidade Federal do RN (UFRN)

Universidade Potiguar (UnP)

Universidade do Estado do RN (UERN)

Faculdade de Tecnologia de Sete Lagoas (FACSET), Núcleo Natal

Unidade Avançada de Natal (UNINGA – Núcleo Natal

Faculdades Unidas do Norte de Minas (FUNORTE), Núcleo Natal

Academia Norte-Riograndense de Odontologia

Associação Brasileira de Odontologia (ABO), secção Natal

Associação Brasileira de Odontologia (ABO), secção Mossoró

Sindicato dos Odontologistas do RN (SOERN)