Valorização das profissões auxiliares recebe destaque na cerimônia de abertura da 4ª CONPA

Representante dos TSBs e ASBs, Riliane Lima com os conselheiros Eimar Lopes (Federal) e Aldenísia

A 4ª Conferência Nacional das Profissões Auxiliares da Odontologia (CONPA) foi realizada em Brasília, nos dias 15 e 16 de agosto, com a presença do presidente do Conselho Federal de Odontologia (CFO), Airton Diogo Morilhas Rodrigues, e da delegação do Rio Grande do Norte com os representantes de ASBs, TSBs, TPDs e APDs.

Esta foi a primeira vez que a conferência aconteceu após a regulamentação das profissões auxiliares da Odontologia, oficializada em 2008, pela Lei 11.889.

Representando as profissões auxiliares do Rio Grande do Norte estiveram presentes na CONPA a TSB, Riliane Lima, de São Gonçalo do Amarante, e Marcos Sales, presidente da APDERN (Associação dos Protéticos Dentários do RN), que viajaram com o presidente do CRO-RN, Jaldir Cortez, e a conselheira Aldenisia Albuquerquer, que coordenadou a pré CONPA realizada no dia 9 de julho, em Natal.

O conselheiro Federal, Eimar Lopes, também particou da CONPA, que em dois dias de debates discutiu a valorização das profissões auxiliares.

O tema principal da conferência foi “Perspectivas para o Exercício das Profissões Auxiliares da Odontologia no Brasil”, no contexto da Odontologia e do CFO.

No primeiro dia da conferência, dia 15, os profissionais representando os 26 estados brasileiros e mais o Distrito Federal participaram da palestra do consultor Jurídico do CFO, Juan Reguengo Rodrigues, que abordo o tema “Os Aspectos Éticos e Legais para o Exercício das Profissões Auxiliares em Odontologia no Brasil”.

Após a explanação, os participantes esclareceram dúvidas e sugeriram eixos para sanar as principais dificuldades enfrentadas pelos profissionais auxiliares no Brasil, relacionadas ao mercado de trabalho.

Durante os dois dias da CONPA foram organizados grupos de discussão específicos de cada categoria. As propostas dos grupos em tornos dos profissionais de ASB, TSB, TPD e APD foram depois aprovadas em uma plenária final realizada no dia 16. O documento com as propostas das categorias auxiliares será encaminhado para a plenária do CFO analisar.

No dia 26 de julho, a Comissão de Registros de Técnicos em Saúde Bucal e de Auxiliares em Saúde Bucal do CFO se reuniu com a Comissão de Registros de Técnicos em Prótese Dentária, Auxiliares de Prótese Dentária e de Laboratórios de Prótese Odontológica do Conselho para condensar as propostas colhidas nos estados para discussão durante a 4ª CONPA.

Os critérios de sistematização das propostas foram separados com base nos eixos norteadores da CONPA: formação, competências e legislação.

Segundo o CFO, mais de 200 propostas foram encaminhas pelas Pré-CONPAs, realizadas nos estados. Daquelas voltadas para os ASBs e TSBs, 62 foram selecionadas para discussão na conferência, enquanto as direcionadas para os TPDs e APDs somaram 54 propostas.

A seleção das principais propostas dos auxiliares foram feitas com o objetivo de otimizar os debates na 4ª Conferência.

A reunião foi composta pela presidente da Comissão de Registros de Técnicos em Saúde Bucal e de Auxiliares em Saúde Bucal, Dra Maria Lúcia Zarvos Varellis, e os membros: Irene Rodrigues dos Santos; Romildes Moitinho Soares e Tamara Silveira da Silva Sousa. Além disso, participaram também o presidente da Comissão de Registros de Técnicos em Prótese Dentária, Auxiliares de Prótese Dentária e de Laboratórios de Prótese Odontológica, Dr. Ataíde Mendes Aires, e os membros: Toshio Uehara; Pedro Paulo de Araújo; e Renan Hufnagel Bela.