Comissão de Políticas Públicas de Saúde do CFO planeja trabalho estratégico

A Comissão de Políticas Públicas de Saúde do Conselho Federal de Odontologia esteve reunida, no dia 11 de junho, para construir um cronograma de trabalho.

A meta é expandir a atuação do CFO nas mesas de debate das políticas públicas em âmbito nacional, especificamente no aprimoramento da política nacional de saúde bucal e na ampliação do acesso, da qualidade e do serviço de odontologia. A primeira reunião da Comissão nesta gestão aconteceu na sede do CFO, em Brasília.

reuniao comissao interna

Neste primeiro momento, a Comissão de Políticas Públicas de Saúde irá agendar uma reunião com a Coordenação Nacional de Saúde Bucal, no dia 16 de julho, com foco na discussão das atuais políticas nacionais de Saúde Bucal. Além disso, a comissão irá convocar a Comissão de Registros de Técnicos em Saúde Bucal e Auxiliares de Saúde Bucal, bem como elaborar um projeto de oficina de trabalho com os coordenadores de saúde bucal.

Por fim, a Comissão prevê, junto à diretoria executiva, a criação das chefias dos serviços de urgência odontológica nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs). A próxima reunião da Comissão será no dia 16 de julho, em Brasília.

O Dr. Gerdo Bezerra de Farias e a Dra. Graciara Matos de Azevedo, representantes do CFO no Fórum das Entidades Nacionais dos Trabalhadores da Área de Saúde (FENTAS) e no Conselho Nacional de Saúde (CNS), participaram da reunião para esclarecer a importância da articulação da Comissão de Políticas Públicas de Saúde do CFO, no CNS e no FENTAS.

Segundo o presidente da Comissão, Dr. Anselmo Calixto, a reunião serviu de termômetro para nortear as diretrizes de trabalho. “A discussão foi muito proveitosa, pois conseguimos extrair propostas de trabalho em defesa do Sistema Único de Saúde. O objetivo desta comissão é inserir a odontologia em diversas políticas públicas, integrando assim debates nacionais de políticas de saúde bucal”, explica.

A reunião contou com a contribuição dos seguintes membros da Comissão: Dra. Cybelle Carneiro de França, Dra. Dorinelma Maria Pacheco de Albuquerque, Dra. Gabriela da Silveira Gaspar e Dr. João Carlos Caetano.