Manifesto da FIO em defesa da carreira da saúde no SUS

Em Assembleia Geral Ordinária da Federação Interestadual dos Odontologistas (FIO) em Natal nos dias 20 e 21 de junho, que contou com a participação de presidentes de sindicatos de 12 estados, entre vários assuntos discutidos, a Carreira da Saúde no SUS ganhou destaque. Ao final da assembléia, a FIO e os sindicatos de Odontologia filiados lançaram o manifesto em defesa de uma carreira para os trabalhadores da Saúde.
Na assembléia realizada no Rifóles Praia Hotel, em Ponta Negra, outros assuntos em pauta foram: Odontologia e SUS, Projetos de Lei, Piso salarial, Odontologia do Trabalho e Tabela de Honorários, entre outros.
Participaram da assembleia, além da diretoria da FIO, presidentes e representantes de sindicatos do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Distrito Federal, Amazonas, Amapá, Sergipe, Roraima, Ceará, Goiás e Acre.
Presidente da FIO, Wellington Melo Lepe conduziu a pauta da reunião, que incluiu a apresentação dos balancetes trimestrais dos sindicatos, demonstrativo de recolhimento por Estado e seus informes.
A última reunião aconteceu em Brasília, onde também discutiram e deliberaram algumas propostas.
Wellington abriu a reunião falando um pouco sobre a Confederação Nacional dos Trabalhadores Liberais Universitários Regulamentados (CNTU) tem realizado. “A CNTU é uma entidade que tem feito um trabalho importantíssimo com palestras, cursos e sempre com palestrantes e professores de alto nível de conhecimento", disse ele, ressaltando que no seu conselho consultivo fazem parte pessoas renomadas e de alto gabarito.
O presidente da FIO aproveitou para convidar os sindicalistas presentes para participarem do curso de formação sindical que acontecerá em Belém.
O presidente do Sindicato dos Odontologistas do RN (SOERN), Ivan Tavares, falou sobre a necessidade de fazer um documento oficial que deixe claro os problemas que a categoria odontológiva está enfrentando com relação aos planos de saúde. “Temos que aproveitar o momento de manifestações e nos mobilizar, pois o que a população quer é mais saúde. Acredito que podemos levar para Brasília as nossas propostas. Precisamos tomar uma medida efetiva e tentar despertar nos estudantes e profissionais a necessidade de reivindicarem os seus direitos”, afirmou Ivan Tavares. A proposta foi aceita por unanimidade pelos presentes.
O presidente do CRO-RN, jaldir Cortez, e o conselheiro do CFO (Conselho Federal de Odontologia), Eimar Lopes, também participaram da assembleia da FIO como convidados.
Como ex-sindicalista, Eimar Lopes agradeceu a oportunidade de  participar da assembleia da FIO e citou o presidente do SOERN como responsável pela projeção do sindicato no Rio Grande do Norte e no Brasil, bem como o responsável pela sua entrada no sindicato dos odontologistas.